CULTURA CIGANA: A LITERATURA COMO CAMINHO PARA SE ABORDAR A DIVERSIDADE CULTURAL E ÉTNICA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11621 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 295 "titulo" => "CULTURA CIGANA: A LITERATURA COMO CAMINHO PARA SE ABORDAR A DIVERSIDADE CULTURAL E ÉTNICA" "resumo" => """ O nosso trabalho abordará os resultados obtidos através da execução de uma sequência\r\n \r\n didática sobre a cultura cigana, desenvolvida pelo projeto CLIC, que faz parte do Programa \r\n \r\n Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-LETRA/UEPB), realizado na Escola Estadual \r\n \r\n de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, para educandos do Ensino Médio. Essa \r\n \r\n prática teve por objetivo desmistificar os preconceitos sofridos pelo grupo étnico cigano, de maneira a \r\n \r\n instigar os discentes a desenvolverem uma postura crítica e reflexiva por meio de práticas sociais e da \r\n \r\n leitura literária de gêneros textuais diversos, bem como colocá-los em contato com outra cultura, \r\n \r\n fazendo uso da literatura. Sob a perspectiva do letramento literário, buscamos conscientizar os \r\n \r\n educandos a respeito da cultura cigana, que, por questões históricas, sofre preconceito até os dias \r\n \r\n atuais, assim a cultura cigana foi trabalhada de modo a se evitar que fosse vista como algo exótico. \r\n \r\n Para evidenciar o trabalho com a cultura cigana, buscamos as contribuições dos documentos oficiais e \r\n \r\n de outros aportes teóricos, tais como: Cândido e Soares, que abordam que o ensino aplicado deve \r\n \r\n proporcionar o contato efetivo pelos educandos com as práticas sociais de escrita, leitura e oralidade \r\n \r\n atreladas aos estudos literários. Assim, os resultados obtidos com essa metodologia contemplaram o \r\n \r\n (re) conhecimento e a valorização da diversidade cultural e étnica, o desenvolvimento do senso crítico, \r\n \r\n bem como a ampliação do horizonte de expectativas. Portanto, a utilização dessa prática na aula de \r\n \r\n literatura favoreceu a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e \r\n \r\n atrativo aos alunos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PIBID, LITERATURA, DIVERSIDADE CULTURAL E ÉTNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID295_28062015223356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA SILVA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA JESUS" "autor_email" => "sandracariocacarpediem@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11621 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 295 "titulo" => "CULTURA CIGANA: A LITERATURA COMO CAMINHO PARA SE ABORDAR A DIVERSIDADE CULTURAL E ÉTNICA" "resumo" => """ O nosso trabalho abordará os resultados obtidos através da execução de uma sequência\r\n \r\n didática sobre a cultura cigana, desenvolvida pelo projeto CLIC, que faz parte do Programa \r\n \r\n Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-LETRA/UEPB), realizado na Escola Estadual \r\n \r\n de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, para educandos do Ensino Médio. Essa \r\n \r\n prática teve por objetivo desmistificar os preconceitos sofridos pelo grupo étnico cigano, de maneira a \r\n \r\n instigar os discentes a desenvolverem uma postura crítica e reflexiva por meio de práticas sociais e da \r\n \r\n leitura literária de gêneros textuais diversos, bem como colocá-los em contato com outra cultura, \r\n \r\n fazendo uso da literatura. Sob a perspectiva do letramento literário, buscamos conscientizar os \r\n \r\n educandos a respeito da cultura cigana, que, por questões históricas, sofre preconceito até os dias \r\n \r\n atuais, assim a cultura cigana foi trabalhada de modo a se evitar que fosse vista como algo exótico. \r\n \r\n Para evidenciar o trabalho com a cultura cigana, buscamos as contribuições dos documentos oficiais e \r\n \r\n de outros aportes teóricos, tais como: Cândido e Soares, que abordam que o ensino aplicado deve \r\n \r\n proporcionar o contato efetivo pelos educandos com as práticas sociais de escrita, leitura e oralidade \r\n \r\n atreladas aos estudos literários. Assim, os resultados obtidos com essa metodologia contemplaram o \r\n \r\n (re) conhecimento e a valorização da diversidade cultural e étnica, o desenvolvimento do senso crítico, \r\n \r\n bem como a ampliação do horizonte de expectativas. Portanto, a utilização dessa prática na aula de \r\n \r\n literatura favoreceu a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e \r\n \r\n atrativo aos alunos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PIBID, LITERATURA, DIVERSIDADE CULTURAL E ÉTNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID295_28062015223356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA SILVA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA JESUS" "autor_email" => "sandracariocacarpediem@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }