Com o advento da globalização, as pessoas ficaram cada vez mais conectadas e a aprendizagem de línguas passou a ocupar uma posição central na sociedade. Por essa razão, existe uma grande discussão acerca de metodologias e ferramentas para o ensino -aprendizagem da Língua Inglesa, tal como a gamificação por sua relevância na educação, como potenciador da motivação e pelos resultados positivos para aprendizagem. Durante a pandemia de COVID-19, as escolas tiveram que adotar o ensino remoto para dar continuidade à educação e a gamificação foi amplamente utilizada para estimular os alunos, os quais passaram a sofrer mais com ansiedade, depressão e desmotivação devido à situação caótica mundial. A gamificação apresenta como benefícios a aplicação de metodologias ativas, por meio de atividades colaborativas e da utilização de características específicas de jogos que promovem participação, além de auxiliar cognitiva e emocionalmente os alunos. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar o uso da gamificação no ensino -aprendizagem de inglês como língua estrangeira e sua relação com aspectos emocionais dos alunos que afetam a sua aprendizagem a partir da revisão bibliográfica de artigos publicados entre 2019 e 2023 que investigam tal relação para auxiliar professores que buscam utilizá-la no ensino básico. Os resultados desse estudo, que faz parte de uma pesquisa em andamento, mostraram que a gamificação desencadeia o aparecimento de emoções positivas nos alunos, afetando sua aprendizagem em diferentes aspectos, tal como a melhora da interação professor -aluno, da assimilação do conteúdo e aumento do seu engajamento na aprendizagem.