ENSINANDO E APRENDENDO FÍSICA ATRAVÉS DE JOGOS: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELO PIBID
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11650 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 492 "titulo" => "ENSINANDO E APRENDENDO FÍSICA ATRAVÉS DE JOGOS: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELO PIBID" "resumo" => "No presente trabalho apresentamos um relato de experiências vivenciadas pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus VII, na Escola Estadual Auzanir Lacerda município de Patos - PB, nas turmas A, B, C e D, 1º Ano do Ensino Médio. Trata-se de um jogo de tabuleiro confeccionado pela equipe PIBID como proposta diferenciada no Ensino de Física, utilizando perguntas e respostas referentes ao conteúdo trabalhado na aula (vídeo com a vida e obra de Galileu Galilei). Nessa atividade objetivamos motivar o aluno a uma aprendizagem significativa da física, mostrando que esta é uma ciência presente no seu cotidiano e que existem diferentes formas de ensiná-la e aprendê-la. A intenção é explorar suas habilidades e competências desenvolvendo o raciocínio lógico, criatividade, imaginação, interpretação, levantamento de hipóteses a novas situações que acontecem durante o jogo, estimulando também o trabalho em equipe e mostrando a importância de estudar e aprender Física. Para a avaliação do desempenho e aprendizado dos alunos durante a prática, optou-se pela análise qualitativa, observando a participação e o envolvimento dos mesmos na prática desenvolvida. Vimos que levar a esses alunos uma atividade diferenciada e dinâmica para a sala de aula se faz necessário, uma vez que, podemos observar a partir das imagens e do relato apresentado que os estudantes interagiram de maneira significativa na aula de Física, favorecendo assim o processo de ensino-aprendizagem dessa ciência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, JOGO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA4_ID492_26072015204612.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE MARQUES" "autor_email" => "marquesfisica13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11650 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 492 "titulo" => "ENSINANDO E APRENDENDO FÍSICA ATRAVÉS DE JOGOS: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELO PIBID" "resumo" => "No presente trabalho apresentamos um relato de experiências vivenciadas pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus VII, na Escola Estadual Auzanir Lacerda município de Patos - PB, nas turmas A, B, C e D, 1º Ano do Ensino Médio. Trata-se de um jogo de tabuleiro confeccionado pela equipe PIBID como proposta diferenciada no Ensino de Física, utilizando perguntas e respostas referentes ao conteúdo trabalhado na aula (vídeo com a vida e obra de Galileu Galilei). Nessa atividade objetivamos motivar o aluno a uma aprendizagem significativa da física, mostrando que esta é uma ciência presente no seu cotidiano e que existem diferentes formas de ensiná-la e aprendê-la. A intenção é explorar suas habilidades e competências desenvolvendo o raciocínio lógico, criatividade, imaginação, interpretação, levantamento de hipóteses a novas situações que acontecem durante o jogo, estimulando também o trabalho em equipe e mostrando a importância de estudar e aprender Física. Para a avaliação do desempenho e aprendizado dos alunos durante a prática, optou-se pela análise qualitativa, observando a participação e o envolvimento dos mesmos na prática desenvolvida. Vimos que levar a esses alunos uma atividade diferenciada e dinâmica para a sala de aula se faz necessário, uma vez que, podemos observar a partir das imagens e do relato apresentado que os estudantes interagiram de maneira significativa na aula de Física, favorecendo assim o processo de ensino-aprendizagem dessa ciência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, JOGO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA4_ID492_26072015204612.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE MARQUES" "autor_email" => "marquesfisica13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }