Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PIBID: A IMPORTÂNCIA DA AULA DE HISTÓRIA, ENQUANTO DISCIPLINA ESCOLAR

Palavra-chaves: PIBID, HISTÓRIA, ENSINO Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo expor as experiências das oficinas do Programa Institucional de Iniciação a docência do curso de história na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho – Guarabira - PB. Buscamos no mesmo mostrar as práticas que foram adotadas para poder desenvolver assim trabalhamos sobre o assunto com os alunos das turmas dos 1° anos. Nosso objetivo foi de observar o olhar dos alunos sobre a disciplina de história, buscamos ver o que eles entendiam sobre o que é história, de acordo com a visão deles, depois de ver o que eles entendiam por história e o que eles achavam enquanto disciplina, mostrando para eles a importância da disciplina. Ao pensar o ensino de história em torno do seu conceito de história, além de mostrar algumas mudanças com o auxilio da historiografia. Deixamos claro que a história vai mostrar o homem no tempo, e as possibilidades de compreensão de pensar o ensino de história, qual história que é ensinada. Mostramos que muitas coisas que acontece na contemporaneidade não é tão novo como eles pensavam, mostramos que para isso esteja acontecendo é fruto de algo que aconteceu no passado e que acarretou para vir ser visto hoje, ou seja a história não só trata do passado, assim como alguns falaram. Para poder compreender, mas que o passado seja o caminho para a compreensão das histórias. Nesse sentido, para tal pretensão, nos valemos de uma pesquisa bibliográfica, que nos proporcionou um apoio teórico, para a realização das oficinas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.