Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CULTURA CIGANA: A LITERATURA COMO CAMINHO PARA SE ABORDAR A DIVERSIDADE CULTURAL E ÉTNICA

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      Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-LETRA/UEPB), realizado na Escola Estadual \r\n
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O nosso trabalho abordará os resultados obtidos através da execução de uma sequência didática sobre a cultura cigana, desenvolvida pelo projeto CLIC, que faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-LETRA/UEPB), realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, para educandos do Ensino Médio. Essa prática teve por objetivo desmistificar os preconceitos sofridos pelo grupo étnico cigano, de maneira a instigar os discentes a desenvolverem uma postura crítica e reflexiva por meio de práticas sociais e da leitura literária de gêneros textuais diversos, bem como colocá-los em contato com outra cultura, fazendo uso da literatura. Sob a perspectiva do letramento literário, buscamos conscientizar os educandos a respeito da cultura cigana, que, por questões históricas, sofre preconceito até os dias atuais, assim a cultura cigana foi trabalhada de modo a se evitar que fosse vista como algo exótico. Para evidenciar o trabalho com a cultura cigana, buscamos as contribuições dos documentos oficiais e de outros aportes teóricos, tais como: Cândido e Soares, que abordam que o ensino aplicado deve proporcionar o contato efetivo pelos educandos com as práticas sociais de escrita, leitura e oralidade atreladas aos estudos literários. Assim, os resultados obtidos com essa metodologia contemplaram o (re) conhecimento e a valorização da diversidade cultural e étnica, o desenvolvimento do senso crítico, bem como a ampliação do horizonte de expectativas. Portanto, a utilização dessa prática na aula de literatura favoreceu a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e atrativo aos alunos.

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