Observamos que muitos adolescentes e jovens enfrentam desafios ao lidar com sua própria sexualidade, resultando em relacionamentos abusivos, gravidez indesejada e doenças contagiosas. Essa realidade reflete a inadequação, superficialidade e fragmentação da educação sexual atual. Nas escolas, a maioria das iniciativas ainda se concentra em abordagens biológicas e científicas do corpo humano, frequentemente ocorrendo de maneira esporádica e sem um planejamento consistente. Nesse contexto, este estudo buscou implementar e analisar estratégias metodológicas na abordagem da educação sexual para capacitar adolescentes a vivenciarem uma sexualidade saudável e responsável. Trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, com caráter descritivo. O estudo foi realizado de março a dezembro de 2023 durante as aulas da disciplina Eletiva. Envolveu 44 estudantes da 1° e 2° série do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Cajazeiras-PB, com idades entre 15 e 21 anos. A coleta de dados, realizada através de questionários mistos, observação participante e anotações sistematizadas, foi analisada utilizando a técnica de análise de conteúdo. As etapas da pesquisa incluíram: curadoria de conteúdos e estratégias metodológicas; avaliação diagnóstica; elaboração do projeto de intervenção; encontros semanais com abordagem de temas através de metodologias ativas; avaliação das atividades; e produção de um mapa de atividades. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes não havia participado de projetos de educação sexual anteriormente (53%), não conversava sobre sexo com os pais (61%) e já havia se colocado em situações de risco. Apesar do constrangimento inicial ao tratar de questões sexuais, os estudantes demonstraram interesse e engajamento nas atividades propostas. A percepção de 86% dos participantes indicou que as estratégias implementadas foram eficazes, fortalecendo conhecimentos e habilidades, sendo recomendadas para se trabalhar com adolescentes. Este estudo destaca a importância de abordagens ativas na educação sexual, fornecendo insights valiosos para futuras intervenções educacionais.