O Escape Room trata-se de uma experiência de jogo que incita os participantes a tentarem sair de uma sala onde se encontram fechados e, para isso, devem superar um conjunto variado de desafios para conseguirem escapar em um tempo determinado. Tal estratégia vem sendo adaptada ao contexto educacional, em diferentes áreas de ensino, para fomentar uma aprendizagem lúdica e instigante. Nesse sentido, visando realizar uma experiência de leitura literária significativa com o romance Torto arado (2019), de Itamar Vieira Júnior, foi desenvolvido um Escape Room Literário pelos alunos do 3º ano do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Assim, os desafios propostos no jogo compreenderam representações das leituras feitas pelos discentes sobre a prosa lida a partir de aspectos importantes destacados no texto. Diante disso, o objetivo desta escrita é analisar o diálogo entre a metodologia do Escape Room aplicada ao cenário de sala em aula em foco e a leitura do romance Torto arado pelos estudantes, tendo como base o paradigma teórico e metodológico do letramento literário. Serão observados os resultados alcançados com a atividade, as correlações construídas entre o universo do romance e aquele que foi representado por meio do Escape Room, bem como as dificuldades vivenciadas no processo com o propósito de buscar entender se tal estratégia seria válida para o fomento da educação literária no contexto do Ensino Médio. Para tanto, entre as respostas conseguidas com a implementação de tal estratégia, encontram-se o protagonismo discente, o desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas e a percepção de imersão no mundo do romance, aspectos avaliados a partir da aplicação de um formulário com os alunos participantes da atividade.