Diante da pós-modernidade e da sua modificação da sociedade em diversos aspectos, como na cultura e na educação percebemos também uma crescente informatização que trás para nós uma dificuldade em prender a atenção dos alunos, visto que a sala de aula torna-se cansativa e cabe a nós, enquanto docentes buscar novas possibilidades para o ensino e uma delas é o jogo, pois apesar do jogo ser bastante antigo em nossa sociedade, na educação ele é uma ferramenta relativamente nova e bastante interessante atualmente, pois como já citamos anteriormente a questão da informatização e da pós-modernidade os desafios são enormes diante desses processos e a renovação é totalmente necessária, para acompanhar a sociedade. A partir dessa preocupação com a renovação e com a atenção dos alunos, assim como com a construção de conhecimento o presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do jogo no processo de ensino-aprendizagem em História, como uma ferramenta que possibilita a construção de conhecimento e a interação, ressaltando outros aspectos proporcionados por essa atividade, como os relacionamentos dos alunos, seus comportamentos, o processo formativo do jogo, a construção intelectual de conhecimento e seu aspecto de auxílio através da interação no equilíbrio entre o mundo real e virtual. Portanto, a partir desse desafio este trabalho busca relatar uma experiência realizada através do Subprojeto do PIBID de História/UEPB Campus I em uma turma de 9° ano de ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula na cidade de Campina Grande, PB e os resultados obtidos.