O trabalho apresenta uma análise do curso “Introdução à Libras” da Escola de Governo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Portal EV.G) que conta com milhares de estudantes certificados por todo o país, propondo uma reflexão sobre a Educação a Distância (EaD) em relação à Língua Brasileira de Sinais (Libras), trazendo à baila o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação no aprendizado de línguas. Os dados disponíveis no próprio site do Portal EV.G apontam que o curso conta com uma expressiva quantidade de certificados emitidos, sendo essa uma justificativa pontual de análise. Observamos que no ano de 2018 foram certificadas 9.533 pessoas; em 2019, 22.029 certificações; em 2020, 28.868 pessoas certificadas; já em 2021, vimos que 26.461 pessoas concluíram o curso; em 2022 houve uma estabilidade, chegando a 20.338; e em 2023, percebeu-se uma queda, chegando a 20.105 certificações. A partir desse contexto da aprendizagem de Libras pela EaD, esta pesquisa objetivou verificar e discutir as possibilidades da aprendizagem da Libras em nível básico através da modalidade EaD, com uma plataforma eficiente, pública e gratuita. Com dados extraídos dos anos de 2018 a 2023 e baseados no referencial teórico pertinente ao tema, elencamos diversos pontos sobre as possibilidades da EaD propagar e difundir a Libras pelo país de forma exitosa e de qualidade, com discussões sobre a estrutura do curso e seus métodos avaliativos. Destacamos a liberdade de tempo e espaço do(a) aluno(a), a facilidade e gratuidade de acesso como pontos positivos do curso; no entanto, a não objetividade real das avaliações e a falta de um contato próximo entre conteudistas e alunos(as) podem ser considerados como pontos negativos. Desta forma, pode-se verificar as nuances da EaD, que quando empregada de forma adequada, pode contribuir com a promoção e difusão da Libras no Brasil.