A literatura de cordel se configura como um instrumento de resistência social através da arte e tradições populares representadas pelos poetas cordelistas, que coloca a poesia como um viés social através de sua arte e seus poemas. Essa literatura pode ser inserida e trabalhada em diversos contextos, como na educação, podendo ser utilizado como instrumento de ensino-aprendizagem, abordando diversos assuntos em sala de aula, como a literatura, cultura, identidade, saúde, dentre outros. O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar a utilização da literatura de cordel no contexto escolar como instrumento pedagógico em sala de aula. Justifica-se pela necessidade de compreender e valorizar essa literatura como arte e instrumento pedagógico. A metodologia se fundamenta como bibliográfica a partir da análise dos teóricos HAURÉLIO (2013), MARINHO E PINHEIRO (2012), LUYTEN (1983), dentre outros. Espera-se que este trabalho forneça percepções importantes sobre a integração da literatura de cordel no contexto educacional, evidenciando seu potencial para estimular o interesse pela leitura, promover a valorização da cultura brasileira e aprimorar as habilidades linguísticas dos estudantes