RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS ELABORADAS NA ESCOLA NO ÂMBITO DO PIBID/UEPB
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11858 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 250 "inscrito_id" => 664 "titulo" => "RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS ELABORADAS NA ESCOLA NO ÂMBITO DO PIBID/UEPB" "resumo" => "Resumo: A prática docente tem grande importância no processo de ensino e aprendizagem e pode contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento cognitivo, humano e social do educando. O objetivo desse artigo é compartilhar a experiência de professores supervisores do subprojeto de Biologia tecendo reflexões acerca das contribuições para a ressignificação da prática docente. Trata-se de um estudo descritivo considerando as experiências vivenciadas na E. E. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro e na E.E.E.M.P. Dr, Elpídio de Almeida no âmbito do Pibid/UEPB/CAPES, no que se refere à organização da ação pedagógica. A metodologia consistiu num levantamento sobre as estratégias pedagógicas mais utilizadas pelos licenciandos bolsistas em suas intervenções didáticas; na análise relacionada à potencialidade das estratégias escolhidas; e por fim numa reflexão por parte dos professores supervisores sobre as contribuições, advindas da coparticipação na elaboração de estratégias pedagógicas, para o redimensionamento da sua prática pedagógica. Foi identificado que a roda de discussão, a atividade prática e o jogo didático constituem as estratégias pedagógicas comumente utilizadas. Acredita-se, portanto que a coparticipação no processo de definição, elaboração e efetivação dessas estratégias pedagógicas favoreceu a superação da rotina das aulas convencionas; o desenvolvimento de saberes pedagógicos e saberes da experiência; a aquisição de novos conhecimentos promovendo a ressignificação da prática pedagógica na escola; e o desenvolvimento da atitude de pesquisador da educação no âmbito do cotidiano da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA, PROFESSORES SUPERVISORES, RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, PIBID." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID664_01072015172943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EVANIZE" "autor_email" => "nizecr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11858 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 250 "inscrito_id" => 664 "titulo" => "RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS ELABORADAS NA ESCOLA NO ÂMBITO DO PIBID/UEPB" "resumo" => "Resumo: A prática docente tem grande importância no processo de ensino e aprendizagem e pode contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento cognitivo, humano e social do educando. O objetivo desse artigo é compartilhar a experiência de professores supervisores do subprojeto de Biologia tecendo reflexões acerca das contribuições para a ressignificação da prática docente. Trata-se de um estudo descritivo considerando as experiências vivenciadas na E. E. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro e na E.E.E.M.P. Dr, Elpídio de Almeida no âmbito do Pibid/UEPB/CAPES, no que se refere à organização da ação pedagógica. A metodologia consistiu num levantamento sobre as estratégias pedagógicas mais utilizadas pelos licenciandos bolsistas em suas intervenções didáticas; na análise relacionada à potencialidade das estratégias escolhidas; e por fim numa reflexão por parte dos professores supervisores sobre as contribuições, advindas da coparticipação na elaboração de estratégias pedagógicas, para o redimensionamento da sua prática pedagógica. Foi identificado que a roda de discussão, a atividade prática e o jogo didático constituem as estratégias pedagógicas comumente utilizadas. Acredita-se, portanto que a coparticipação no processo de definição, elaboração e efetivação dessas estratégias pedagógicas favoreceu a superação da rotina das aulas convencionas; o desenvolvimento de saberes pedagógicos e saberes da experiência; a aquisição de novos conhecimentos promovendo a ressignificação da prática pedagógica na escola; e o desenvolvimento da atitude de pesquisador da educação no âmbito do cotidiano da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA, PROFESSORES SUPERVISORES, RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, PIBID." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID664_01072015172943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EVANIZE" "autor_email" => "nizecr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }