NOSTALGIA PARATÓPICA EM CRÔNICAS ANACRÔNICAS: A SAUDADE DO FUTEBOL DE OUTRORA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119048 "edicao_id" => 366 "trabalho_id" => 5229 "inscrito_id" => 15410 "titulo" => "NOSTALGIA PARATÓPICA EM CRÔNICAS ANACRÔNICAS: A SAUDADE DO FUTEBOL DE OUTRORA" "resumo" => "A crônica surge no Brasil na segunda metade do século XIX como folhetim no rodapé dos jornais. O futebol começa a receber maior cobertura da imprensa no país com a realização do Campeonato Sul-Americano de Futebol realizado no Brasil em 1919. As crônicas, em específico as de futebol, ganham espaço na imprensa do Rio de Janeiro a partir da profissionalização do futebol na então capital da República em 1939. A crônica de futebol adquire papel fundamental na difusão do esporte que se tornaria o mais popular do país e passa então a desempenhar uma função significativa na interseção entre Jornalismo e Literatura. Neste artigo, vamos apresentar a crônica de futebol como gênero, a princípio jornalístico e, posteriormente, literário, tendo em vista que os textos dos cronistas de futebol, publicados em jornais, ganharam antologias que transformaram os cronistas de futebol em escritores. A partir da concepção da paratopia do autor teorizada pelo analista do discurso francês Dominique Maingueneau, estudamos nesta pesquisa os textos de cronistas de futebol, em especial do município de Campos dos Goytacazes-RJ, a citar do jornalista e escritor campista Péris Ribeiro, autor de uma das primeiras biografias de jogador de futebol no Brasil, o livro Didi: O Gênio da Folha Seca, que teve sua primeira edição publicada em 1993. Analisamos a linguagem anacrônica utilizada por estes cronistas de futebol, que recorrem com frequência ao passado como se estivessem deslocados do tempo em que vivem. Eles têm seus discursos saudosistas analisados dentro de seus contextos histórico, político, ideológico, social e cultural, sendo consubstanciados na Análise do Discurso Francesa, no campo literário e na ideia de paratopia temporal em Maingueneau (2005). Entre os resultados esperados, objetivamos a aplicação em sala de aula de uma sequência didática do gênero textual crônica de futebol com alunos de ensino médio." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15410_TB5229_27102024203622.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:05:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY BARBOSA MACHADO" "autor_nome_curto" => "Wesley Machado" "autor_email" => "202314120022@pq.uenf.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119048 "edicao_id" => 366 "trabalho_id" => 5229 "inscrito_id" => 15410 "titulo" => "NOSTALGIA PARATÓPICA EM CRÔNICAS ANACRÔNICAS: A SAUDADE DO FUTEBOL DE OUTRORA" "resumo" => "A crônica surge no Brasil na segunda metade do século XIX como folhetim no rodapé dos jornais. O futebol começa a receber maior cobertura da imprensa no país com a realização do Campeonato Sul-Americano de Futebol realizado no Brasil em 1919. As crônicas, em específico as de futebol, ganham espaço na imprensa do Rio de Janeiro a partir da profissionalização do futebol na então capital da República em 1939. A crônica de futebol adquire papel fundamental na difusão do esporte que se tornaria o mais popular do país e passa então a desempenhar uma função significativa na interseção entre Jornalismo e Literatura. Neste artigo, vamos apresentar a crônica de futebol como gênero, a princípio jornalístico e, posteriormente, literário, tendo em vista que os textos dos cronistas de futebol, publicados em jornais, ganharam antologias que transformaram os cronistas de futebol em escritores. A partir da concepção da paratopia do autor teorizada pelo analista do discurso francês Dominique Maingueneau, estudamos nesta pesquisa os textos de cronistas de futebol, em especial do município de Campos dos Goytacazes-RJ, a citar do jornalista e escritor campista Péris Ribeiro, autor de uma das primeiras biografias de jogador de futebol no Brasil, o livro Didi: O Gênio da Folha Seca, que teve sua primeira edição publicada em 1993. Analisamos a linguagem anacrônica utilizada por estes cronistas de futebol, que recorrem com frequência ao passado como se estivessem deslocados do tempo em que vivem. Eles têm seus discursos saudosistas analisados dentro de seus contextos histórico, político, ideológico, social e cultural, sendo consubstanciados na Análise do Discurso Francesa, no campo literário e na ideia de paratopia temporal em Maingueneau (2005). Entre os resultados esperados, objetivamos a aplicação em sala de aula de uma sequência didática do gênero textual crônica de futebol com alunos de ensino médio." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15410_TB5229_27102024203622.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:05:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY BARBOSA MACHADO" "autor_nome_curto" => "Wesley Machado" "autor_email" => "202314120022@pq.uenf.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 366 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "logo" => null "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 366 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "logo" => null "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 235 "edicao_id" => 366 "codigo" => "978-65-5222-028-8" "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n Prezados leitores,<br />\r\n <br />\r\n Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho “Linguagens, Letramento e Alfabetização” do X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta coletânea reúne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interseção linguagem e educação, a partir de discussões teóricas e práticas.<br />\r\n Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educação infantil ao ambiente universitário, ampliando a compreensão dos fenômenos de letramento e alfabetização para além das abordagens tradicionais. A discussão empreendida sobre letramento(s), por exemplo, não se limita à capacidade de leitura e escrita, mas abrange as práticas sociais de fala, leitura, escrita, que se dão em múltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n São foco das discussões, entre outras temáticas, o ensino de línguas em relação com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento literário, a multimodalidade, a inclusão, a gamificação, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, vários dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequências didáticas) que buscam uma conexão mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e críticas (como o uso da música, da cultura popular, do digital, de memórias e das histórias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n Os artigos deste e-book são, portanto, um convite para repensar as práticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifestações, são protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade. <br />\r\n A coordenação do Grupo de Trabalho “Linguagens, Letramento e Alfabetização” espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetização como processos dinâmicos, transformadores e essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => """ <br />\r\n """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS """ "conselho_editorial" => """ IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS-MARQUES<br />\r\n JÚLIO CÉZAR DANTAS DE ARAÚJO JÚLIO ARAÚJO<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n JOSÉ HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO<br />\r\n ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf" "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 235 "edicao_id" => 366 "codigo" => "978-65-5222-028-8" "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n Prezados leitores,<br />\r\n <br />\r\n Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho “Linguagens, Letramento e Alfabetização” do X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta coletânea reúne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interseção linguagem e educação, a partir de discussões teóricas e práticas.<br />\r\n Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educação infantil ao ambiente universitário, ampliando a compreensão dos fenômenos de letramento e alfabetização para além das abordagens tradicionais. A discussão empreendida sobre letramento(s), por exemplo, não se limita à capacidade de leitura e escrita, mas abrange as práticas sociais de fala, leitura, escrita, que se dão em múltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n São foco das discussões, entre outras temáticas, o ensino de línguas em relação com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento literário, a multimodalidade, a inclusão, a gamificação, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, vários dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequências didáticas) que buscam uma conexão mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e críticas (como o uso da música, da cultura popular, do digital, de memórias e das histórias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n Os artigos deste e-book são, portanto, um convite para repensar as práticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifestações, são protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade. <br />\r\n A coordenação do Grupo de Trabalho “Linguagens, Letramento e Alfabetização” espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetização como processos dinâmicos, transformadores e essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => """ <br />\r\n """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS """ "conselho_editorial" => """ IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS-MARQUES<br />\r\n JÚLIO CÉZAR DANTAS DE ARAÚJO JÚLIO ARAÚJO<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n JOSÉ HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO<br />\r\n ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf" "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }