Artigo CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-027-1

CÍRCULO DE LEITURA NA FORMAÇÃO DISCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119025
    "edicao_id" => 365
    "trabalho_id" => 6604
    "inscrito_id" => 17314
    "titulo" => "CÍRCULO DE LEITURA NA FORMAÇÃO DISCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O círculo de leitura é um espaço de aprendizagem enriquecido pela troca de experiências, debates e reflexões para aprofundar conhecimentos sobre a temática abordada. Este trabalho é uma consequência de uma experiência vivenciada no componente curricular “Gênero e diversidade sexual” em uma escola de tempo integral do ensino médio na cidade do Icó – Ceará. Tal relato tem como objetivo traçar reflexões em torno da leitura de alguns artigos que compõe o livro “Mulheres na ciência: Diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na universidade” utilizando o círculo de leitura como ferramenta pedagógica. Para este fim, neste relato de experiência, descreveremos a metodologia empregada, abordando as discussões realizadas nos encontros ocorridos de março a junho, envolvendo 25 estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio. Os encontros promoviam colaboração e partilha de conhecimentos, com revisão de temas anteriores e discussão de novos tópicos para estimular debates e reflexões. Os/As estudantes foram incentivados/as a participar ativamente, expressando suas opiniões e compartilhando experiências pessoais relacionadas aos temas discutidos, para garantir a participação de todos/as e enriquecer o aprendizado coletivo. Os feedbacks dos/as estudantes foram coletados regularmente por meio de questionários anônimos, permitindo ajustes contínuos na metodologia para atender melhor às necessidades do grupo. Os resultados das discussões foram compilados e analisados, evidenciando um aumento significativo no engajamento e na compreensão dos temas propostos. Por fim, concluímos que o círculo de leitura é uma ferramenta metodológica que pode ser aplicado em qualquer temática e como consequência percebemos uma elevação no interesse as discussões que envolviam gênero e diversidade sexual no espaço escolar. Esperamos que esta experiência possa servir de modelo para futuras iniciativas educacionais, promovendo um ensino mais dinâmico e inclusivo, além do pensamento crítico dos/as estudantes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID17314_TB6604_27102024180556.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:02:58"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIOGO TAVARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DIOGO TAVARES"
    "autor_email" => "prof.diogotav@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT7"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103a2a8ca3_22012025114138.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:39:34"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119025
    "edicao_id" => 365
    "trabalho_id" => 6604
    "inscrito_id" => 17314
    "titulo" => "CÍRCULO DE LEITURA NA FORMAÇÃO DISCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O círculo de leitura é um espaço de aprendizagem enriquecido pela troca de experiências, debates e reflexões para aprofundar conhecimentos sobre a temática abordada. Este trabalho é uma consequência de uma experiência vivenciada no componente curricular “Gênero e diversidade sexual” em uma escola de tempo integral do ensino médio na cidade do Icó – Ceará. Tal relato tem como objetivo traçar reflexões em torno da leitura de alguns artigos que compõe o livro “Mulheres na ciência: Diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na universidade” utilizando o círculo de leitura como ferramenta pedagógica. Para este fim, neste relato de experiência, descreveremos a metodologia empregada, abordando as discussões realizadas nos encontros ocorridos de março a junho, envolvendo 25 estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio. Os encontros promoviam colaboração e partilha de conhecimentos, com revisão de temas anteriores e discussão de novos tópicos para estimular debates e reflexões. Os/As estudantes foram incentivados/as a participar ativamente, expressando suas opiniões e compartilhando experiências pessoais relacionadas aos temas discutidos, para garantir a participação de todos/as e enriquecer o aprendizado coletivo. Os feedbacks dos/as estudantes foram coletados regularmente por meio de questionários anônimos, permitindo ajustes contínuos na metodologia para atender melhor às necessidades do grupo. Os resultados das discussões foram compilados e analisados, evidenciando um aumento significativo no engajamento e na compreensão dos temas propostos. Por fim, concluímos que o círculo de leitura é uma ferramenta metodológica que pode ser aplicado em qualquer temática e como consequência percebemos uma elevação no interesse as discussões que envolviam gênero e diversidade sexual no espaço escolar. Esperamos que esta experiência possa servir de modelo para futuras iniciativas educacionais, promovendo um ensino mais dinâmico e inclusivo, além do pensamento crítico dos/as estudantes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID17314_TB6604_27102024180556.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:02:58"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIOGO TAVARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DIOGO TAVARES"
    "autor_email" => "prof.diogotav@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT7"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103a2a8ca3_22012025114138.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:39:34"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 365
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT7"
        "logo" => null
        "capa" => "679103a2a8ca3_22012025114138.jpg"
        "timbrado" => "679103a2aa24d_22012025114138.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:39:34"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 365
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT7"
        "logo" => null
        "capa" => "679103a2a8ca3_22012025114138.jpg"
        "timbrado" => "679103a2aa24d_22012025114138.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:39:34"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 234
                "edicao_id" => 365
                "codigo" => "978-65-5222-027-1"
                "capa" => "679103a2adbd5_22012025114138.png"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Embora falar de g&ecirc;nero e sexualidade na escola seja muitas vezes percebido como um tabu, a escola fala sobre g&ecirc;nero e sexualidade o tempo inteiro: nas performances de masculinidades tantas vezes agressivas e opressoras adotadas por muitos rapazes; nas diversas formas de silenciamento e constrangimento impetradas &agrave;quelas pessoas que n&atilde;o se adequam &agrave;s normas de g&ecirc;nero e sexualidade vigentes; nas formas espec&iacute;ficas de discrimina&ccedil;&atilde;o que se escondem sob o vasto guarda-chuva do bullying; nas interdi&ccedil;&otilde;es por g&ecirc;nero em detereminadas atividades (como o futebol para meninas e mulheres) e &aacute;reas de conhecimento (como as ci&ecirc;ncias exatas para meninas e mulheres); nos entraves enfrentados por mulheres m&atilde;es, tanto as trabalhadoras da educa&ccedil;&atilde;o como quanto estudantes com filhos; etc.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A import&acirc;ncia de falar sobre g&ecirc;nero e sexualidade na escola est&aacute; justamente em tomar as r&eacute;deas dessa conversa. &Eacute; nosso dever enquanto trabalhadores da educa&ccedil;&atilde;o assumirmos essa responsabilidade, atuando como mediadores e orientadores de crian&ccedil;as, adolescentes e adultos em forma&ccedil;&atilde;o e qualificando o debate no espa&ccedil;o escolar - e para al&eacute;m dele.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Para tanto, &eacute; fundamental assumir duas premissas centrais. Primeiro, que n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel abordar g&ecirc;nero e sexualidade de forma isolada das demais rela&ccedil;&otilde;es sociais que se determinam mutuamente e criam as condi&ccedil;&otilde;es de nossas vidas. Essa abordagem que considera as diferentes rela&ccedil;&otilde;es sociais em sua integralidade tem sido nomeada majoritariamente como interseccionalidade (COLLINS, 2022), embora haja outras tradi&ccedil;&otilde;es te&oacute;ricas que busquem o mesmo objetivo (FERGUSON, 2017). Essa abordagem permite ir al&eacute;m de uma perspectiva bin&aacute;ria e simplista que trata &ldquo;mulher&rdquo; e &ldquo;homem&rdquo; como termos universais e un&iacute;vocos, apagando as diferen&ccedil;as e desigualdades internas a estes grupos. Falar de g&ecirc;nero, assim, tamb&eacute;m implica falar de rela&ccedil;&otilde;es raciais, sexualidade, classe social etc.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A segunda premissa tem a ver com a rela&ccedil;&atilde;o entre g&ecirc;nero e sexualidade. Embora estes termos com frequ&ecirc;ncia andem juntos, e de fato guardem significativas rela&ccedil;&otilde;es internas, &eacute; necess&aacute;rio sublinhar suas especificidades. Compreender, por exemplo, a diferen&ccedil;a entre identidades de g&ecirc;nero (o g&ecirc;nero com o qual uma pessoa se identifica) e orienta&ccedil;&otilde;es sexuais (as formas de express&atilde;o de desejo e atra&ccedil;&atilde;o sexual) deve fazer parte do repert&oacute;rio de educadores e educadoras. A sigla LGBTQIA+ traz em si diferentes express&otilde;es de g&ecirc;nero e sexualidade, inclusive aquelas que n&atilde;o se conformam em binarismos homem/mulher ou h&eacute;tero/homossexual. Perceber essas especificidades e ensinar essa pluralidade aos nossos estudantes &eacute; vital para cultivar respeito, autoconfian&ccedil;a e espa&ccedil;os seguros de troca e afeto.<br />\r\n
                  O presente e-book aborda diversas quest&otilde;es relativas a essa importante conversa sobre g&ecirc;nero e sexualidade no espa&ccedil;o escolar. Al&eacute;m de focalizar os grupos socialmente minorizados, como mulheres, pessoas trans, homossexuais, entre outros, os autores que comp&otilde;em este livro tamb&eacute;m discute as masculinidades, fazendo o importante exerc&iacute;cio de colocar a pr&oacute;pria norma em quest&atilde;o, como nos convida a fazer Fernando Seffner (2013).<br />\r\n
                  Outro tema fundamental abordado s&atilde;o as din&acirc;micas de viol&ecirc;ncia de g&ecirc;nero, como o feminic&iacute;dio e a viol&ecirc;ncia dom&eacute;stica, que exercem impactos diretos no espa&ccedil;o escolar. O tema da educa&ccedil;&atilde;o sexual, tantas vezes mistificado por narrativas conservadoras, tamb&eacute;m aparece neste volume. A educa&ccedil;&atilde;o sexual deveria ser uma tem&aacute;tica transdisciplinar central na escola, mas com frequ&ecirc;ncia &eacute; relegada &agrave; disciplina de ci&ecirc;ncias/biologia de forma estritamente ligada &agrave; fisiologia. Apesar disso, ela guarda o potencial de prevenir viol&ecirc;ncias e abusos, bem como de pr&aacute;ticas de seguran&ccedil;a, consentimento e autoconfian&ccedil;a.<br />\r\n
                  G&ecirc;nero e sexualidade - assim como ra&ccedil;a e classe social - &nbsp;s&atilde;o marcadores fundamentais para pensar o espa&ccedil;o escolar como um todo, inclusive os trabalhadores que constroem cotidianamente este espa&ccedil;o. Nesse sentido, s&atilde;o abordadas aqui tem&aacute;ticas como a feminiza&ccedil;&atilde;o da doc&ecirc;ncia e o trabalho de limpeza e de cuidado exercido na escola - cujas respons&aacute;veis em geral s&atilde;o mulheres n&atilde;o-brancas terceirizadas.<br />\r\n
                  Este e-book tem o potencial de contribuir com esta conversa - j&aacute; em curso, como argumento - sobre g&ecirc;nero e sexualidade no espa&ccedil;o escolar, qualificando o debate atrav&eacute;s de pesquisas e experi&ecirc;ncias pedag&oacute;gicas diversas. Espera-se que a leitura dos trabalhos aqui reunidos auxilie nessa conversa t&atilde;o fundamental.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  B&Aacute;RBARA ARA&Uacute;JO MACHADO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  FERNANDA RIBEIRO HAAG<br />\r\n
                  GEORGIA PAULA MARTINS FAUST<br />\r\n
                  LARISSA COSTARD SOARES<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO<br />\r\n
                  GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA<br />\r\n
                  MARCELA WANDERLEY GAIO<br />\r\n
                  ANA CAROLINA BARBOSA<br />\r\n
                  ANDRESSA ELISA LACERDA<br />\r\n
                  FERNANDA F RABELO<br />\r\n
                  JANAILSON DA SILVA COSTA<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS<br />\r\n
                  B&Aacute;RBARA ARA&Uacute;JO MACHADO
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793dc68398a3_24012025153104.pdf"
                "arquivo" => "28012025165556-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:39:34"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 234
                "edicao_id" => 365
                "codigo" => "978-65-5222-027-1"
                "capa" => "679103a2adbd5_22012025114138.png"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Embora falar de g&ecirc;nero e sexualidade na escola seja muitas vezes percebido como um tabu, a escola fala sobre g&ecirc;nero e sexualidade o tempo inteiro: nas performances de masculinidades tantas vezes agressivas e opressoras adotadas por muitos rapazes; nas diversas formas de silenciamento e constrangimento impetradas &agrave;quelas pessoas que n&atilde;o se adequam &agrave;s normas de g&ecirc;nero e sexualidade vigentes; nas formas espec&iacute;ficas de discrimina&ccedil;&atilde;o que se escondem sob o vasto guarda-chuva do bullying; nas interdi&ccedil;&otilde;es por g&ecirc;nero em detereminadas atividades (como o futebol para meninas e mulheres) e &aacute;reas de conhecimento (como as ci&ecirc;ncias exatas para meninas e mulheres); nos entraves enfrentados por mulheres m&atilde;es, tanto as trabalhadoras da educa&ccedil;&atilde;o como quanto estudantes com filhos; etc.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A import&acirc;ncia de falar sobre g&ecirc;nero e sexualidade na escola est&aacute; justamente em tomar as r&eacute;deas dessa conversa. &Eacute; nosso dever enquanto trabalhadores da educa&ccedil;&atilde;o assumirmos essa responsabilidade, atuando como mediadores e orientadores de crian&ccedil;as, adolescentes e adultos em forma&ccedil;&atilde;o e qualificando o debate no espa&ccedil;o escolar - e para al&eacute;m dele.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Para tanto, &eacute; fundamental assumir duas premissas centrais. Primeiro, que n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel abordar g&ecirc;nero e sexualidade de forma isolada das demais rela&ccedil;&otilde;es sociais que se determinam mutuamente e criam as condi&ccedil;&otilde;es de nossas vidas. Essa abordagem que considera as diferentes rela&ccedil;&otilde;es sociais em sua integralidade tem sido nomeada majoritariamente como interseccionalidade (COLLINS, 2022), embora haja outras tradi&ccedil;&otilde;es te&oacute;ricas que busquem o mesmo objetivo (FERGUSON, 2017). Essa abordagem permite ir al&eacute;m de uma perspectiva bin&aacute;ria e simplista que trata &ldquo;mulher&rdquo; e &ldquo;homem&rdquo; como termos universais e un&iacute;vocos, apagando as diferen&ccedil;as e desigualdades internas a estes grupos. Falar de g&ecirc;nero, assim, tamb&eacute;m implica falar de rela&ccedil;&otilde;es raciais, sexualidade, classe social etc.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A segunda premissa tem a ver com a rela&ccedil;&atilde;o entre g&ecirc;nero e sexualidade. Embora estes termos com frequ&ecirc;ncia andem juntos, e de fato guardem significativas rela&ccedil;&otilde;es internas, &eacute; necess&aacute;rio sublinhar suas especificidades. Compreender, por exemplo, a diferen&ccedil;a entre identidades de g&ecirc;nero (o g&ecirc;nero com o qual uma pessoa se identifica) e orienta&ccedil;&otilde;es sexuais (as formas de express&atilde;o de desejo e atra&ccedil;&atilde;o sexual) deve fazer parte do repert&oacute;rio de educadores e educadoras. A sigla LGBTQIA+ traz em si diferentes express&otilde;es de g&ecirc;nero e sexualidade, inclusive aquelas que n&atilde;o se conformam em binarismos homem/mulher ou h&eacute;tero/homossexual. Perceber essas especificidades e ensinar essa pluralidade aos nossos estudantes &eacute; vital para cultivar respeito, autoconfian&ccedil;a e espa&ccedil;os seguros de troca e afeto.<br />\r\n
                  O presente e-book aborda diversas quest&otilde;es relativas a essa importante conversa sobre g&ecirc;nero e sexualidade no espa&ccedil;o escolar. Al&eacute;m de focalizar os grupos socialmente minorizados, como mulheres, pessoas trans, homossexuais, entre outros, os autores que comp&otilde;em este livro tamb&eacute;m discute as masculinidades, fazendo o importante exerc&iacute;cio de colocar a pr&oacute;pria norma em quest&atilde;o, como nos convida a fazer Fernando Seffner (2013).<br />\r\n
                  Outro tema fundamental abordado s&atilde;o as din&acirc;micas de viol&ecirc;ncia de g&ecirc;nero, como o feminic&iacute;dio e a viol&ecirc;ncia dom&eacute;stica, que exercem impactos diretos no espa&ccedil;o escolar. O tema da educa&ccedil;&atilde;o sexual, tantas vezes mistificado por narrativas conservadoras, tamb&eacute;m aparece neste volume. A educa&ccedil;&atilde;o sexual deveria ser uma tem&aacute;tica transdisciplinar central na escola, mas com frequ&ecirc;ncia &eacute; relegada &agrave; disciplina de ci&ecirc;ncias/biologia de forma estritamente ligada &agrave; fisiologia. Apesar disso, ela guarda o potencial de prevenir viol&ecirc;ncias e abusos, bem como de pr&aacute;ticas de seguran&ccedil;a, consentimento e autoconfian&ccedil;a.<br />\r\n
                  G&ecirc;nero e sexualidade - assim como ra&ccedil;a e classe social - &nbsp;s&atilde;o marcadores fundamentais para pensar o espa&ccedil;o escolar como um todo, inclusive os trabalhadores que constroem cotidianamente este espa&ccedil;o. Nesse sentido, s&atilde;o abordadas aqui tem&aacute;ticas como a feminiza&ccedil;&atilde;o da doc&ecirc;ncia e o trabalho de limpeza e de cuidado exercido na escola - cujas respons&aacute;veis em geral s&atilde;o mulheres n&atilde;o-brancas terceirizadas.<br />\r\n
                  Este e-book tem o potencial de contribuir com esta conversa - j&aacute; em curso, como argumento - sobre g&ecirc;nero e sexualidade no espa&ccedil;o escolar, qualificando o debate atrav&eacute;s de pesquisas e experi&ecirc;ncias pedag&oacute;gicas diversas. Espera-se que a leitura dos trabalhos aqui reunidos auxilie nessa conversa t&atilde;o fundamental.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  B&Aacute;RBARA ARA&Uacute;JO MACHADO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  FERNANDA RIBEIRO HAAG<br />\r\n
                  GEORGIA PAULA MARTINS FAUST<br />\r\n
                  LARISSA COSTARD SOARES<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO<br />\r\n
                  GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA<br />\r\n
                  MARCELA WANDERLEY GAIO<br />\r\n
                  ANA CAROLINA BARBOSA<br />\r\n
                  ANDRESSA ELISA LACERDA<br />\r\n
                  FERNANDA F RABELO<br />\r\n
                  JANAILSON DA SILVA COSTA<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS<br />\r\n
                  B&Aacute;RBARA ARA&Uacute;JO MACHADO
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793dc68398a3_24012025153104.pdf"
                "arquivo" => "28012025165556-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:39:34"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O círculo de leitura é um espaço de aprendizagem enriquecido pela troca de experiências, debates e reflexões para aprofundar conhecimentos sobre a temática abordada. Este trabalho é uma consequência de uma experiência vivenciada no componente curricular “Gênero e diversidade sexual” em uma escola de tempo integral do ensino médio na cidade do Icó – Ceará. Tal relato tem como objetivo traçar reflexões em torno da leitura de alguns artigos que compõe o livro “Mulheres na ciência: Diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na universidade” utilizando o círculo de leitura como ferramenta pedagógica. Para este fim, neste relato de experiência, descreveremos a metodologia empregada, abordando as discussões realizadas nos encontros ocorridos de março a junho, envolvendo 25 estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio. Os encontros promoviam colaboração e partilha de conhecimentos, com revisão de temas anteriores e discussão de novos tópicos para estimular debates e reflexões. Os/As estudantes foram incentivados/as a participar ativamente, expressando suas opiniões e compartilhando experiências pessoais relacionadas aos temas discutidos, para garantir a participação de todos/as e enriquecer o aprendizado coletivo. Os feedbacks dos/as estudantes foram coletados regularmente por meio de questionários anônimos, permitindo ajustes contínuos na metodologia para atender melhor às necessidades do grupo. Os resultados das discussões foram compilados e analisados, evidenciando um aumento significativo no engajamento e na compreensão dos temas propostos. Por fim, concluímos que o círculo de leitura é uma ferramenta metodológica que pode ser aplicado em qualquer temática e como consequência percebemos uma elevação no interesse as discussões que envolviam gênero e diversidade sexual no espaço escolar. Esperamos que esta experiência possa servir de modelo para futuras iniciativas educacionais, promovendo um ensino mais dinâmico e inclusivo, além do pensamento crítico dos/as estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.