O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções de tempo de alunos da educação básica e averiguar as relações que tais concepções tem com a ficção científica. Para tal estudo, buscamos identificar as principais concepções de tempo presentes em obras de ficção científica, partindo inicialmente de uma revisão bibliográfica em obras do gênero e em estudos da área. Desse modo, foi possível elencar as principais ideias acerca do tempo e as formas que são empregadas na ficção. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa, de maneira virtual, tendo em vista as medidas de distanciamento social vigentes, através da plataforma Google formulários. Um questionário foi enviado por meio de um link para alunos do ensino médio. Desta forma, foi posto como objetivo analisar as possíveis influências que a ficção científica exerce no desenvolvimento e formação de concepções em relação ao tempo por parte dos alunos. Além de analisar como os alunos absorvem as ideias sobre o tempo presentes nas obras fictícias, estabelecendo assim quais as possíveis relações e influências que o consume de tais obras geram no processo de aprendizagem e desenvolvimento científico e conceptualização de ideais sobre o tempo. Foi possível detectar algumas influências das obras de ficção na concepção de tempo apresentado pelos alunos, muitas delas se baseiam em ideias de viagem de tempo, tempo absoluto e distorção temporal que são apresentadas corriqueiramente em filmes de ficção.