Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A MONITORIA NA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁXI DO FAZER MATEMÁTICO NUMA VISÃO INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: SOFTWARE EDUCATIVO, ENSINO APRENDIZAGEM, APLICAÇÃO PRÁTICA Pôster (PO) 06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)
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Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

A aprendizagem da matemática tem sido discutida em várias pesquisas, contudo as dificuldades dos alunos em conteúdos básicos nas series iniciais foi o que desencadeou o tema abordado. Como mostra Ponte (1997) a percepção de que a Matemática possui uma ampla aplicação prática constitui um novo método de ensino capaz de despertar o interesse dos estudantes, tornando as aulas mais atrativas . Segundo Borba (2010) uma nova mídia, como a informática, abre possibilidades de mudança dentro do próprio conhecimento e que é possível haver ressonância entre uma dada pedagogia, uma mídia e uma visão do conhecimento. Com isso as mídias usadas no ensino da matemática pode nos ajudar a superar problemas de uma prática de ensino centrada em procedimentos mecânicos, desprovidos de significados para o aluno. A Matemática não deve ser apresentada como abstração apenas, mas também, como uma ferramenta útil para a vida, desta forma, devemos buscar caminho para apresentá-la com o auxílio de objetos concretos e de forma compreensível, não devemos simplesmente apresentar fórmulas, mas, também mostrar onde utilizá-las de forma significativa. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) é preciso apresentar um significado naquilo que se estuda. Para Ausubel (1980) o aluno adquire significa naquilo que estuda a partir da relação com seu conhecimento prévio. Assim a Matemática deve ser trabalhada de forma a despertar a curiosidade e atenção dos alunos, com isso, explorar o que o aluno sabe, e a partir daí fazer uma conexão com o conteúdo a ser trabalhado. Para Oliveira et al, (2009) um dos caminhos para aprender matemática é a tecnologia da comunicação esse recurso motiva o aprendizado e faz exercitar o que se aprendeu. A utilização de recursos tecnológicos, como o uso de softwares livres, mídias e jogos podem tornar o ensino da Matemática significativo. Para HENDRES (2005) o uso de computador é uma necessidade atual para o ensino da Matemática, ligar-se a rotina dos professores e escola na parte didática. Esse trabalho tem como objetivo abordar o estudo sobre Software educativo, mídias e jogos como recursos auxiliares no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, possibilitando o ensino numa perspectiva dialógica de estudo da matemática, aprofundamento através de conceitos e construção de situações didática mediada por conexões entre a teoria e a prática do fazer Matemático. Este trabalho está sendo desenvolvido através de um projeto de monitoria, sob a orientação da professora Vania Duarte no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco. Com o intuito de possibilitar junto com demais alunos do curso uma análise de objetos de aprendizagem, jogos e softwares livres de matemática. Para vivenciar na prática foi criado um blog onde os alunos podem postar atividades trabalhadas em sala de aula; também disponibiliza links onde podem ser encontrados materiais didáticos para professores de matemática; apresentação de softwares livres, e portais de matemáticas. Através desses estudos buscamos materiais para contribuir com a construção de sequências didáticas para o ensino/aprendizagem da Matemática.

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