Artigo CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-015-8

ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS: UM ESTUDO DA PIRÂMIDE DE GLASSER

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 16 - Ensino de ciências
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119291
    "edicao_id" => 374
    "trabalho_id" => 2498
    "inscrito_id" => 6713
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS: UM ESTUDO DA PIRÂMIDE DE GLASSER"
    "resumo" => "O ensino de Ciências é marcado por desafios decorrentes da extensa quantidade de conteúdos e muitos dos quais são de difícil compreensão para os estudantes. Frequentemente, esses conteúdos são transmitidos de maneira tradicional, com pouca interatividade e dinamismo em sala de aula. William Glasser, reconhecendo a importância do envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, propôs a Pirâmide de Glasser, que diferencia as metodologias de ensino em aprendizagem passiva e ativa, com diferentes porcentagens de assimilação em cada uma delas. Nesse contexto, surge a questão central deste estudo: como as diferentes abordagens de ensino de Ciências se relacionam com a proposta da Pirâmide de Glasser? O objetivo foi analisar como as diferentes abordagens de ensino de Ciências se relacionam com a proposta da Pirâmide de Glasser. Para isso, foi realizada uma sequência didática em uma turma do 8º ano do ensino fundamental II, testando quatro metodologias distintas propostas por Glasser (Ler, Ver e Ouvir, Praticar e Ensinar) e avaliando sua aplicabilidade e efetividade. A coleta de dados incluiu pré e pós-questionários para identificar o nível de conhecimento prévio dos alunos e sua assimilação após a aplicação das diferentes metodologias e a análise dos resultados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, visando identificar desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Os resultados indicam que cada metodologia aplicada obteve um resultado único e significativo, contribuindo para a compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Além disso, foi possível identificar preferências individuais e coletivas dos estudantes em relação às diferentes abordagens, mostrando que toda metodologia é importante, porém não há uma abordagem única que atenda a todas as necessidades de aprendizado, ressaltando a importância da diversificação e adaptação das metodologias conforme as particularidades de cada grupo de estudantes e conteúdo abordado."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6713_TB2498_30092024123037.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:25:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISRAEL SILVA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "ISRAEL"
    "autor_email" => "ixr4ell@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119291
    "edicao_id" => 374
    "trabalho_id" => 2498
    "inscrito_id" => 6713
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS: UM ESTUDO DA PIRÂMIDE DE GLASSER"
    "resumo" => "O ensino de Ciências é marcado por desafios decorrentes da extensa quantidade de conteúdos e muitos dos quais são de difícil compreensão para os estudantes. Frequentemente, esses conteúdos são transmitidos de maneira tradicional, com pouca interatividade e dinamismo em sala de aula. William Glasser, reconhecendo a importância do envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, propôs a Pirâmide de Glasser, que diferencia as metodologias de ensino em aprendizagem passiva e ativa, com diferentes porcentagens de assimilação em cada uma delas. Nesse contexto, surge a questão central deste estudo: como as diferentes abordagens de ensino de Ciências se relacionam com a proposta da Pirâmide de Glasser? O objetivo foi analisar como as diferentes abordagens de ensino de Ciências se relacionam com a proposta da Pirâmide de Glasser. Para isso, foi realizada uma sequência didática em uma turma do 8º ano do ensino fundamental II, testando quatro metodologias distintas propostas por Glasser (Ler, Ver e Ouvir, Praticar e Ensinar) e avaliando sua aplicabilidade e efetividade. A coleta de dados incluiu pré e pós-questionários para identificar o nível de conhecimento prévio dos alunos e sua assimilação após a aplicação das diferentes metodologias e a análise dos resultados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, visando identificar desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Os resultados indicam que cada metodologia aplicada obteve um resultado único e significativo, contribuindo para a compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Além disso, foi possível identificar preferências individuais e coletivas dos estudantes em relação às diferentes abordagens, mostrando que toda metodologia é importante, porém não há uma abordagem única que atenda a todas as necessidades de aprendizado, ressaltando a importância da diversificação e adaptação das metodologias conforme as particularidades de cada grupo de estudantes e conteúdo abordado."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6713_TB2498_30092024123037.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:25:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISRAEL SILVA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "ISRAEL"
    "autor_email" => "ixr4ell@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 374
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg"
        "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:27:50"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 374
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg"
        "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:27:50"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 243
                "edicao_id" => 374
                "codigo" => "978-65-5222-015-8"
                "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com profunda satisfa&ccedil;&atilde;o que se apresenta esta cole&ccedil;&atilde;o de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ci&ecirc;ncias, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educa&ccedil;&atilde;o - CONEDU. Esta obra re&uacute;ne trabalhos que trazem contribui&ccedil;&otilde;es, que se espera serem valiosas, para enriquecer a pr&aacute;tica pedag&oacute;gica, assim como para fomentar o pensamento cient&iacute;fico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opini&atilde;o no cen&aacute;rio educacional.<br />\r\n
                  Nos cap&iacute;tulos seguintes, os leitores encontrar&atilde;o estudos te&oacute;ricos e emp&iacute;ricos, com relatos de experi&ecirc;ncias e pr&aacute;ticas did&aacute;ticas e pedag&oacute;gicas no Ensino de Ci&ecirc;ncias, com reflex&otilde;es tematizadas em &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflex&otilde;es, assim como expor viv&ecirc;ncias exitosas, para contribuir para continua lapida&ccedil;&atilde;o e constru&ccedil;&atilde;o de conhecimento da &aacute;rea.<br />\r\n
                  A Ci&ecirc;ncia est&aacute; intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avan&ccedil;os tecnol&oacute;gicos do s&eacute;culo XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e compet&ecirc;ncias investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor n&atilde;o apenas se inspire, mas tamb&eacute;m se sinta encorajado a implementar pr&aacute;ticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ci&ecirc;ncias a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n
                  Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspira&ccedil;&atilde;o para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conte&uacute;do contribua para a forma&ccedil;&atilde;o de cidad&atilde;os mais informados, reflexivos e cr&iacute;ticos.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n
                  RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n
                  KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; DOS SANTOS<br />\r\n
                  HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n
                  KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n
                  MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n
                  TA&Iacute;S OLIVEIRA<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n
                  FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n
                  ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf"
                "arquivo" => "28012025154700-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:27:50"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 243
                "edicao_id" => 374
                "codigo" => "978-65-5222-015-8"
                "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com profunda satisfa&ccedil;&atilde;o que se apresenta esta cole&ccedil;&atilde;o de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ci&ecirc;ncias, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educa&ccedil;&atilde;o - CONEDU. Esta obra re&uacute;ne trabalhos que trazem contribui&ccedil;&otilde;es, que se espera serem valiosas, para enriquecer a pr&aacute;tica pedag&oacute;gica, assim como para fomentar o pensamento cient&iacute;fico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opini&atilde;o no cen&aacute;rio educacional.<br />\r\n
                  Nos cap&iacute;tulos seguintes, os leitores encontrar&atilde;o estudos te&oacute;ricos e emp&iacute;ricos, com relatos de experi&ecirc;ncias e pr&aacute;ticas did&aacute;ticas e pedag&oacute;gicas no Ensino de Ci&ecirc;ncias, com reflex&otilde;es tematizadas em &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflex&otilde;es, assim como expor viv&ecirc;ncias exitosas, para contribuir para continua lapida&ccedil;&atilde;o e constru&ccedil;&atilde;o de conhecimento da &aacute;rea.<br />\r\n
                  A Ci&ecirc;ncia est&aacute; intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avan&ccedil;os tecnol&oacute;gicos do s&eacute;culo XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e compet&ecirc;ncias investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor n&atilde;o apenas se inspire, mas tamb&eacute;m se sinta encorajado a implementar pr&aacute;ticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ci&ecirc;ncias a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n
                  Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspira&ccedil;&atilde;o para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conte&uacute;do contribua para a forma&ccedil;&atilde;o de cidad&atilde;os mais informados, reflexivos e cr&iacute;ticos.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n
                  RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n
                  KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; DOS SANTOS<br />\r\n
                  HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n
                  KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n
                  MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n
                  TA&Iacute;S OLIVEIRA<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n
                  FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n
                  ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf"
                "arquivo" => "28012025154700-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:27:50"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O ensino de Ciências é marcado por desafios decorrentes da extensa quantidade de conteúdos e muitos dos quais são de difícil compreensão para os estudantes. Frequentemente, esses conteúdos são transmitidos de maneira tradicional, com pouca interatividade e dinamismo em sala de aula. William Glasser, reconhecendo a importância do envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, propôs a Pirâmide de Glasser, que diferencia as metodologias de ensino em aprendizagem passiva e ativa, com diferentes porcentagens de assimilação em cada uma delas. Nesse contexto, surge a questão central deste estudo: como as diferentes abordagens de ensino de Ciências se relacionam com a proposta da Pirâmide de Glasser? O objetivo foi analisar como as diferentes abordagens de ensino de Ciências se relacionam com a proposta da Pirâmide de Glasser. Para isso, foi realizada uma sequência didática em uma turma do 8º ano do ensino fundamental II, testando quatro metodologias distintas propostas por Glasser (Ler, Ver e Ouvir, Praticar e Ensinar) e avaliando sua aplicabilidade e efetividade. A coleta de dados incluiu pré e pós-questionários para identificar o nível de conhecimento prévio dos alunos e sua assimilação após a aplicação das diferentes metodologias e a análise dos resultados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, visando identificar desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Os resultados indicam que cada metodologia aplicada obteve um resultado único e significativo, contribuindo para a compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Além disso, foi possível identificar preferências individuais e coletivas dos estudantes em relação às diferentes abordagens, mostrando que toda metodologia é importante, porém não há uma abordagem única que atenda a todas as necessidades de aprendizado, ressaltando a importância da diversificação e adaptação das metodologias conforme as particularidades de cada grupo de estudantes e conteúdo abordado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.