Neste artigo investigamos o papel da intertextualidade na leitura de tirinhas, focalizando em sua contribuição para as aulas de Língua Portuguesa. Ancoramos a pesquisa com base nos princípios teórico-metodológicos da Linguística Textual e seus contributos para o ensino, buscando investigar como a intertextualidade pode ampliar a percepção dos discentes sobre os mecanismos linguísticos e visuais presentes nas tirinhas. Para tanto, recorremos aos estudos de Koch e Elias (2006), Cavalcante et al. (2022), Eisner (1995), entre outros. Durante a análise, identificamos a interação entre elementos textuais e visuais, destacando como referências culturais, sociais e literárias se entrelaçam para construção de sentidos das tirinhas. Os resultados preliminares apontam que essas referências desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento de uma prática de leitura capaz de promover a mobilização de saberes. Nesse sentido, o trabalho com a intertextualidade não apenas facilita a compreensão textual, mas também incentiva a busca e conexão com conhecimentos prévios para a compreensão e interpretação das mensagens transmitidas. Nas aulas de Língua Portuguesa, o diálogo intertextual presente nas tirinhas surge como um recurso propício para o contato com diferentes gêneros textuais, sendo capaz de fortalecer a prática de análise crítica e a expansão do repertório linguístico dos estudantes. Portanto, este estudo visa contribuir para a compreensão da intertextualidade nas tirinhas, destacando sua relevância pedagógica no contexto educacional.