Nesta pesquisa, investiga-se as potencialidades pedagógicas da História da Matemática e sua influência na participação e na aprendizagem de estudantes em uma sala de aula de Matemática do Ensino médio. No trabalho de campo, realizar-se-á algumas atividades relacionadas à História da Matemática referentes ao conteúdo a ser selecionado junto ao professor de uma turma de 3º ano da cidade de Altaneira-CE. Este trabalho é um estudo qualitativo em que a coleta de dados será realizada através de diário de campo, gravações em áudio e vídeo, aplicação de dois questionários aos alunos e entrevistas com o professor e alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio. Para a análise dos materiais empíricos tomaremos como referência estudos do campo da História na Educação Matemática. Como resultado, verificamos inicialmente existir dificuldades em incorporar a História da Matemática na Educação Matemática, tais como escassez de recursos e a especialidade dos professores de matemática. Esperamos que várias potencialidades pedagógicas da História da Matemática estejam presentes e que as atividades desenvolvidas contribuam para a mudança de participação e consequente aprendizagem dos estudantes.