Os estudantes frequentemente relatam enfrentar desafios ao tentar estabelecer, de maneira autônoma, conexões entre as informações presentes no ambiente escolar e aquelas já existentes em sua estrutura cognitiva, tornando-se essencial desenvolver recursos e estratégias que os apoiem nesse processo. Nesse contexto, o Diagrama V de Gowin destaca-se como uma representação visual da "estrutura de conhecimento", sendo empregado como ferramenta para "aprender a aprender". Ele pode ser utilizado de maneira eficaz para auxiliar os alunos na construção de conhecimento científico de forma significativa, promovendo o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Diante desse cenário, o presente estudo propôs investigar o uso do Diagrama V de Gowin como instrumento para a construção do conhecimento científico de forma significativa. Apresentamos uma análise qualitativa realizada em Diagramas V construídos por alunos do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Maracanaú, após o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) que utiliza esse instrumento heurístico voltado para o ensino das Funções Inorgânicas, especificamente ácidos, bases, sais e óxidos. A SD tem como objetivo construir conhecimento de forma profunda e envolvente, por meio da investigação e reflexão sobre o tema em questão. Para alcançar esse objetivo, a SD foi conduzida em oito etapas distintas, envolvendo atividades individuais e coletivas. Os resultados revelaram que o Diagrama V demonstrou potencialidades para auxiliar na verificação de indícios de aprendizagem significativa, especialmente quando o aluno evidencia interação entre os domínios conceitual e metodológico desse instrumento heurístico.