Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO – O CASO DO MUNICÍPIO DE POMBAL

Palavra-chaves: COMPUTADOR, GEOGEBRA, ENSINO-APRENDIZAGEM. Comunicação Científica (CC) 08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2012-11-23 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1184
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 127
    "inscrito_id" => 751
    "titulo" => "O USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO – O CASO DO MUNICÍPIO DE POMBAL"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos as principais dificuldades que os professores de matemática da rede pública de ensino do município de Pombal – PB sentem com relação ao uso das tecnologias no ensino, sendo que para visualizar essas dificuldades enfrentadas pelos docentes foi elaborado um curso de extensão com o intuito de capacitá-los ao uso de softwares matemáticos, em particular do software Geogebra. No decorrer dos encontros constatamos que a maioria dos professores apresenta dificuldades, pois, durante sua formação acadêmica não desenvolveram habilidades com uso das tecnologias, portanto não estão atualizados nessa nova era tecnológica. Mesmo assim os professores já entendem o quanto o uso dos softwares pode facilitar o processo de ensino aprendizagem e com isso pretendem introduzir o computador com ferramenta didática nas escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "COMPUTADOR, GEOGEBRA, ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_751.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO LOPES FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "DANILO"
    "autor_email" => "danilolopes10_@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1184
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 127
    "inscrito_id" => 751
    "titulo" => "O USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO – O CASO DO MUNICÍPIO DE POMBAL"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos as principais dificuldades que os professores de matemática da rede pública de ensino do município de Pombal – PB sentem com relação ao uso das tecnologias no ensino, sendo que para visualizar essas dificuldades enfrentadas pelos docentes foi elaborado um curso de extensão com o intuito de capacitá-los ao uso de softwares matemáticos, em particular do software Geogebra. No decorrer dos encontros constatamos que a maioria dos professores apresenta dificuldades, pois, durante sua formação acadêmica não desenvolveram habilidades com uso das tecnologias, portanto não estão atualizados nessa nova era tecnológica. Mesmo assim os professores já entendem o quanto o uso dos softwares pode facilitar o processo de ensino aprendizagem e com isso pretendem introduzir o computador com ferramenta didática nas escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "COMPUTADOR, GEOGEBRA, ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_751.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO LOPES FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "DANILO"
    "autor_email" => "danilolopes10_@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Neste artigo apresentamos as principais dificuldades que os professores de matemática da rede pública de ensino do município de Pombal – PB sentem com relação ao uso das tecnologias no ensino, sendo que para visualizar essas dificuldades enfrentadas pelos docentes foi elaborado um curso de extensão com o intuito de capacitá-los ao uso de softwares matemáticos, em particular do software Geogebra. No decorrer dos encontros constatamos que a maioria dos professores apresenta dificuldades, pois, durante sua formação acadêmica não desenvolveram habilidades com uso das tecnologias, portanto não estão atualizados nessa nova era tecnológica. Mesmo assim os professores já entendem o quanto o uso dos softwares pode facilitar o processo de ensino aprendizagem e com isso pretendem introduzir o computador com ferramenta didática nas escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.