A Educação Básica ofertada no período noturno apresenta desafios específicos que impactam na atuação de professores e no desempenho dos alunos. Dessa forma, é essencial a busca por estratégias de ensino que amenizem as dificuldades que surgem no percurso pedagógico e promovam práticas de linguagem relacionadas ao cotidiano dos estudantes que incentivem a reflexão do uso da língua. Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica em aulas de Língua Portuguesa com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do turno noturno de um colégio estadual, no período entre março e abril de 2024. As atividades foram ofertadas em parceria com licenciandos de Língua Portuguesa do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Para desenvolvimento do percurso didático foram considerados alguns aspectos fundamentais sobre o autismo e concepções sobre a importância do estudo do texto juntamente com análise linguística como fundamentos para oferecer aos estudantes a compreensão sobre as possibilidades de uso da linguagem a partir dos princípios de leitura, escrita e produção textual seguindo a orientação curricular vigente. Como resultado é apresentado o percurso didático temático intitulado Vivendo com TEA, composto por ações diversificadas direcionadas para ampliação do conhecimento e impulsionamento à participação cidadã do estudante. A proposta apresenta-se como possibilidade de inspiração, utilização e adaptação de atividades escolares para promover conscientização e debate sobre o convívio com pessoas com transtorno do espectro autista contextualizado com desenvolvimento de conteúdos/habilidades conforme a etapa de ensino.