LUNA, Thays Dantas De et al.. . Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11905>. Acesso em: 15/11/2024 13:50
Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB Campus III, Subprojeto de Pedagogia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro. Embora o referido subprojeto tenha alçado dois outros anos do ensino fundamental, serão destacadas as atividades desenvolvidas na turma do 5°ano A, que vem favorecer a articulação entre a pesquisa e o ensino objetivando fundamentar e fortalecer a prática docente em toda a sua amplitude, estabelecendo relações entre os saberes teóricos e as práticas por meio da interação entre a escola de educação básica e os graduandos das licenciaturas. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos ao longo da execução do Projeto “Meio Ambiente: Conscientizar para preservar”: pesquisa-ação, pesquisa de campo e bibliográfica. Para fundamentação teórica foram consultados autores tais como: FREIRE (1996); (2005), KENSKI (2007), BARBOSA e HORN (2008) e dentre outros. Tomando como pressuposto as experiências vivenciadas, é possível afirmar que o Subprojeto de Pedagogia contribuiu efetivamente na ação pedagógica profissional dos sujeitos envolvidos com o mesmo, pois contemplou novas metodologias de ensino criativas e diversificadas, sendo atividades atrativas que concentraram a atenção dos alunos. As atividades desenvolvidas proporcionaram problematização no que diz respeito à visão de mundo acerca meio ambiente apresentada pelos alunos envolvidos com o trabalho das bolsistas, tendo em vista a sua intervenção na sociedade.