A presente pesquisa constitui um recorte do estado da questão realizado no contexto da escrita da Dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo deste trabalho é elucidar, por meio de uma revisão bibliográfica realizada no banco de dados da Revista de Ensino de Biologia (REnBio) e no banco de Dissertações do ENCIMA/UFC, o panorama da produção do conhecimento, bem como os enfoques e perspectivas associados à utilização de Metodologias Ativas no ensino de Biologia. Para materializar as buscas nos bancos de dados mencionados, foram empregados quatro descritores, a saber: metodologias de ensino, formação de professores, ensino de Biologia e Metodologias Ativas. A partir das buscas realizadas, observa-se que ainda existem práticas pedagógicas/metodológicas que se baseiam, principalmente, em aulas tradicionais expositivas, enfatizando a reprodução de conceitos e a transmissão de informações típicas da educação bancária. Pode-se inferir que esse fato esteja relacionado à formação inicial dos professores que, na maioria das vezes, é amparada no tradicionalismo, com ênfase em abordagens que reforçam o repasse de informações, o que acaba dificultando o desenvolvimento de um trabalho docente embasado em estratégias inovadoras e ativas, voltadas para o engajamento dos alunos. Apesar disso, é possível perceber uma transição gradual das metodologias tradicionais para a incorporação de Metodologias Ativas que envolvem o uso de jogos, plataformas interativas, websites, sequências didáticas e outras abordagens. Algumas pesquisas já estão direcionadas para o uso de estratégias nas quais o aluno deixa de ser apenas um receptor de conceitos e torna-se o protagonista dos processos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa indica avanços no ensino de Biologia, mas também ressalta a importância de expandir as discussões sobre a utilização de Metodologias Ativas, levando em consideração a necessidade de promover uma aprendizagem significativa para os estudantes.