O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada sobre a importância da experimentação no ensino de química em uma escola que atende alunos do campo no município de Upanema-RN. Como pressuposto se entende que a experimentação pode se tornar uma importante estratégia de ensino para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos na referida disciplina. O objetivo da pesquisa foi compreender como vem sendo realizadas as aulas de química em uma turma do primeiro ano do ensino médio e mediante os dados obtidos, propor metodologias que valorizem a participação dos alunos e promovam uma aprendizagem significativa. A metodologia utilizada possui caráter qualitativo e a coleta de dados se deu através de questionários aplicados ao professor que leciona química, como também aos 41 alunos da turma em estudo. Após análise dos dados, percebeu-se a necessidade de inserir a experimentação como recurso motivacional visando favorecer a contextualização dos conteúdos. Para ajudar no trabalho do professor, reativou-se o laboratório de química da escola, organizando o espaço e elaborando tanto o manual de segurança quanto um caderno com roteiros de aulas práticas possíveis de serem executadas no ambiente. Realizou-se também uma aula experimental de caráter demonstrativa, onde foi feito sabão reaproveitando óleo residual de cozinha. Percebeu-se o envolvimento dos alunos, despertando curiosidade sobre os conteúdos abordados com a temática, além de uma melhoria significativa no número de acertos nas questões aplicadas antes e após o experimento. Mediante esses resultados, compreende-se que a atividade experimental ainda é pouco utilizada na metodologia dos professores como um recurso didático, porém sua prática proporciona melhor compreensão dos conceitos químicos e desperta o interesse dos alunos para relação da química com o cotidiano, especificamente o campo.