Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

JOGOS NAS AULAS DE HISTÓRIA ATRAVÉS DO PIBID: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E DE INTERAÇÃO

Palavra-chaves: JOGO, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO, INTERAÇÃO Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11702
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 404
    "titulo" => "JOGOS NAS AULAS DE HISTÓRIA ATRAVÉS DO PIBID: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E DE INTERAÇÃO"
    "resumo" => "Diante da pós-modernidade e da sua modificação da sociedade em diversos aspectos, como na cultura e na educação percebemos também uma crescente informatização que trás para nós uma dificuldade em prender a atenção dos alunos, visto que a sala de aula torna-se cansativa e cabe a nós, enquanto docentes buscar novas possibilidades para o ensino e uma delas é o jogo, pois apesar do jogo ser bastante antigo em nossa sociedade, na educação ele é uma ferramenta relativamente nova e bastante interessante atualmente, pois como já citamos anteriormente a questão da informatização e da pós-modernidade os desafios são enormes diante desses processos e a renovação é totalmente necessária, para acompanhar a sociedade. A partir dessa preocupação com a renovação e com a atenção dos alunos, assim como com a construção de conhecimento o presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do jogo no processo de ensino-aprendizagem em História, como uma ferramenta que possibilita a construção de conhecimento e a interação, ressaltando outros aspectos proporcionados por essa atividade, como os relacionamentos dos alunos, seus comportamentos, o processo formativo do jogo, a construção intelectual de conhecimento e seu aspecto de auxílio através da interação no equilíbrio entre o mundo real e virtual. Portanto, a partir desse desafio este trabalho busca relatar uma experiência realizada através do Subprojeto do PIBID de História/UEPB Campus I em uma turma de 9° ano de ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula na cidade de Campina Grande, PB e os resultados obtidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "JOGO, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID404_30062015145929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA EUTÁLIA GURJÃO COUTINHO BORGES"
    "autor_nome_curto" => "RAYSSA EUTÁLIA"
    "autor_email" => "rayssagurjao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11702
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 404
    "titulo" => "JOGOS NAS AULAS DE HISTÓRIA ATRAVÉS DO PIBID: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E DE INTERAÇÃO"
    "resumo" => "Diante da pós-modernidade e da sua modificação da sociedade em diversos aspectos, como na cultura e na educação percebemos também uma crescente informatização que trás para nós uma dificuldade em prender a atenção dos alunos, visto que a sala de aula torna-se cansativa e cabe a nós, enquanto docentes buscar novas possibilidades para o ensino e uma delas é o jogo, pois apesar do jogo ser bastante antigo em nossa sociedade, na educação ele é uma ferramenta relativamente nova e bastante interessante atualmente, pois como já citamos anteriormente a questão da informatização e da pós-modernidade os desafios são enormes diante desses processos e a renovação é totalmente necessária, para acompanhar a sociedade. A partir dessa preocupação com a renovação e com a atenção dos alunos, assim como com a construção de conhecimento o presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do jogo no processo de ensino-aprendizagem em História, como uma ferramenta que possibilita a construção de conhecimento e a interação, ressaltando outros aspectos proporcionados por essa atividade, como os relacionamentos dos alunos, seus comportamentos, o processo formativo do jogo, a construção intelectual de conhecimento e seu aspecto de auxílio através da interação no equilíbrio entre o mundo real e virtual. Portanto, a partir desse desafio este trabalho busca relatar uma experiência realizada através do Subprojeto do PIBID de História/UEPB Campus I em uma turma de 9° ano de ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula na cidade de Campina Grande, PB e os resultados obtidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "JOGO, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID404_30062015145929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA EUTÁLIA GURJÃO COUTINHO BORGES"
    "autor_nome_curto" => "RAYSSA EUTÁLIA"
    "autor_email" => "rayssagurjao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Diante da pós-modernidade e da sua modificação da sociedade em diversos aspectos, como na cultura e na educação percebemos também uma crescente informatização que trás para nós uma dificuldade em prender a atenção dos alunos, visto que a sala de aula torna-se cansativa e cabe a nós, enquanto docentes buscar novas possibilidades para o ensino e uma delas é o jogo, pois apesar do jogo ser bastante antigo em nossa sociedade, na educação ele é uma ferramenta relativamente nova e bastante interessante atualmente, pois como já citamos anteriormente a questão da informatização e da pós-modernidade os desafios são enormes diante desses processos e a renovação é totalmente necessária, para acompanhar a sociedade. A partir dessa preocupação com a renovação e com a atenção dos alunos, assim como com a construção de conhecimento o presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do jogo no processo de ensino-aprendizagem em História, como uma ferramenta que possibilita a construção de conhecimento e a interação, ressaltando outros aspectos proporcionados por essa atividade, como os relacionamentos dos alunos, seus comportamentos, o processo formativo do jogo, a construção intelectual de conhecimento e seu aspecto de auxílio através da interação no equilíbrio entre o mundo real e virtual. Portanto, a partir desse desafio este trabalho busca relatar uma experiência realizada através do Subprojeto do PIBID de História/UEPB Campus I em uma turma de 9° ano de ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula na cidade de Campina Grande, PB e os resultados obtidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.