A sociedade vive um período peculiar da história, aonde a pandemia do COVID-19 alastrou-se de maneira assustadora trazendo profundas mudanças na sociedade que conhecemos como a educação. Logo, objetivou-se neste trabalho identificar a influência da pandemia do COVID-19 no ensino de ciências/biologia em escolas públicas e particulares da região Norte do Estado do Ceará. Para isso foi aplicado um questionário contendo 10 questões fechadas feitas no google forms enviadas a grupos de WhatsApp de turmas da educação básica de escolas públicas e privadas. Participaram dessa pesquisa 255 alunos da educação básica (6º do ensino Fundamental II ao 3º do Ensino Médio) de 21 escolas. Este trabalho tem uma abordagem quantitativa utilizando a escala Likert. Justifica-se o uso dessa escala pois ela é extremamente prática e fácil de responder, o que facilita a coleta de dados. Os resultados obtidos dessa pesquisa foram: Sobre a influência da pandemia no ensino de Ciências/Biologia: de 56% caiu para 28% das pessoas que disseram que era ótimo. Sobre como era o seu aprendizado nos conteúdos de Ciências/Biologia antes e como está sendo durante a pandemia: de 37% caiu para 14% das pessoas que disseram que era ótimo. Como era o esforço do(a) professor(a) nas aulas de Ciências/Biologia durante a pandemia: de 69% caiu para 62% das pessoas que disseram que era ótimo. Sobre os recursos didáticos utilizados pelos (as) professores(as) nas aulas de Ciências/Biologia durante a pandemia, a utilização de livros, vídeos, quadro e Datashow principalmente cresceu numa média de 20%. Por fim quanto as metodologias utilizadas pelos professores(as), nas aulas de Ciências/Biologia durante a pandemia teve um acréscimo considerável nas aulas expositivas de 28%. Conclui-se que a pandemia do COVID-19 causou profundas alterações no ambiente escolar, prejudicando o processo de ensino, aprendizagem e motivação dos alunos para o estudo de biologia.