Este estudo aborda a importância do professor empregar diferentes abordagens para estimular nos estudantes as diversas formas de aprendizagem de uma língua estrangeira. Diante dessa premissa, questiona-se qual é o papel da imersão cultural na aquisição do conhecimento de uma língua estrangeira. Nesse contexto, a imersão cultural tem se mostrado um poderoso instrumento nesse processo. A pesquisa foi conduzida com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental em 2022, em uma escola pública municipal de Fortaleza, Ceará. Os pesquisadores adotaram uma abordagem centrada na aprendizagem da língua inglesa por meio da imersão cultural. Utilizando uma metodologia qualitativa de pesquisa, foram empregadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A amostra consistiu de quinze participantes que vivenciaram a experiência de intercâmbio cultural em cinco países: Estados Unidos, Canadá, Irlanda, África do Sul e Alemanha. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online do Google Forms, uma vez que os participantes residiam em diferentes cidades, incluindo Fortaleza, Caucaia, Camocim, Maranguape, Goiás, São Paulo e Atlanta. A análise crítica dos dados revela que a pesquisa proporcionou maior autonomia aos participantes, os quais buscaram informações junto aos pesquisados para avaliar se a imersão lhes proporcionou mais oportunidades, além de investigar as principais dificuldades enfrentadas durante esse processo. Além disso, destaca-se a importância da língua inglesa no mundo globalizado e como ela contribui para que os estudantes da escola e da comunidade em geral possam acessar informações disponíveis. Os resultados também indicam que, para a maioria dos participantes, a experiência vivenciada ampliou seu conhecimento de mundo e abriu novas oportunidades dentro do mercado de trabalho, oferecendo perspectivas mais amplas para alcançar seus objetivos. Os entrevistados ressaltaram ainda a importância fundamental de aprender a língua inglesa, independentemente de residir no Brasil, destacando as possibilidades para o desenvolvimento de novos talentos.