Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: HISTÓRIA., POTENCIALIDADES., EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Pôster (PO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11885
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 844
    "titulo" => "UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Nesta pesquisa, investiga-se as potencialidades pedagógicas da História da Matemática e sua influência na participação e na aprendizagem de estudantes em uma sala de aula de Matemática do Ensino médio. No trabalho de campo, realizar-se-á algumas atividades relacionadas à História da Matemática referentes ao conteúdo a ser selecionado junto ao professor de uma turma de 3º ano da cidade de Altaneira-CE. Este trabalho é um estudo qualitativo em que a coleta de dados será realizada através de diário de campo, gravações em áudio e vídeo, aplicação de dois questionários aos alunos e entrevistas com o professor e alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio. Para a análise dos materiais empíricos tomaremos como referência estudos do campo da História na Educação Matemática. Como resultado, verificamos inicialmente existir dificuldades em incorporar a História da Matemática na Educação Matemática, tais como escassez de recursos e a especialidade dos professores de matemática. Esperamos que várias potencialidades pedagógicas da História da Matemática estejam presentes e que as atividades desenvolvidas contribuam para a mudança de participação e consequente aprendizagem dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA., POTENCIALIDADES., EDUCAÇÃO MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID844_30062015203041.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ADEILTON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADEILTON"
    "autor_email" => "ver.adeilton@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11885
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 844
    "titulo" => "UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NUMA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Nesta pesquisa, investiga-se as potencialidades pedagógicas da História da Matemática e sua influência na participação e na aprendizagem de estudantes em uma sala de aula de Matemática do Ensino médio. No trabalho de campo, realizar-se-á algumas atividades relacionadas à História da Matemática referentes ao conteúdo a ser selecionado junto ao professor de uma turma de 3º ano da cidade de Altaneira-CE. Este trabalho é um estudo qualitativo em que a coleta de dados será realizada através de diário de campo, gravações em áudio e vídeo, aplicação de dois questionários aos alunos e entrevistas com o professor e alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio. Para a análise dos materiais empíricos tomaremos como referência estudos do campo da História na Educação Matemática. Como resultado, verificamos inicialmente existir dificuldades em incorporar a História da Matemática na Educação Matemática, tais como escassez de recursos e a especialidade dos professores de matemática. Esperamos que várias potencialidades pedagógicas da História da Matemática estejam presentes e que as atividades desenvolvidas contribuam para a mudança de participação e consequente aprendizagem dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA., POTENCIALIDADES., EDUCAÇÃO MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID844_30062015203041.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ADEILTON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADEILTON"
    "autor_email" => "ver.adeilton@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Nesta pesquisa, investiga-se as potencialidades pedagógicas da História da Matemática e sua influência na participação e na aprendizagem de estudantes em uma sala de aula de Matemática do Ensino médio. No trabalho de campo, realizar-se-á algumas atividades relacionadas à História da Matemática referentes ao conteúdo a ser selecionado junto ao professor de uma turma de 3º ano da cidade de Altaneira-CE. Este trabalho é um estudo qualitativo em que a coleta de dados será realizada através de diário de campo, gravações em áudio e vídeo, aplicação de dois questionários aos alunos e entrevistas com o professor e alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio. Para a análise dos materiais empíricos tomaremos como referência estudos do campo da História na Educação Matemática. Como resultado, verificamos inicialmente existir dificuldades em incorporar a História da Matemática na Educação Matemática, tais como escassez de recursos e a especialidade dos professores de matemática. Esperamos que várias potencialidades pedagógicas da História da Matemática estejam presentes e que as atividades desenvolvidas contribuam para a mudança de participação e consequente aprendizagem dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.