Artigo CONEDU - Ensino de línguas (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-014-1

ABRIL AZUL: TEMA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 15 - Ensino de línguas
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119264
    "edicao_id" => 373
    "trabalho_id" => 4378
    "inscrito_id" => 13616
    "titulo" => "ABRIL AZUL: TEMA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "A Educação Básica ofertada no período noturno apresenta desafios específicos que impactam na atuação de professores e no desempenho dos alunos. Dessa forma, é essencial a busca por estratégias de ensino que amenizem as dificuldades que surgem no percurso pedagógico e promovam práticas de linguagem relacionadas ao cotidiano dos estudantes que incentivem a reflexão do uso da língua. Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica em aulas de Língua Portuguesa com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do turno noturno de um colégio estadual, no período entre março e abril de 2024. As atividades foram ofertadas em parceria com licenciandos de Língua Portuguesa do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Para desenvolvimento do percurso didático foram considerados alguns aspectos fundamentais sobre o autismo e concepções sobre a importância do estudo do texto juntamente com análise linguística como fundamentos para oferecer aos estudantes a compreensão sobre as possibilidades de uso da linguagem a partir dos princípios de leitura, escrita e produção textual seguindo a orientação curricular vigente. Como resultado é apresentado o percurso didático temático intitulado Vivendo com TEA, composto por ações diversificadas direcionadas para ampliação do conhecimento e impulsionamento à participação cidadã do estudante. A proposta apresenta-se como possibilidade de inspiração, utilização e adaptação de atividades escolares para promover conscientização e debate sobre o convívio com pessoas com transtorno do espectro autista contextualizado com desenvolvimento de conteúdos/habilidades conforme a etapa de ensino."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID13616_TB4378_25102024162127.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:23:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE DIAS"
    "autor_email" => "jaquelinedocente@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-linguas-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679117b3679e2_22012025130715.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:25:39"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119264
    "edicao_id" => 373
    "trabalho_id" => 4378
    "inscrito_id" => 13616
    "titulo" => "ABRIL AZUL: TEMA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "A Educação Básica ofertada no período noturno apresenta desafios específicos que impactam na atuação de professores e no desempenho dos alunos. Dessa forma, é essencial a busca por estratégias de ensino que amenizem as dificuldades que surgem no percurso pedagógico e promovam práticas de linguagem relacionadas ao cotidiano dos estudantes que incentivem a reflexão do uso da língua. Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica em aulas de Língua Portuguesa com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do turno noturno de um colégio estadual, no período entre março e abril de 2024. As atividades foram ofertadas em parceria com licenciandos de Língua Portuguesa do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Para desenvolvimento do percurso didático foram considerados alguns aspectos fundamentais sobre o autismo e concepções sobre a importância do estudo do texto juntamente com análise linguística como fundamentos para oferecer aos estudantes a compreensão sobre as possibilidades de uso da linguagem a partir dos princípios de leitura, escrita e produção textual seguindo a orientação curricular vigente. Como resultado é apresentado o percurso didático temático intitulado Vivendo com TEA, composto por ações diversificadas direcionadas para ampliação do conhecimento e impulsionamento à participação cidadã do estudante. A proposta apresenta-se como possibilidade de inspiração, utilização e adaptação de atividades escolares para promover conscientização e debate sobre o convívio com pessoas com transtorno do espectro autista contextualizado com desenvolvimento de conteúdos/habilidades conforme a etapa de ensino."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID13616_TB4378_25102024162127.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:23:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE DIAS"
    "autor_email" => "jaquelinedocente@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-linguas-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679117b3679e2_22012025130715.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:25:39"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 373
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-linguas-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "679117b3679e2_22012025130715.png"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:25:39"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:05"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 373
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-linguas-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "679117b3679e2_22012025130715.png"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:25:39"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:05"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 242
                "edicao_id" => 373
                "codigo" => "978-65-5222-014-1"
                "capa" => "679117b36ce60_22012025130715.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  As discuss&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas foram de grande relev&acirc;ncia para o X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o X CONEDU. No GT que tinha como objetivo compreender o ensino de l&iacute;nguas como centro das discuss&otilde;es, com foco no ensino b&aacute;sico por&eacute;m com contribui&ccedil;&otilde;es dos mais diferentes contextos, m&uacute;ltiplas abordagens e experi&ecirc;ncias foram compartilhadas. Visando destacar quest&otilde;es como as habilidades comunicativas, as pol&iacute;ticas de pluralismo lingu&iacute;stico, o curr&iacute;culo e sua rela&ccedil;&atilde;o com o ensino de l&iacute;nguas e pr&aacute;ticas docentes diversas, o GT que deu origem a este livro contou com mais de cem trabalhos submetidos que propiciaram riqu&iacute;ssimas discuss&otilde;es no evento.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Nos dezenove cap&iacute;tulos selecionados pelo evento para compor este livro, temos pertinentes e variadas discuss&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas, partindo dos mais diferentes posicionamentos te&oacute;ricos e abordagens. As reflex&otilde;es e experi&ecirc;ncias pr&aacute;ticas aqui compartilhadas trazem quest&otilde;es como o ensino de L&iacute;nguas para Fins Espec&iacute;ficos, a quest&atilde;o do uso de literatura no ensino de l&iacute;nguas adicionais, a utiliza&ccedil;&atilde;o de m&uacute;sica na sala de aula de l&iacute;nguas adicionais, as diferentes possibilidades apresentadas pela utiliza&ccedil;&atilde;o das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; as TDICs, a utiliza&ccedil;&atilde;o de recursos como as redes sociais Instagram e whatsapp para fins pedag&oacute;gicos, assim como discuss&otilde;es recentes sobre a utiliza&ccedil;&atilde;o do celular em sala de aula. A quest&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva tamb&eacute;m &eacute; um ponto de grande relev&acirc;ncia tratado em alguns dos cap&iacute;tulos aqui apresentados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Em &ldquo;ESP e a consolida&ccedil;&atilde;o da compet&ecirc;ncia leitora em l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de sequ&ecirc;ncia did&aacute;tica para o ensino m&eacute;dio&rdquo; s&atilde;o identificadas as principais dificuldades enfrentadas por alunos do ensino m&eacute;dio no Brasil em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; compreens&atilde;o leitora em l&iacute;ngua inglesa. Destacando a import&acirc;ncia dessa compet&ecirc;ncia para o sucesso em vestibulares e para o acesso ao ensino superior em nosso pa&iacute;s, este cap&iacute;tulo assinala que, apesar dos anos de estudo da l&iacute;ngua na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, os estudantes ainda se mostram despreparados para compreender e interpretar textos de diferentes g&ecirc;neros nesta l&iacute;ngua. Partindo da abordagem LinFE (L&iacute;nguas para Fins Espec&iacute;ficos), referida no texto como ESP (English for Specific Purposes), o objetivo do estudo &eacute; demonstrar, por meio de uma sequ&ecirc;ncia did&aacute;tica, que esta abordagem pode oferecer estrat&eacute;gias para atender &agrave;s necessidades espec&iacute;ficas dos alunos, no que tange a leitura.&nbsp;<br />\r\n
                  No cap&iacute;tulo &ldquo;Conex&atilde;o liter&aacute;ria: um olhar para a experi&ecirc;ncia leitora na escola&rdquo; a pouca aproxima&ccedil;&atilde;o entre os jovens e os livros, dentro e fora da escola &eacute; abordada. Defendendo o acesso ao conhecimento cultural, art&iacute;stico e humano presente nos livros para todos, o cap&iacute;tulo relata uma experi&ecirc;ncia ocorrida no per&iacute;odo da pandemia de Covid-19, que objetivava contribuir para a forma&ccedil;&atilde;o no que diz respeito &agrave; leitura. Atrav&eacute;s da rede social Instagram, os alunos puderam realizar atividades que inclu&iacute;am postagens ligadas as leituras realizadas, o que gerava engajamento e motiva&ccedil;&atilde;o. Ainda relacionado ao ensino de leitura, outros trabalhos que trazem importantes discuss&otilde;es para este livro s&atilde;o: &rdquo;O texto liter&aacute;rio como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento decolonial no ensino de l&iacute;ngua espanhola na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: um olhar sobre a latinidade&rdquo;, &ldquo;A intertextualidade na leitura de tirinhas&rdquo;, &ldquo;Forma&ccedil;&atilde;o de leitores a partir da literatura afrofuturista: uma perspectiva dial&oacute;gica da linguagem&rdquo; e &ldquo;As rela&ccedil;&otilde;es entre autor e personagem e autorrefer&ecirc;ncia na figura do autor: uma an&aacute;lise de macanudo I&rdquo;. A quest&atilde;o da utiliza&ccedil;&atilde;o de redes sociais como recursos pedag&oacute;gicos tamb&eacute;m &eacute; de grande relev&acirc;ncia nas discuss&otilde;es aqui trazidas e, al&eacute;m da experi&ecirc;ncia com o Instagram anteriormente apontada, temos o trabalho &ldquo;O uso do whatsapp no contexto escolar: novas tecnologias aplicadas ao ensino de l&iacute;ngua inglesa&rdquo;.<br />\r\n
                  Em &ldquo;Uso de TDICs e engajamento na sala de aula de l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de produ&ccedil;&atilde;o escrita em uma turma do 9&ordm; ano&rdquo;, s&atilde;o apresentados os resultados de uma interven&ccedil;&atilde;o realizada em uma turma de 9&ordm; ano de l&iacute;ngua inglesa de uma escola p&uacute;blica na zona rural do estado do Rio Grande do Norte. Partindo de uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-a&ccedil;&atilde;o tal como Engel (2000), Allwright (1983 apud Amorim, 2023) e Elliot (1976 apud Silva, 2023), o trabalho busca investigar poss&iacute;veis impactos na motiva&ccedil;&atilde;o e no engajamento dos estudantes a partir da aprendizagem do g&ecirc;nero textual panfleto, na l&iacute;ngua inglesa, por meio da utiliza&ccedil;&atilde;o de TDICs. Ainda sobre g&ecirc;neros textuais, temos o trabalho &ldquo;Os processos referenciais e a constru&ccedil;&atilde;o da orienta&ccedil;&atilde;o argumentativa do texto: an&aacute;lise do g&ecirc;nero artigo de opini&atilde;o&rdquo;. E no que tange engajamento e aspectos emocionais na aprendizagem, temos &ldquo;A gamifica&ccedil;&atilde;o e os aspectos emocionais na aprendizagem de ingl&ecirc;s como l&iacute;ngua estrangeira&rdquo; e &ldquo;O papel da feira de ci&ecirc;ncias no fortalecimento da aprendizagem da l&iacute;ngua inglesa na escola p&uacute;blica&rdquo;.<br />\r\n
                  Partindo de uma proposta de aplica&ccedil;&atilde;o da metodologia ativa, com foco na sala de aula invertida, temos o trabalho &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e inclus&atilde;o no ensino de l&iacute;ngua inglesa: as metodologias ativas em uma turma de ingl&ecirc;s inclusiva&rdquo;. O texto aborda o desafio de se incluir uma aluna surda em uma turma de ouvintes e traz diversas estrat&eacute;gias adotadas nesse contexto, como a redu&ccedil;&atilde;o do n&uacute;mero de alunos nas aulas, o ensino do alfabeto em ASL (American Sign Language), a legendagem das aulas gravadas em ingl&ecirc;s, a utiliza&ccedil;&atilde;o de aplicativos de convers&atilde;o de fala para texto e o uso de lousas individuais para atividades em pares. Ainda com essa abordagem inclusiva para o ensino de l&iacute;nguas, temos os trabalhos &ldquo;Quarentena da Libras: a &quot;espetaculariza&ccedil;&atilde;o&quot; da Libras por meio de registros sinalizados em di&aacute;rio de bordo&rdquo;, &ldquo;EAD e Libras: uma an&aacute;lise do curso &lsquo;introdu&ccedil;&atilde;o &agrave; Libras&rsquo; no portal EV.G&rdquo; e &ldquo;Abril azul: tema transtorno do espectro autista (TEA) em aulas de l&iacute;ngua portuguesa&rdquo;, que trazem discuss&otilde;es relevantes e atuais para o ensino de l&iacute;nguas.<br />\r\n
                  Ademais, quest&otilde;es como a interdisciplinaridade, estere&oacute;tipos sociais e cren&ccedil;as relacionadas ao ensino de l&iacute;nguas s&atilde;o abordados. &nbsp;Trabalhos como &ldquo;As cren&ccedil;as dos alunos do 6&ordm; e 7&ordm; ano a respeito da aprendizagem em l&iacute;ngua espanhola&rdquo; e &ldquo;An&aacute;lise da aprendizagem significativa do conceito de tempo em ingl&ecirc;s: produ&ccedil;&atilde;o autoral de estudantes do ensino fundamental&rdquo; trazem demandas contempor&acirc;neas que vem recebendo grande aten&ccedil;&atilde;o nas salas de aula: interdisciplinaridade, quest&otilde;es sociais, autonomia, produ&ccedil;&atilde;o autoral dos alunos e quebra de cren&ccedil;as.<br />\r\n
                  Por &uacute;ltimo, mas n&atilde;o menos importante, discuss&otilde;es como o papel do orientador na escrita acad&ecirc;mica como em &ldquo;Produ&ccedil;&atilde;o escrita dial&oacute;gica: o bilhete orientador como elemento propulsor para a revis&atilde;o e a reescrita&rdquo; e reflex&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas na escola p&uacute;blica propostas em &ldquo;Ensino de ingl&ecirc;s na escola p&uacute;blica: reflex&otilde;es sobre a problem&aacute;tica do fracasso&rdquo; enriquecem este volume.<br />\r\n
                  Como uma pequena amostra da riqueza que o GT 15: Ensino de L&iacute;nguas levou ao X CONEDU, acreditamos que este livro se apresenta com diferentes e pertinentes pontos de interesse para todos aqueles que se dedicam aos Estudos de L&iacute;nguas, sejam elas adicionais ou primeira l&iacute;ngua. O livro apresenta instigantes di&aacute;logos e experi&ecirc;ncias que podem contribuir para a pr&aacute;tica docente e para pesquisas em andamento na &aacute;rea. Por sua riqueza e diversidade, o livro tamb&eacute;m pode funcionar como pontap&eacute; inicial para investiga&ccedil;&otilde;es e experi&ecirc;ncias pr&aacute;ticas no &acirc;mbito do ensino de l&iacute;nguas.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E MARCELA IOCHEM VALENTE&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANTONIO FERREIRA DA SILVA J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  F&Aacute;TIMA MACHADO<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA<br />\r\n
                  CLAUDIA REBELLO DOS SANTOS<br />\r\n
                  ROBERTA CRISTINA SOL FERNANDES STANKE<br />\r\n
                  ELZA MARIA DUARTE ALVARENGA DE MELLO RIBEIRO<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA PEREIRA B&Eacute;RTOLI<br />\r\n
                  MARCELA IOCHEM VALENTE<br />\r\n
                  MARCELO MARTINS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ea93549bf_24012025163131.pdf"
                "arquivo" => "28012025164007-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:25:39"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:58:05"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 242
                "edicao_id" => 373
                "codigo" => "978-65-5222-014-1"
                "capa" => "679117b36ce60_22012025130715.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  As discuss&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas foram de grande relev&acirc;ncia para o X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o X CONEDU. No GT que tinha como objetivo compreender o ensino de l&iacute;nguas como centro das discuss&otilde;es, com foco no ensino b&aacute;sico por&eacute;m com contribui&ccedil;&otilde;es dos mais diferentes contextos, m&uacute;ltiplas abordagens e experi&ecirc;ncias foram compartilhadas. Visando destacar quest&otilde;es como as habilidades comunicativas, as pol&iacute;ticas de pluralismo lingu&iacute;stico, o curr&iacute;culo e sua rela&ccedil;&atilde;o com o ensino de l&iacute;nguas e pr&aacute;ticas docentes diversas, o GT que deu origem a este livro contou com mais de cem trabalhos submetidos que propiciaram riqu&iacute;ssimas discuss&otilde;es no evento.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Nos dezenove cap&iacute;tulos selecionados pelo evento para compor este livro, temos pertinentes e variadas discuss&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas, partindo dos mais diferentes posicionamentos te&oacute;ricos e abordagens. As reflex&otilde;es e experi&ecirc;ncias pr&aacute;ticas aqui compartilhadas trazem quest&otilde;es como o ensino de L&iacute;nguas para Fins Espec&iacute;ficos, a quest&atilde;o do uso de literatura no ensino de l&iacute;nguas adicionais, a utiliza&ccedil;&atilde;o de m&uacute;sica na sala de aula de l&iacute;nguas adicionais, as diferentes possibilidades apresentadas pela utiliza&ccedil;&atilde;o das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; as TDICs, a utiliza&ccedil;&atilde;o de recursos como as redes sociais Instagram e whatsapp para fins pedag&oacute;gicos, assim como discuss&otilde;es recentes sobre a utiliza&ccedil;&atilde;o do celular em sala de aula. A quest&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva tamb&eacute;m &eacute; um ponto de grande relev&acirc;ncia tratado em alguns dos cap&iacute;tulos aqui apresentados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Em &ldquo;ESP e a consolida&ccedil;&atilde;o da compet&ecirc;ncia leitora em l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de sequ&ecirc;ncia did&aacute;tica para o ensino m&eacute;dio&rdquo; s&atilde;o identificadas as principais dificuldades enfrentadas por alunos do ensino m&eacute;dio no Brasil em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; compreens&atilde;o leitora em l&iacute;ngua inglesa. Destacando a import&acirc;ncia dessa compet&ecirc;ncia para o sucesso em vestibulares e para o acesso ao ensino superior em nosso pa&iacute;s, este cap&iacute;tulo assinala que, apesar dos anos de estudo da l&iacute;ngua na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, os estudantes ainda se mostram despreparados para compreender e interpretar textos de diferentes g&ecirc;neros nesta l&iacute;ngua. Partindo da abordagem LinFE (L&iacute;nguas para Fins Espec&iacute;ficos), referida no texto como ESP (English for Specific Purposes), o objetivo do estudo &eacute; demonstrar, por meio de uma sequ&ecirc;ncia did&aacute;tica, que esta abordagem pode oferecer estrat&eacute;gias para atender &agrave;s necessidades espec&iacute;ficas dos alunos, no que tange a leitura.&nbsp;<br />\r\n
                  No cap&iacute;tulo &ldquo;Conex&atilde;o liter&aacute;ria: um olhar para a experi&ecirc;ncia leitora na escola&rdquo; a pouca aproxima&ccedil;&atilde;o entre os jovens e os livros, dentro e fora da escola &eacute; abordada. Defendendo o acesso ao conhecimento cultural, art&iacute;stico e humano presente nos livros para todos, o cap&iacute;tulo relata uma experi&ecirc;ncia ocorrida no per&iacute;odo da pandemia de Covid-19, que objetivava contribuir para a forma&ccedil;&atilde;o no que diz respeito &agrave; leitura. Atrav&eacute;s da rede social Instagram, os alunos puderam realizar atividades que inclu&iacute;am postagens ligadas as leituras realizadas, o que gerava engajamento e motiva&ccedil;&atilde;o. Ainda relacionado ao ensino de leitura, outros trabalhos que trazem importantes discuss&otilde;es para este livro s&atilde;o: &rdquo;O texto liter&aacute;rio como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento decolonial no ensino de l&iacute;ngua espanhola na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica: um olhar sobre a latinidade&rdquo;, &ldquo;A intertextualidade na leitura de tirinhas&rdquo;, &ldquo;Forma&ccedil;&atilde;o de leitores a partir da literatura afrofuturista: uma perspectiva dial&oacute;gica da linguagem&rdquo; e &ldquo;As rela&ccedil;&otilde;es entre autor e personagem e autorrefer&ecirc;ncia na figura do autor: uma an&aacute;lise de macanudo I&rdquo;. A quest&atilde;o da utiliza&ccedil;&atilde;o de redes sociais como recursos pedag&oacute;gicos tamb&eacute;m &eacute; de grande relev&acirc;ncia nas discuss&otilde;es aqui trazidas e, al&eacute;m da experi&ecirc;ncia com o Instagram anteriormente apontada, temos o trabalho &ldquo;O uso do whatsapp no contexto escolar: novas tecnologias aplicadas ao ensino de l&iacute;ngua inglesa&rdquo;.<br />\r\n
                  Em &ldquo;Uso de TDICs e engajamento na sala de aula de l&iacute;ngua inglesa: uma proposta de produ&ccedil;&atilde;o escrita em uma turma do 9&ordm; ano&rdquo;, s&atilde;o apresentados os resultados de uma interven&ccedil;&atilde;o realizada em uma turma de 9&ordm; ano de l&iacute;ngua inglesa de uma escola p&uacute;blica na zona rural do estado do Rio Grande do Norte. Partindo de uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-a&ccedil;&atilde;o tal como Engel (2000), Allwright (1983 apud Amorim, 2023) e Elliot (1976 apud Silva, 2023), o trabalho busca investigar poss&iacute;veis impactos na motiva&ccedil;&atilde;o e no engajamento dos estudantes a partir da aprendizagem do g&ecirc;nero textual panfleto, na l&iacute;ngua inglesa, por meio da utiliza&ccedil;&atilde;o de TDICs. Ainda sobre g&ecirc;neros textuais, temos o trabalho &ldquo;Os processos referenciais e a constru&ccedil;&atilde;o da orienta&ccedil;&atilde;o argumentativa do texto: an&aacute;lise do g&ecirc;nero artigo de opini&atilde;o&rdquo;. E no que tange engajamento e aspectos emocionais na aprendizagem, temos &ldquo;A gamifica&ccedil;&atilde;o e os aspectos emocionais na aprendizagem de ingl&ecirc;s como l&iacute;ngua estrangeira&rdquo; e &ldquo;O papel da feira de ci&ecirc;ncias no fortalecimento da aprendizagem da l&iacute;ngua inglesa na escola p&uacute;blica&rdquo;.<br />\r\n
                  Partindo de uma proposta de aplica&ccedil;&atilde;o da metodologia ativa, com foco na sala de aula invertida, temos o trabalho &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e inclus&atilde;o no ensino de l&iacute;ngua inglesa: as metodologias ativas em uma turma de ingl&ecirc;s inclusiva&rdquo;. O texto aborda o desafio de se incluir uma aluna surda em uma turma de ouvintes e traz diversas estrat&eacute;gias adotadas nesse contexto, como a redu&ccedil;&atilde;o do n&uacute;mero de alunos nas aulas, o ensino do alfabeto em ASL (American Sign Language), a legendagem das aulas gravadas em ingl&ecirc;s, a utiliza&ccedil;&atilde;o de aplicativos de convers&atilde;o de fala para texto e o uso de lousas individuais para atividades em pares. Ainda com essa abordagem inclusiva para o ensino de l&iacute;nguas, temos os trabalhos &ldquo;Quarentena da Libras: a &quot;espetaculariza&ccedil;&atilde;o&quot; da Libras por meio de registros sinalizados em di&aacute;rio de bordo&rdquo;, &ldquo;EAD e Libras: uma an&aacute;lise do curso &lsquo;introdu&ccedil;&atilde;o &agrave; Libras&rsquo; no portal EV.G&rdquo; e &ldquo;Abril azul: tema transtorno do espectro autista (TEA) em aulas de l&iacute;ngua portuguesa&rdquo;, que trazem discuss&otilde;es relevantes e atuais para o ensino de l&iacute;nguas.<br />\r\n
                  Ademais, quest&otilde;es como a interdisciplinaridade, estere&oacute;tipos sociais e cren&ccedil;as relacionadas ao ensino de l&iacute;nguas s&atilde;o abordados. &nbsp;Trabalhos como &ldquo;As cren&ccedil;as dos alunos do 6&ordm; e 7&ordm; ano a respeito da aprendizagem em l&iacute;ngua espanhola&rdquo; e &ldquo;An&aacute;lise da aprendizagem significativa do conceito de tempo em ingl&ecirc;s: produ&ccedil;&atilde;o autoral de estudantes do ensino fundamental&rdquo; trazem demandas contempor&acirc;neas que vem recebendo grande aten&ccedil;&atilde;o nas salas de aula: interdisciplinaridade, quest&otilde;es sociais, autonomia, produ&ccedil;&atilde;o autoral dos alunos e quebra de cren&ccedil;as.<br />\r\n
                  Por &uacute;ltimo, mas n&atilde;o menos importante, discuss&otilde;es como o papel do orientador na escrita acad&ecirc;mica como em &ldquo;Produ&ccedil;&atilde;o escrita dial&oacute;gica: o bilhete orientador como elemento propulsor para a revis&atilde;o e a reescrita&rdquo; e reflex&otilde;es sobre o ensino de l&iacute;nguas na escola p&uacute;blica propostas em &ldquo;Ensino de ingl&ecirc;s na escola p&uacute;blica: reflex&otilde;es sobre a problem&aacute;tica do fracasso&rdquo; enriquecem este volume.<br />\r\n
                  Como uma pequena amostra da riqueza que o GT 15: Ensino de L&iacute;nguas levou ao X CONEDU, acreditamos que este livro se apresenta com diferentes e pertinentes pontos de interesse para todos aqueles que se dedicam aos Estudos de L&iacute;nguas, sejam elas adicionais ou primeira l&iacute;ngua. O livro apresenta instigantes di&aacute;logos e experi&ecirc;ncias que podem contribuir para a pr&aacute;tica docente e para pesquisas em andamento na &aacute;rea. Por sua riqueza e diversidade, o livro tamb&eacute;m pode funcionar como pontap&eacute; inicial para investiga&ccedil;&otilde;es e experi&ecirc;ncias pr&aacute;ticas no &acirc;mbito do ensino de l&iacute;nguas.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E MARCELA IOCHEM VALENTE&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANTONIO FERREIRA DA SILVA J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  F&Aacute;TIMA MACHADO<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA<br />\r\n
                  CLAUDIA REBELLO DOS SANTOS<br />\r\n
                  ROBERTA CRISTINA SOL FERNANDES STANKE<br />\r\n
                  ELZA MARIA DUARTE ALVARENGA DE MELLO RIBEIRO<br />\r\n
                  EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA PEREIRA B&Eacute;RTOLI<br />\r\n
                  MARCELA IOCHEM VALENTE<br />\r\n
                  MARCELO MARTINS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ea93549bf_24012025163131.pdf"
                "arquivo" => "28012025164007-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:25:39"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:58:05"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A Educação Básica ofertada no período noturno apresenta desafios específicos que impactam na atuação de professores e no desempenho dos alunos. Dessa forma, é essencial a busca por estratégias de ensino que amenizem as dificuldades que surgem no percurso pedagógico e promovam práticas de linguagem relacionadas ao cotidiano dos estudantes que incentivem a reflexão do uso da língua. Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica em aulas de Língua Portuguesa com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do turno noturno de um colégio estadual, no período entre março e abril de 2024. As atividades foram ofertadas em parceria com licenciandos de Língua Portuguesa do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Para desenvolvimento do percurso didático foram considerados alguns aspectos fundamentais sobre o autismo e concepções sobre a importância do estudo do texto juntamente com análise linguística como fundamentos para oferecer aos estudantes a compreensão sobre as possibilidades de uso da linguagem a partir dos princípios de leitura, escrita e produção textual seguindo a orientação curricular vigente. Como resultado é apresentado o percurso didático temático intitulado Vivendo com TEA, composto por ações diversificadas direcionadas para ampliação do conhecimento e impulsionamento à participação cidadã do estudante. A proposta apresenta-se como possibilidade de inspiração, utilização e adaptação de atividades escolares para promover conscientização e debate sobre o convívio com pessoas com transtorno do espectro autista contextualizado com desenvolvimento de conteúdos/habilidades conforme a etapa de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.