O trabalho em questão examina a aplicação de materiais didáticos lúdicos e interativos no Ensino de Ciências para alunos da comunidade quilombola Povoado Tabuleiro dos Negros, situada na zona rural do município de Penedo-Alagoas, objetivando investigar como essas estratégias podem promover o aprendizado dos alunos, levando em consideração o contexto cultural e socioeconômico da comunidade. O trabalho destaca a importância de adaptar os materiais disponíveis às necessidades e a realidade local, como também o desenvolvimento de estratégias didáticas inovadoras de ensino que venham fortalecer o aprendizado dos alunos. Além disso, são discutidos os benefícios de uma abordagem mais centrada no aluno, ou seja, valorizando os conhecimentos tradicionais e a cultura local, criando um ambiente de ensino que estabeleça uma relação entre os conteúdos curriculares e elementos do cotidiano dos alunos, tornando o aprendizado mais relevante e significativo, e fortalecendo a identidade cultural dos estudantes. Essas descobertas têm implicações significativas para a promoção do Ensino de Ciências mais inclusivo e contextualizado em comunidades rurais e quilombolas, destacando a importância de estratégias pedagógicas inovadoras e sensíveis ao contexto ao qual estão inseridos. Os resultados demonstram que o desenvolvimento de jogos, a integração de modelos didáticos e de experimentos práticos e também de tecnologias acessíveis podem aumentar o interesse dos alunos pelas ciências, como também promover a participação ativa dos alunos e facilitar a compreensão de conceitos mais complexos.