Este trabalho analisa a implementação do projeto de intervenção no âmbito das ações do Subprojeto Geografia, PIBID/CAPES/UEPB, realizado na E.E.E.F.M. São Sebastião, Campina Grande-PB, buscando superar o problema vivenciado no ensino de Geografia, realizado nos moldes tradicionais, que reflete no repúdio dos alunos pela disciplina, haja vista a aprendizagem ser avaliada com base na memorização e não representar um real significado para os alunos. Para a superação deste entrave, a abordagem do conteúdo relevo através das categorias geográficas de lugar e paisagem, representa a possibilidade de articular os fenômenos físicos e sociais que compõem o espaço geográfico, tendo como princípio o espaço vivido e visualizado pelo aluno. Mediante o exposto, a intervenção na abordagem do relevo tem como objetivos que o aluno compreenda que reside sobre uma determinada unidade geomorfológica, composta de formas apropriadas na sua vivência cotidiana; almeja também a formação de uma compreensão dos fenômenos espaciais, aproximando o saber geográfico da realidade do aluno, tornando clara a sua importância e favorecendo a sua apropriação; e, por fim, busca-se contribuir com a formação cidadã crítica, participativa e responsável dos alunos. A intervenção considera a realidade da turma e a concepção que os alunos apresentam da Geografia, obtidas a partir das observações e o diagnóstico em forma de um questionário efetuado. Com isso, no ensino do relevo vem sendo abordadas as microformas, sendo estas os divisores de drenagem, encostas e vales, percebidas no lugar e na paisagem pelos alunos, para posteriormente ampliar a escala de abordagem, que se apresenta de forma mais abstrata, visando tornar o aluno agente participativo na construção do conhecimento. Neste sentido, a pesquisa desenvolveu-se em uma perspectiva qualitativa. Espera-se a mudança da visão que os alunos apresentam da Geografia, e esta como possibilidade para compreender sua própria realidade de forma totalizadora dos componentes que a influenciam, para nela atuar de forma consciente.