Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO

Palavra-chaves: BIOLOGIA, EXPERIMENTAÇÃO, PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11731
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 163
    "inscrito_id" => 1395
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO"
    "resumo" => "As aulas experimentais apresentam uma importância que deve ser reconhecida no processo de ensino-aprendizagem em biologia. Ela faz o contraponto entre a teoria e a realidade dos estudantes, permitindo que estes relacionem o conteúdo estudado na disciplina de Biologia com situações presentes no seu cotidiano. Neste trabalho relatamos uma experiência didática realizada em turmas do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Esta atividade consistiu de uma intervenção desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Foi realizada uma aula experimental para o desenvolvimento do conteúdo de célula vegetal e animal, na qual os estudantes observaram suas estruturas e as características que as distinguem. Os resultados apresentaram um maior interesse dos estudantes para com a atividade desenvolvida, culminando num desempenho notório observado a partir dos desenhos elaborados e pelas descrições anotadas em cada grupo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, EXPERIMENTAÇÃO, PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID1395_30062015212952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADEILMA MATIAS DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "ADEILMA"
    "autor_email" => "adeilmamedeiros22@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11731
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 163
    "inscrito_id" => 1395
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO"
    "resumo" => "As aulas experimentais apresentam uma importância que deve ser reconhecida no processo de ensino-aprendizagem em biologia. Ela faz o contraponto entre a teoria e a realidade dos estudantes, permitindo que estes relacionem o conteúdo estudado na disciplina de Biologia com situações presentes no seu cotidiano. Neste trabalho relatamos uma experiência didática realizada em turmas do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Esta atividade consistiu de uma intervenção desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Foi realizada uma aula experimental para o desenvolvimento do conteúdo de célula vegetal e animal, na qual os estudantes observaram suas estruturas e as características que as distinguem. Os resultados apresentaram um maior interesse dos estudantes para com a atividade desenvolvida, culminando num desempenho notório observado a partir dos desenhos elaborados e pelas descrições anotadas em cada grupo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, EXPERIMENTAÇÃO, PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID1395_30062015212952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADEILMA MATIAS DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "ADEILMA"
    "autor_email" => "adeilmamedeiros22@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

As aulas experimentais apresentam uma importância que deve ser reconhecida no processo de ensino-aprendizagem em biologia. Ela faz o contraponto entre a teoria e a realidade dos estudantes, permitindo que estes relacionem o conteúdo estudado na disciplina de Biologia com situações presentes no seu cotidiano. Neste trabalho relatamos uma experiência didática realizada em turmas do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Esta atividade consistiu de uma intervenção desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Foi realizada uma aula experimental para o desenvolvimento do conteúdo de célula vegetal e animal, na qual os estudantes observaram suas estruturas e as características que as distinguem. Os resultados apresentaram um maior interesse dos estudantes para com a atividade desenvolvida, culminando num desempenho notório observado a partir dos desenhos elaborados e pelas descrições anotadas em cada grupo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.