O presente artigo apresenta uma discussão acerca do papel da modelagem de problemas físicos na formação do licenciado em física através de uma comparação quantitativa do trabalho de um gás em uma transformação gasosa utilizando dois modelos analíticos. Único utilizado no ensino de gases no nível médio, o primeiro modelo é o de gases ideais, enquanto que o segundo modelo é o de gás real de Van der Waals, sendo este pouco explorado até mesmo nas graduações em física, mesmo não sendo necessário nenhum recurso matemático adicional para compreendê-lo. Adicionalmente, questões de livros de física do ensino superior sobre transformações gasosas a partir dos dois modelos para gases são analisadas, bem como são avaliados o custo-benefício de utilizar um modelo menos idealizado é avaliado e como o processo de evolução na modelagem de problemas na ciência influencia na evolução da tecnologia. Por fim, aprofundando a análise, duas questões são reformuladas e propostas com base na metodologia de Resolução de Problemas proposta por George Polya, que visa orientar os estudantes no processo de resolução de problemas, estimulando o pensamento crítico, a criatividade, a metacognição e a perseverança. Amparados pela metodologia de Resolução de Problemas, é defendido neste artigo que a utilização de modelos menos idealizados na transposição de questões fechadas para problemas abertos aplicada ao estudo de gases reais é uma estratégia de alta relevância para facilitar a produção e o aprofundamento da aprendizagem científica, sendo válida na formação do licenciado em física.