Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UMA AVALIAÇÃO EFICIENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM OLHAR VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, , ENSINO-APRENDIZAGEM. Comunicação Científica (CC) 07 - Avaliação em Educação Matemática (AEM) Publicado em 24 de novembro de 2012

Resumo

A avaliação vem se tornando cada vez mais, um elemento essencial ao processo educacional. Sua importância foi aumentando gradativamente ao longo do século, passando a incorporar novos conceitos na atualidade. Apesar de esses conceitos estarem ligados direta ou indiretamente ao processo de ensino-aprendizagem, a avaliação ainda exerce um papel de seleção e de classificação. Diante disso, a principal motivação para a elaboração deste artigo é a de considerar o papel da avaliação na sala de aula de matemática, como um instrumento capaz de auxiliar e de apoiar a aprendizagem do aluno via Resolução de Problemas, de modo que, ele possa aprender o conteúdo matemático de forma mais eficiente. Nesse contexto, o NCTM e os PCN destacam a importância de se formar cidadãos críticos, criativos e participativos na sociedade em que vivem e, assim, consigam acompanhar o desenvolvimento tecnológico que vem ganhando destaque nos últimos anos, em meio a nossa sociedade. A pesquisa para este trabalho é de cunho bibliográfico e apoiado na Educação Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.