Artigo CONEDU - Ensino de línguas (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-014-1

PRODUÇÃO ESCRITA DIALÓGICA: O BILHETE ORIENTADOR COMO ELEMENTO PROPULSOR PARA A REVISÃO E A REESCRITA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 15 - Ensino de línguas
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Trata-se de um recorte da pesquisa de pós doutorado “Entonações valorativas em bilhetes orientadores para a revisão e reescrita textual”, proposta junto a UNICENTRO com apoio do CNPq-Fundação Araucária. A partir dos pressupostos bakhtinianos acerca dos conceitos de interação discursiva enunciado e responsividade, analisamos o bilhete orientador, como gênero textual e estratégia metodológica para mediar a revisão e a reescrita textual nesses processos. Para tanto, buscamos refletir sobre os tipos de correção empregados, com destaque para a correção textual-interativa (Ruiz, 2010), discutimos aspectos teórico-metodológicos em encontros de formação com professores participantes da pesquisa e por fim, realizamos indicações possíveis de mediação junto aos textos dos alunos de uma escola pública no interior do estado do Paraná. A pesquisa qualitativa, de caráter colaborativo e de base bibliográfica apresenta como instrumentos de coleta, o questionário, as observações em sala de aula e os textos dos alunos em encontros de formação. Os primeiros resultados apontaram para a discrepância entre as ações propostas para a formação docente pela mantenedora, relativas à produção escrita escolar, via plataformas digital de ensino e, por outro lado a necessária discussão acerca de parâmetros que possam auxiliar o professor na difícil tarefa de mediar o processo de aprimoramento das competências escritoras e leitoras dos alunos no processo de produção textual escrita. 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No GT que tinha como objetivo compreender o ensino de l&iacute;nguas como centro das discuss&otilde;es, com foco no ensino b&aacute;sico por&eacute;m com contribui&ccedil;&otilde;es dos mais diferentes contextos, m&uacute;ltiplas abordagens e experi&ecirc;ncias foram compartilhadas. Visando destacar quest&otilde;es como as habilidades comunicativas, as pol&iacute;ticas de pluralismo lingu&iacute;stico, o curr&iacute;culo e sua rela&ccedil;&atilde;o com o ensino de l&iacute;nguas e pr&aacute;ticas docentes diversas, o GT que deu origem a este livro contou com mais de cem trabalhos submetidos que propiciaram riqu&iacute;ssimas discuss&otilde;es no evento.<br />\r\nAs discuss&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas foram de grande relev&acirc;ncia para o X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o X CONEDU. No GT &nbsp;&nbsp; &nbsp;Nos dezenove cap&iacute;tulos selecionados pelo evento para compor este livro, temos pertinentes e variadas discuss&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas, partindo dos mais diferentes posicionamentos te&oacute;ricos e abordagens. As reflex&otilde;es e experi&ecirc;ncias pr&aacute;ticas aqui compartilhadas trazem quest&otilde;es como o ensino de L&iacute;nguas para Fins Espec&iacute;ficos, a quest&atilde;o do uso de literatura no ensino de l&iacute;nguas adicionais, a utiliza&ccedil;&atilde;o de m&uacute;sica na sala de aula de l&iacute;nguas adicionais, as diferentes possibilidades apresentadas pela utiliza&ccedil;&atilde;o das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; as TDICs, a utiliza&ccedil;&atilde;o de recursos como as redes sociais Instagram e whatsapp para fins pedag&oacute;gicos, assim como discuss&otilde;es recentes sobre a utiliza&ccedil;&atilde;o do celular em sala de aula. A quest&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva tamb&eacute;m &eacute; um ponto de grande relev&acirc;ncia tratado em alguns dos cap&iacute;tulos aqui apresentados.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Nos dezenove cap&iacute;tulos selecionados pelo evento para compor este livro, temos pertinentes e variadas discuss&otilde;es sobre o ensino &nbsp;&nbsp; &nbsp;Em &ldquo;ESP e a consolida&ccedil;&atilde;o da compet&ecirc;ncia leitora em l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de sequ&ecirc;ncia did&aacute;tica para o ensino m&eacute;dio&rdquo; s&atilde;o identificadas as principais dificuldades enfrentadas por alunos do ensino m&eacute;dio no Brasil em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; compreens&atilde;o leitora em l&iacute;ngua inglesa. Destacando a import&acirc;ncia dessa compet&ecirc;ncia para o sucesso em vestibulares e para o acesso ao ensino superior em nosso pa&iacute;s, este cap&iacute;tulo assinala que, apesar dos anos de estudo da l&iacute;ngua na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, os estudantes ainda se mostram despreparados para compreender e interpretar textos de diferentes g&ecirc;neros nesta l&iacute;ngua. Partindo da abordagem LinFE (L&iacute;nguas para Fins Espec&iacute;ficos), referida no texto como ESP (English for Specific Purposes), o objetivo do estudo &eacute; demonstrar, por meio de uma sequ&ecirc;ncia did&aacute;tica, que esta abordagem pode oferecer estrat&eacute;gias para atender &agrave;s necessidades espec&iacute;ficas dos alunos, no que tange a leitura.&nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Em &ldquo;ESP e a consolida&ccedil;&atilde;o da compet&ecirc;ncia leitora em l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de sequ&ecirc;ncia did&aacut No cap&iacute;tulo &ldquo;Conex&atilde;o liter&aacute;ria: um olhar para a experi&ecirc;ncia leitora na escola&rdquo; a pouca aproxima&ccedil;&atilde;o entre os jovens e os livros, dentro e fora da escola &eacute; abordada. Defendendo o acesso ao conhecimento cultural, art&iacute;stico e humano presente nos livros para todos, o cap&iacute;tulo relata uma experi&ecirc;ncia ocorrida no per&iacute;odo da pandemia de Covid-19, que objetivava contribuir para a forma&ccedil;&atilde;o no que diz respeito &agrave; leitura. Atrav&eacute;s da rede social Instagram, os alunos puderam realizar atividades que inclu&iacute;am postagens ligadas as leituras realizadas, o que gerava engajamento e motiva&ccedil;&atilde;o. Ainda relacionado ao ensino de leitura, outros trabalhos que trazem importantes discuss&otilde;es para este livro s&atilde;o: &rdquo;O texto liter&aacute;rio como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento decolonial no ensino de l&iacute;ngua espanhola na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: um olhar sobre a latinidade&rdquo;, &ldquo;A intertextualidade na leitura de tirinhas&rdquo;, &ldquo;Forma&ccedil;&atilde;o de leitores a partir da literatura afrofuturista: uma perspectiva dial&oacute;gica da linguagem&rdquo; e &ldquo;As rela&ccedil;&otilde;es entre autor e personagem e autorrefer&ecirc;ncia na figura do autor: uma an&aacute;lise de macanudo I&rdquo;. A quest&atilde;o da utiliza&ccedil;&atilde;o de redes sociais como recursos pedag&oacute;gicos tamb&eacute;m &eacute; de grande relev&acirc;ncia nas discuss&otilde;es aqui trazidas e, al&eacute;m da experi&ecirc;ncia com o Instagram anteriormente apontada, temos o trabalho &ldquo;O uso do whatsapp no contexto escolar: novas tecnologias aplicadas ao ensino de l&iacute;ngua inglesa&rdquo;.<br />\r\nNo cap&iacute;tulo &ldquo;Conex&atilde;o liter&aacute;ria: um olhar para a experi&ecirc;ncia leitora na escola&rdquo; a pouca aproxima&ccedil;&atilde;o entre os Em &ldquo;Uso de TDICs e engajamento na sala de aula de l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de produ&ccedil;&atilde;o escrita em uma turma do 9&ordm; ano&rdquo;, s&atilde;o apresentados os resultados de uma interven&ccedil;&atilde;o realizada em uma turma de 9&ordm; ano de l&iacute;ngua inglesa de uma escola p&uacute;blica na zona rural do estado do Rio Grande do Norte. Partindo de uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-a&ccedil;&atilde;o tal como Engel (2000), Allwright (1983 apud Amorim, 2023) e Elliot (1976 apud Silva, 2023), o trabalho busca investigar poss&iacute;veis impactos na motiva&ccedil;&atilde;o e no engajamento dos estudantes a partir da aprendizagem do g&ecirc;nero textual panfleto, na l&iacute;ngua inglesa, por meio da utiliza&ccedil;&atilde;o de TDICs. Ainda sobre g&ecirc;neros textuais, temos o trabalho &ldquo;Os processos referenciais e a constru&ccedil;&atilde;o da orienta&ccedil;&atilde;o argumentativa do texto: an&aacute;lise do g&ecirc;nero artigo de opini&atilde;o&rdquo;. E no que tange engajamento e aspectos emocionais na aprendizagem, temos &ldquo;A gamifica&ccedil;&atilde;o e os aspectos emocionais na aprendizagem de ingl&ecirc;s como l&iacute;ngua estrangeira&rdquo; e &ldquo;O papel da feira de ci&ecirc;ncias no fortalecimento da aprendizagem da l&iacute;ngua inglesa na escola p&uacute;blica&rdquo;.<br />\r\nEm &ldquo;Uso de TDICs e engajamento na sala de aula de l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de produ&ccedil;&atilde;o escrita em uma turma do 9&ordm; ano&rdquo; Partindo de uma proposta de aplica&ccedil;&atilde;o da metodologia ativa, com foco na sala de aula invertida, temos o trabalho &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e inclus&atilde;o no ensino de l&iacute;ngua inglesa: as metodologias ativas em uma turma de ingl&ecirc;s inclusiva&rdquo;. O texto aborda o desafio de se incluir uma aluna surda em uma turma de ouvintes e traz diversas estrat&eacute;gias adotadas nesse contexto, como a redu&ccedil;&atilde;o do n&uacute;mero de alunos nas aulas, o ensino do alfabeto em ASL (American Sign Language), a legendagem das aulas gravadas em ingl&ecirc;s, a utiliza&ccedil;&atilde;o de aplicativos de convers&atilde;o de fala para texto e o uso de lousas individuais para atividades em pares. Ainda com essa abordagem inclusiva para o ensino de l&iacute;nguas, temos os trabalhos &ldquo;Quarentena da Libras: a &quot;espetaculariza&ccedil;&atilde;o&quot; da Libras por meio de registros sinalizados em di&aacute;rio de bordo&rdquo;, &ldquo;EAD e Libras: uma an&aacute;lise do curso &lsquo;introdu&ccedil;&atilde;o &agrave; Libras&rsquo; no portal EV.G&rdquo; e &ldquo;Abril azul: tema transtorno do espectro autista (TEA) em aulas de l&iacute;ngua portuguesa&rdquo;, que trazem discuss&otilde;es relevantes e atuais para o ensino de l&iacute;nguas.<br />\r\nPartindo de uma proposta de aplica&ccedil;&atilde;o da metodologia ativa, com foco na sala de aula invertida, temos o trabalho &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e i Ademais, quest&otilde;es como a interdisciplinaridade, estere&oacute;tipos sociais e cren&ccedil;as relacionadas ao ensino de l&iacute;nguas s&atilde;o abordados. &nbsp;Trabalhos como &ldquo;As cren&ccedil;as dos alunos do 6&ordm; e 7&ordm; ano a respeito da aprendizagem em l&iacute;ngua espanhola&rdquo; e &ldquo;An&aacute;lise da aprendizagem significativa do conceito de tempo em ingl&ecirc;s: produ&ccedil;&atilde;o autoral de estudantes do ensino fundamental&rdquo; trazem demandas contempor&acirc;neas que vem recebendo grande aten&ccedil;&atilde;o nas salas de aula: interdisciplinaridade, quest&otilde;es sociais, autonomia, produ&ccedil;&atilde;o autoral dos alunos e quebra de cren&ccedil;as.<br />\r\nAdemais, quest&otilde;es como a interdisciplinaridade, estere&oacute;tipos sociais e cren&ccedil;as relacionadas ao ensino de l&iacute;nguas s&atilde;o abordado Por &uacute;ltimo, mas n&atilde;o menos importante, discuss&otilde;es como o papel do orientador na escrita acad&ecirc;mica como em &ldquo;Produ&ccedil;&atilde;o escrita dial&oacute;gica: o bilhete orientador como elemento propulsor para a revis&atilde;o e a reescrita&rdquo; e reflex&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas na escola p&uacute;blica propostas em &ldquo;Ensino de ingl&ecirc;s na escola p&uacute;blica: reflex&otilde;es sobre a problem&aacute;tica do fracasso&rdquo; enriquecem este volume.<br />\r\nPor &uacute;ltimo, mas n&atilde;o menos importante, discuss&otilde;es como o papel do orientador na escrita acad&ecirc;mica como em &ldquo;Produ&ccedil;&atilde; Como uma pequena amostra da riqueza que o GT 15: Ensino de L&iacute;nguas levou ao X CONEDU, acreditamos que este livro se apresenta com diferentes e pertinentes pontos de interesse para todos aqueles que se dedicam aos Estudos de L&iacute;nguas, sejam elas adicionais ou primeira l&iacute;ngua. O livro apresenta instigantes di&aacute;logos e experi&ecirc;ncias que podem contribuir para a pr&aacute;tica docente e para pesquisas em andamento na &aacute;rea. Por sua riqueza e diversidade, o livro tamb&eacute;m pode funcionar como pontap&eacute; inicial para investiga&ccedil;&otilde;es e experi&ecirc;ncias pr&aacute;ticas no &acirc;mbito do ensino de l&iacute;nguas.<br />\r\nComo uma pequena amostra da riqueza que o GT 15: Ensino de L&iacute;nguas levou ao X CONEDU, acreditamos que este livro se apresenta com diferentes e pertinente &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E MARCELA IOCHEM VALENTE&nbsp;<br />\r\n &nbsp; """ "conselho_editorial" => """ ANTONIO FERREIRA DA SILVA J&Uacute;NIOR<br />\r\n F&Aacute;TIMA MACHADO<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA<br />\r\n CLAUDIA REBELLO DOS SANTOS<br />\r\n ROBERTA CRISTINA SOL FERNANDES STANKE<br />\r\n ELZA MARIA DUARTE ALVARENGA DE MELLO RIBEIRO<br />\r\n EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES<br />\r\n PATR&Iacute;CIA PEREIRA B&Eacute;RTOLI<br />\r\n MARCELA IOCHEM VALENTE<br />\r\n MARCELO MARTINS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ea93549bf_24012025163131.pdf" "arquivo" => "28012025164007-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:25:39" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:05" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 242 "edicao_id" => 373 "codigo" => "978-65-5222-014-1" "capa" => "679117b36ce60_22012025130715.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas (Vol.3)" "prefacio" => """ As discuss&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas foram de grande relev&acirc;ncia para o X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o X CONEDU. No GT que tinha como objetivo compreender o ensino de l&iacute;nguas como centro das discuss&otilde;es, com foco no ensino b&aacute;sico por&eacute;m com contribui&ccedil;&otilde;es dos mais diferentes contextos, m&uacute;ltiplas abordagens e experi&ecirc;ncias foram compartilhadas. Visando destacar quest&otilde;es como as habilidades comunicativas, as pol&iacute;ticas de pluralismo lingu&iacute;stico, o curr&iacute;culo e sua rela&ccedil;&atilde;o com o ensino de l&iacute;nguas e pr&aacute;ticas docentes diversas, o GT que deu origem a este livro contou com mais de cem trabalhos submetidos que propiciaram riqu&iacute;ssimas discuss&otilde;es no evento.<br />\r\nAs discuss&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas foram de grande relev&acirc;ncia para o X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o X CONEDU. No GT &nbsp;&nbsp; &nbsp;Nos dezenove cap&iacute;tulos selecionados pelo evento para compor este livro, temos pertinentes e variadas discuss&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas, partindo dos mais diferentes posicionamentos te&oacute;ricos e abordagens. As reflex&otilde;es e experi&ecirc;ncias pr&aacute;ticas aqui compartilhadas trazem quest&otilde;es como o ensino de L&iacute;nguas para Fins Espec&iacute;ficos, a quest&atilde;o do uso de literatura no ensino de l&iacute;nguas adicionais, a utiliza&ccedil;&atilde;o de m&uacute;sica na sala de aula de l&iacute;nguas adicionais, as diferentes possibilidades apresentadas pela utiliza&ccedil;&atilde;o das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; as TDICs, a utiliza&ccedil;&atilde;o de recursos como as redes sociais Instagram e whatsapp para fins pedag&oacute;gicos, assim como discuss&otilde;es recentes sobre a utiliza&ccedil;&atilde;o do celular em sala de aula. A quest&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva tamb&eacute;m &eacute; um ponto de grande relev&acirc;ncia tratado em alguns dos cap&iacute;tulos aqui apresentados.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Nos dezenove cap&iacute;tulos selecionados pelo evento para compor este livro, temos pertinentes e variadas discuss&otilde;es sobre o ensino &nbsp;&nbsp; &nbsp;Em &ldquo;ESP e a consolida&ccedil;&atilde;o da compet&ecirc;ncia leitora em l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de sequ&ecirc;ncia did&aacute;tica para o ensino m&eacute;dio&rdquo; s&atilde;o identificadas as principais dificuldades enfrentadas por alunos do ensino m&eacute;dio no Brasil em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; compreens&atilde;o leitora em l&iacute;ngua inglesa. Destacando a import&acirc;ncia dessa compet&ecirc;ncia para o sucesso em vestibulares e para o acesso ao ensino superior em nosso pa&iacute;s, este cap&iacute;tulo assinala que, apesar dos anos de estudo da l&iacute;ngua na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, os estudantes ainda se mostram despreparados para compreender e interpretar textos de diferentes g&ecirc;neros nesta l&iacute;ngua. Partindo da abordagem LinFE (L&iacute;nguas para Fins Espec&iacute;ficos), referida no texto como ESP (English for Specific Purposes), o objetivo do estudo &eacute; demonstrar, por meio de uma sequ&ecirc;ncia did&aacute;tica, que esta abordagem pode oferecer estrat&eacute;gias para atender &agrave;s necessidades espec&iacute;ficas dos alunos, no que tange a leitura.&nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Em &ldquo;ESP e a consolida&ccedil;&atilde;o da compet&ecirc;ncia leitora em l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de sequ&ecirc;ncia did&aacut No cap&iacute;tulo &ldquo;Conex&atilde;o liter&aacute;ria: um olhar para a experi&ecirc;ncia leitora na escola&rdquo; a pouca aproxima&ccedil;&atilde;o entre os jovens e os livros, dentro e fora da escola &eacute; abordada. Defendendo o acesso ao conhecimento cultural, art&iacute;stico e humano presente nos livros para todos, o cap&iacute;tulo relata uma experi&ecirc;ncia ocorrida no per&iacute;odo da pandemia de Covid-19, que objetivava contribuir para a forma&ccedil;&atilde;o no que diz respeito &agrave; leitura. Atrav&eacute;s da rede social Instagram, os alunos puderam realizar atividades que inclu&iacute;am postagens ligadas as leituras realizadas, o que gerava engajamento e motiva&ccedil;&atilde;o. Ainda relacionado ao ensino de leitura, outros trabalhos que trazem importantes discuss&otilde;es para este livro s&atilde;o: &rdquo;O texto liter&aacute;rio como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento decolonial no ensino de l&iacute;ngua espanhola na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: um olhar sobre a latinidade&rdquo;, &ldquo;A intertextualidade na leitura de tirinhas&rdquo;, &ldquo;Forma&ccedil;&atilde;o de leitores a partir da literatura afrofuturista: uma perspectiva dial&oacute;gica da linguagem&rdquo; e &ldquo;As rela&ccedil;&otilde;es entre autor e personagem e autorrefer&ecirc;ncia na figura do autor: uma an&aacute;lise de macanudo I&rdquo;. A quest&atilde;o da utiliza&ccedil;&atilde;o de redes sociais como recursos pedag&oacute;gicos tamb&eacute;m &eacute; de grande relev&acirc;ncia nas discuss&otilde;es aqui trazidas e, al&eacute;m da experi&ecirc;ncia com o Instagram anteriormente apontada, temos o trabalho &ldquo;O uso do whatsapp no contexto escolar: novas tecnologias aplicadas ao ensino de l&iacute;ngua inglesa&rdquo;.<br />\r\nNo cap&iacute;tulo &ldquo;Conex&atilde;o liter&aacute;ria: um olhar para a experi&ecirc;ncia leitora na escola&rdquo; a pouca aproxima&ccedil;&atilde;o entre os Em &ldquo;Uso de TDICs e engajamento na sala de aula de l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de produ&ccedil;&atilde;o escrita em uma turma do 9&ordm; ano&rdquo;, s&atilde;o apresentados os resultados de uma interven&ccedil;&atilde;o realizada em uma turma de 9&ordm; ano de l&iacute;ngua inglesa de uma escola p&uacute;blica na zona rural do estado do Rio Grande do Norte. Partindo de uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-a&ccedil;&atilde;o tal como Engel (2000), Allwright (1983 apud Amorim, 2023) e Elliot (1976 apud Silva, 2023), o trabalho busca investigar poss&iacute;veis impactos na motiva&ccedil;&atilde;o e no engajamento dos estudantes a partir da aprendizagem do g&ecirc;nero textual panfleto, na l&iacute;ngua inglesa, por meio da utiliza&ccedil;&atilde;o de TDICs. Ainda sobre g&ecirc;neros textuais, temos o trabalho &ldquo;Os processos referenciais e a constru&ccedil;&atilde;o da orienta&ccedil;&atilde;o argumentativa do texto: an&aacute;lise do g&ecirc;nero artigo de opini&atilde;o&rdquo;. E no que tange engajamento e aspectos emocionais na aprendizagem, temos &ldquo;A gamifica&ccedil;&atilde;o e os aspectos emocionais na aprendizagem de ingl&ecirc;s como l&iacute;ngua estrangeira&rdquo; e &ldquo;O papel da feira de ci&ecirc;ncias no fortalecimento da aprendizagem da l&iacute;ngua inglesa na escola p&uacute;blica&rdquo;.<br />\r\nEm &ldquo;Uso de TDICs e engajamento na sala de aula de l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de produ&ccedil;&atilde;o escrita em uma turma do 9&ordm; ano&rdquo; Partindo de uma proposta de aplica&ccedil;&atilde;o da metodologia ativa, com foco na sala de aula invertida, temos o trabalho &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e inclus&atilde;o no ensino de l&iacute;ngua inglesa: as metodologias ativas em uma turma de ingl&ecirc;s inclusiva&rdquo;. O texto aborda o desafio de se incluir uma aluna surda em uma turma de ouvintes e traz diversas estrat&eacute;gias adotadas nesse contexto, como a redu&ccedil;&atilde;o do n&uacute;mero de alunos nas aulas, o ensino do alfabeto em ASL (American Sign Language), a legendagem das aulas gravadas em ingl&ecirc;s, a utiliza&ccedil;&atilde;o de aplicativos de convers&atilde;o de fala para texto e o uso de lousas individuais para atividades em pares. Ainda com essa abordagem inclusiva para o ensino de l&iacute;nguas, temos os trabalhos &ldquo;Quarentena da Libras: a &quot;espetaculariza&ccedil;&atilde;o&quot; da Libras por meio de registros sinalizados em di&aacute;rio de bordo&rdquo;, &ldquo;EAD e Libras: uma an&aacute;lise do curso &lsquo;introdu&ccedil;&atilde;o &agrave; Libras&rsquo; no portal EV.G&rdquo; e &ldquo;Abril azul: tema transtorno do espectro autista (TEA) em aulas de l&iacute;ngua portuguesa&rdquo;, que trazem discuss&otilde;es relevantes e atuais para o ensino de l&iacute;nguas.<br />\r\nPartindo de uma proposta de aplica&ccedil;&atilde;o da metodologia ativa, com foco na sala de aula invertida, temos o trabalho &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e i Ademais, quest&otilde;es como a interdisciplinaridade, estere&oacute;tipos sociais e cren&ccedil;as relacionadas ao ensino de l&iacute;nguas s&atilde;o abordados. &nbsp;Trabalhos como &ldquo;As cren&ccedil;as dos alunos do 6&ordm; e 7&ordm; ano a respeito da aprendizagem em l&iacute;ngua espanhola&rdquo; e &ldquo;An&aacute;lise da aprendizagem significativa do conceito de tempo em ingl&ecirc;s: produ&ccedil;&atilde;o autoral de estudantes do ensino fundamental&rdquo; trazem demandas contempor&acirc;neas que vem recebendo grande aten&ccedil;&atilde;o nas salas de aula: interdisciplinaridade, quest&otilde;es sociais, autonomia, produ&ccedil;&atilde;o autoral dos alunos e quebra de cren&ccedil;as.<br />\r\nAdemais, quest&otilde;es como a interdisciplinaridade, estere&oacute;tipos sociais e cren&ccedil;as relacionadas ao ensino de l&iacute;nguas s&atilde;o abordado Por &uacute;ltimo, mas n&atilde;o menos importante, discuss&otilde;es como o papel do orientador na escrita acad&ecirc;mica como em &ldquo;Produ&ccedil;&atilde;o escrita dial&oacute;gica: o bilhete orientador como elemento propulsor para a revis&atilde;o e a reescrita&rdquo; e reflex&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas na escola p&uacute;blica propostas em &ldquo;Ensino de ingl&ecirc;s na escola p&uacute;blica: reflex&otilde;es sobre a problem&aacute;tica do fracasso&rdquo; enriquecem este volume.<br />\r\nPor &uacute;ltimo, mas n&atilde;o menos importante, discuss&otilde;es como o papel do orientador na escrita acad&ecirc;mica como em &ldquo;Produ&ccedil;&atilde; Como uma pequena amostra da riqueza que o GT 15: Ensino de L&iacute;nguas levou ao X CONEDU, acreditamos que este livro se apresenta com diferentes e pertinentes pontos de interesse para todos aqueles que se dedicam aos Estudos de L&iacute;nguas, sejam elas adicionais ou primeira l&iacute;ngua. 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Por sua riqueza e diversidade, o livro tamb&eacute;m pode funcionar como pontap&eacute; inicial para investiga&ccedil;&otilde;es e experi&ecirc;ncias pr&aacute;ticas no &acirc;mbito do ensino de l&iacute;nguas.<br />\r\nComo uma pequena amostra da riqueza que o GT 15: Ensino de L&iacute;nguas levou ao X CONEDU, acreditamos que este livro se apresenta com diferentes e pertinente &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E MARCELA IOCHEM VALENTE&nbsp;<br />\r\n &nbsp; """ "conselho_editorial" => """ ANTONIO FERREIRA DA SILVA J&Uacute;NIOR<br />\r\n F&Aacute;TIMA MACHADO<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA<br />\r\n CLAUDIA REBELLO DOS SANTOS<br />\r\n ROBERTA CRISTINA SOL FERNANDES STANKE<br />\r\n ELZA MARIA DUARTE ALVARENGA DE MELLO RIBEIRO<br />\r\n EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES<br />\r\n PATR&Iacute;CIA PEREIRA B&Eacute;RTOLI<br />\r\n MARCELA IOCHEM VALENTE<br />\r\n MARCELO MARTINS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ea93549bf_24012025163131.pdf" "arquivo" => "28012025164007-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:25:39" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:05" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Essa pesquisa pretende refletir acerca dos aspectos teórico-metodológicos da produção textual escrita na formação docente com ênfase nas práticas pedagógicas vislumbradas nas etapas de revisão e reescrita textual escolar. Trata-se de um recorte da pesquisa de pós doutorado “Entonações valorativas em bilhetes orientadores para a revisão e reescrita textual”, proposta junto a UNICENTRO com apoio do CNPq-Fundação Araucária. A partir dos pressupostos bakhtinianos acerca dos conceitos de interação discursiva enunciado e responsividade, analisamos o bilhete orientador, como gênero textual e estratégia metodológica para mediar a revisão e a reescrita textual nesses processos. Para tanto, buscamos refletir sobre os tipos de correção empregados, com destaque para a correção textual-interativa (Ruiz, 2010), discutimos aspectos teórico-metodológicos em encontros de formação com professores participantes da pesquisa e por fim, realizamos indicações possíveis de mediação junto aos textos dos alunos de uma escola pública no interior do estado do Paraná. A pesquisa qualitativa, de caráter colaborativo e de base bibliográfica apresenta como instrumentos de coleta, o questionário, as observações em sala de aula e os textos dos alunos em encontros de formação. Os primeiros resultados apontaram para a discrepância entre as ações propostas para a formação docente pela mantenedora, relativas à produção escrita escolar, via plataformas digital de ensino e, por outro lado a necessária discussão acerca de parâmetros que possam auxiliar o professor na difícil tarefa de mediar o processo de aprimoramento das competências escritoras e leitoras dos alunos no processo de produção textual escrita. Compreendendo a revisão e a reescrita como processos recursivos, organizados e planejados, visamos ao atendimento das condições de produção textual, com vistas ao atendimento a função social do gênero, instrumentalizando o professor para reflexões sobre a práxis, e que garantam a autonomia e o desenvolvimento linguístico-discursivo do aluno nas interações sociais em que toma parte.

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