O DIA A DIA NOS LABORATÓRIOS EXPERIMENTAIS DO CSAMA: UMA VISÃO CIENTÍFICA SOBRE AS TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119273 "edicao_id" => 374 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 951 "titulo" => "O DIA A DIA NOS LABORATÓRIOS EXPERIMENTAIS DO CSAMA: UMA VISÃO CIENTÍFICA SOBRE AS TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS" "resumo" => "Este artigo apresenta uma visão científica a partir de uma rotina diária de um doutorando do Curso de Física e Astronomia, de linha de pesquisa em Física da Matéria Condensada Experimental, perante os laboratórios científicos de experimentação do Centro de Síntese e Análise de Materiais Avançados (CSAMA), pertencente a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O CSAMA é composto por cinco unidades participantes, que são laboratórios criados na UERN, os quais pode-se citar o Laboratório de Preparação da Amostras, Laboratório de Caracterização Estrutural, Laboratório de Microscopia Eletrônica, Laboratório de Medidas Magnéticas e o Laboratório de Espectroscopia. Diariamente, muitos pesquisadores do CSAMA vêm desenvolvendo materiais magnéticos, em prol da educação científica, por meio de processos de sínteses a partir de reagentes químicos ou minerais. As amostras sintetizadas são caracterizadas por Espectroscopia de Fluorescência de Raios X (EFRX) visando à identificação elementar, Difratometria de raios X (DRX) para identificação das fases, realizando um comparativo estrutural das amostras resultantes para identificação dos parâmetros microestruturais (parâmetros de rede, simetrias, tamanho médio dos cristalitos), via método de Rietveld. Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) para observação da morfologia (tamanho e formas de partículas e aglomerados). Aborda-se também a caracterização magnética via Magnetometria de Amostra Vibrante (MAV) para estudos de propriedades magnéticas. Em suma, a caracterização de materiais magnéticos consiste no processo de identificação e análise da composição química, da microestrutura e da estrutura de uma amostra, visando a determinação de propriedades físicas e químicas por meio de técnicas experimentais específicas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID951_TB88_07102024123829.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:25:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLISON PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÁLISON" "autor_email" => "alisonpereira.silva@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119273 "edicao_id" => 374 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 951 "titulo" => "O DIA A DIA NOS LABORATÓRIOS EXPERIMENTAIS DO CSAMA: UMA VISÃO CIENTÍFICA SOBRE AS TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS" "resumo" => "Este artigo apresenta uma visão científica a partir de uma rotina diária de um doutorando do Curso de Física e Astronomia, de linha de pesquisa em Física da Matéria Condensada Experimental, perante os laboratórios científicos de experimentação do Centro de Síntese e Análise de Materiais Avançados (CSAMA), pertencente a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O CSAMA é composto por cinco unidades participantes, que são laboratórios criados na UERN, os quais pode-se citar o Laboratório de Preparação da Amostras, Laboratório de Caracterização Estrutural, Laboratório de Microscopia Eletrônica, Laboratório de Medidas Magnéticas e o Laboratório de Espectroscopia. Diariamente, muitos pesquisadores do CSAMA vêm desenvolvendo materiais magnéticos, em prol da educação científica, por meio de processos de sínteses a partir de reagentes químicos ou minerais. As amostras sintetizadas são caracterizadas por Espectroscopia de Fluorescência de Raios X (EFRX) visando à identificação elementar, Difratometria de raios X (DRX) para identificação das fases, realizando um comparativo estrutural das amostras resultantes para identificação dos parâmetros microestruturais (parâmetros de rede, simetrias, tamanho médio dos cristalitos), via método de Rietveld. Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) para observação da morfologia (tamanho e formas de partículas e aglomerados). Aborda-se também a caracterização magnética via Magnetometria de Amostra Vibrante (MAV) para estudos de propriedades magnéticas. Em suma, a caracterização de materiais magnéticos consiste no processo de identificação e análise da composição química, da microestrutura e da estrutura de uma amostra, visando a determinação de propriedades físicas e químicas por meio de técnicas experimentais específicas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID951_TB88_07102024123829.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:25:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLISON PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÁLISON" "autor_email" => "alisonpereira.silva@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 374 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "logo" => null "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 374 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "logo" => null "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 243 "edicao_id" => 374 "codigo" => "978-65-5222-015-8" "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "prefacio" => """ É com profunda satisfação que se apresenta esta coleção de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ciências, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educação - CONEDU. Esta obra reúne trabalhos que trazem contribuições, que se espera serem valiosas, para enriquecer a prática pedagógica, assim como para fomentar o pensamento científico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opinião no cenário educacional.<br />\r\n Nos capítulos seguintes, os leitores encontrarão estudos teóricos e empíricos, com relatos de experiências e práticas didáticas e pedagógicas no Ensino de Ciências, com reflexões tematizadas em “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflexões, assim como expor vivências exitosas, para contribuir para continua lapidação e construção de conhecimento da área.<br />\r\n A Ciência está intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avanços tecnológicos do século XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e competências investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor não apenas se inspire, mas também se sinta encorajado a implementar práticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ciências a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspiração para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conteúdo contribua para a formação de cidadãos mais informados, reflexivos e críticos.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n ANDRÉ DOS SANTOS<br />\r\n HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n TAÍS OLIVEIRA<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf" "arquivo" => "11022025144246-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-02-11 14:42:46" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 243 "edicao_id" => 374 "codigo" => "978-65-5222-015-8" "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "prefacio" => """ É com profunda satisfação que se apresenta esta coleção de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ciências, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educação - CONEDU. Esta obra reúne trabalhos que trazem contribuições, que se espera serem valiosas, para enriquecer a prática pedagógica, assim como para fomentar o pensamento científico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opinião no cenário educacional.<br />\r\n Nos capítulos seguintes, os leitores encontrarão estudos teóricos e empíricos, com relatos de experiências e práticas didáticas e pedagógicas no Ensino de Ciências, com reflexões tematizadas em “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflexões, assim como expor vivências exitosas, para contribuir para continua lapidação e construção de conhecimento da área.<br />\r\n A Ciência está intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avanços tecnológicos do século XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e competências investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor não apenas se inspire, mas também se sinta encorajado a implementar práticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ciências a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspiração para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conteúdo contribua para a formação de cidadãos mais informados, reflexivos e críticos.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n ANDRÉ DOS SANTOS<br />\r\n HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n TAÍS OLIVEIRA<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf" "arquivo" => "11022025144246-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-02-11 14:42:46" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }