Este artigo visa analisar a importância da formação docente, tendo como ênfase a contribuição desta no desenvolvimento de seus alunos, levando em consideração os aspectos pedagógicos. A literatura existente sobre o tema evidenciou que a formação - ligada ao saber profissional, possibilitou que a mesma tenha mecanismos para melhor compreensão do que está sendo abordado. Nesse sentido, a formação docente possibilita um auxílio ao crescimento intelectual da criança e do adolescente e também em sua formação, já que a escola é um espaço amplo de aprendizagem e conhecimento e o professor é tomado como mobilizador dos saberes profissionais. Assim, o referido trabalho tem um viés qualitativo, tendo sido realizado através da aplicação de questionários semiestruturados com os professores de uma escola da rede municipal de ensino de Cabaceiras-PB. Por fim, acreditamos que o referido trabalho fortalecerá as discussões sobre um ensino público de qualidade, onde se priorize a formação e o saber docente mas que também visem construir a autonomia dos sujeitos, mesclando propostas de ensino que visem despertar o engajamento do cidadão no futuro.