Com o objetivo de aumentar o interesse dos alunos pela disciplina de Física e mudar o enfoque de aulas tradicionais, que por muitas vezes distancia o fenômeno abordado da realidade dos discentes, apresentamos as Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica com potencial de levar os estudantes a aprendizagem de conteúdos de Física. Este trabalho realizado em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola profissionalizante localizada na cidade do Crato-CE, investiga a produção HQs como ferramenta pedagógica que possibilite avanços no processo ensino/aprendizagem do ensino de Física. Tomamos como base um produto educacional produzido pelos pesquisadores: “Guia rápido de como montar histórias em quadrinhos” e “Uma sequência didática para o ensino de cosmologia”. A intervenção pedagógica foi dividida em dois encontros de 100 minutos, cada, com a aplicação da sequência didática proposta. Apresentamos o conteúdo de cosmologia, envolvendo discussões e utilizando o “Guia rápido de como montar histórias em quadrinhos”, na produção de HQs pelos próprios estudantes. A sequência didática aplicada é fundamenta na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Observamos que as HQs possibilitam que os estudantes possam apresentar de forma criativa conteúdos que não estariam dispostos a trabalharem em aulas tradicionais. Avaliamos também que as HQs reduzem o grau de abstração das aulas tradicionais, como também diminuem a dispersão dos estudantes, além de criar o hábito da pesquisa em outros materiais didáticos para desenvolverem o enredo das HQs desenvolvidas na sala de aula.