O ensino de astronomia muitas vezes é considerado como complexa para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, seja pela dificuldade de se trabalhar esse conteúdo por não ser apresentado no curso de Pedagogia, seja pelo conteúdo ser muito abstrato. Dessa forma, é necessário refletir sobre algumas estratégias que possam aproximar o conteúdo do aluno e o ensino maker possibilita tornar o conteúdo mais palpável enquanto desenvolve habilidades dos alunos. Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática aplicada na disciplina de Ensino Maker para o 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais para complementar o ensino de astronomia. A proposta traz a experiência do uso do simulador Stellarium para contextualizar o conteúdo e reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos. Posteriormente, foram desenvolvidas atividades mão na massa sobre constelações, planetas e a Lua; usando materiais simples que podem ser aplicadas em diversas realidades. As atividades foram muito ricas, permitindo que os alunos explorassem conteúdos do seu interesse e desenvolvessem habilidades socioemocionais importantes, além do desenvolvimento de coordenação motora, tão importante nesse período de alfabetização no primeiro ciclo do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Essas atividades podem ser facilmente adaptadas para outros níveis de ensino ao considerar, por exemplo, que astronomia também é um conteúdo trabalhado no 6º ano.