Neste trabalho investigamos a disciplina escolar Biologia presente no Ensino Médio (EM) a partir do olhar dos discentes. O EM é a última etapa de ensino da educação básica, na qual propõe educar o jovem para participar política e produtivamente do mundo das relações sociais eticamente e com autonomia intelectual e moral. Diante das informações postas, questionamos quais são as concepções que os estudantes do EM possuem sobre a disciplina escolar biologia? Quais relações eles fazem entre os conhecimentos biológicos e sua vida cotidiana? Assim, objetivamos compreender como está representado o ensino da Biologia pelos alunos do ensino médio de uma escola pública no município de Mossoró/RN, descrevendo áreas de interesses e importância da biologia para o cotidiano. Analisamos documentos oficiais e aplicamos um questionário contendo questões objetivas, via Google Forms, com 174 alunos do ensino médio de uma escola pública, no ano de 2023. A partir da análise, os resultados demonstraram que a principal definição para a Biologia foi o estudo da vida, acepção relacionada com o significado da palavra Biologia. Com relação as áreas específicas da Biologia de maior interesse, foram as relacionadas à saúde, genética e educação sexual. Para despertar um maior interesse nas aulas, os alunos citaram a utilização de laboratório e aulas de campo. Metodologias estas que proporcionam aos alunos oportunidade de manusear equipamentos, presenciar fenômenos e organismos tornando o ensino mais atrativo. Para isso, os alunos apontaram como sendo essencial o papel do professor como mediador, facilitando a aproximação entre teoria e prática, bem como o reconhecimento da importância que os professores desempenham em sua vida. Diante destes apontamentos, esperamos contribuir com a formação dos discentes, buscando na biologia, a compreensão dos fenômenos científicos presentes no cotidiano, bem como a relevância dos professores na condução desse processo.