O círculo de leitura é um espaço de aprendizagem enriquecido pela troca de experiências, debates e reflexões para aprofundar conhecimentos sobre a temática abordada. Este trabalho é uma consequência de uma experiência vivenciada no componente curricular “Gênero e diversidade sexual” em uma escola de tempo integral do ensino médio na cidade do Icó – Ceará. Tal relato tem como objetivo traçar reflexões em torno da leitura de alguns artigos que compõe o livro “Mulheres na ciência: Diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na universidade” utilizando o círculo de leitura como ferramenta pedagógica. Para este fim, neste relato de experiência, descreveremos a metodologia empregada, abordando as discussões realizadas nos encontros ocorridos de março a junho, envolvendo 25 estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio. Os encontros promoviam colaboração e partilha de conhecimentos, com revisão de temas anteriores e discussão de novos tópicos para estimular debates e reflexões. Os/As estudantes foram incentivados/as a participar ativamente, expressando suas opiniões e compartilhando experiências pessoais relacionadas aos temas discutidos, para garantir a participação de todos/as e enriquecer o aprendizado coletivo. Os feedbacks dos/as estudantes foram coletados regularmente por meio de questionários anônimos, permitindo ajustes contínuos na metodologia para atender melhor às necessidades do grupo. Os resultados das discussões foram compilados e analisados, evidenciando um aumento significativo no engajamento e na compreensão dos temas propostos. Por fim, concluímos que o círculo de leitura é uma ferramenta metodológica que pode ser aplicado em qualquer temática e como consequência percebemos uma elevação no interesse as discussões que envolviam gênero e diversidade sexual no espaço escolar. Esperamos que esta experiência possa servir de modelo para futuras iniciativas educacionais, promovendo um ensino mais dinâmico e inclusivo, além do pensamento crítico dos/as estudantes.