Este artigo tem como objeto um relato de experiência com a leitura literária numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública Municipal do interior cearense. Como objetivo geral, pretendemos analisar a leitura literária como estratégia para a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos, como objetivos específicos: discutir sobre a leitura e as concepções de leitor nos documentos parametrizadores do ensino; corroborar, por meio de relato de experiência, apresentado e discutido à luz da teoria pertinente, como a leitura literária pode ser tomada como estratégia significativa para a formação de leitores nos anos iniciais. A experiência relatada apresenta, de forma descritiva, como a professora regente de sala trabalha com a Coleção PAIC Prosa e Poesia, dentro da rotina pedagógica do Paic Integral, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas municipais de Acopiara, estado do Ceará. A análise da experiência é feita por meio de uma abordagem qualitativa, embasando-a à luz de teóricos como Solé (1998), Maia (2007), Base Nacional Comum Curricular (2018), Cosson e Lucena (2022), entre outros autores que têm estudos publicados pertinentes à temática. Como resultados, apontamos que a vivência dessa experiência nos trouxe reflexões que permitem constatar o poder que o texto literário tem de encantar as crianças, inseri-las no mundo da fantasia, permiti-las se identificarem com personagens das histórias, ao mesmo tempo que ampliam seu vocabulário e sua bagagem de conhecimentos acerca da língua e da forma como os textos são construídos.