JOGOS NAS AULAS DE HISTÓRIA ATRAVÉS DO PIBID: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E DE INTERAÇÃO
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11702 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 404 "titulo" => "JOGOS NAS AULAS DE HISTÓRIA ATRAVÉS DO PIBID: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E DE INTERAÇÃO" "resumo" => "Diante da pós-modernidade e da sua modificação da sociedade em diversos aspectos, como na cultura e na educação percebemos também uma crescente informatização que trás para nós uma dificuldade em prender a atenção dos alunos, visto que a sala de aula torna-se cansativa e cabe a nós, enquanto docentes buscar novas possibilidades para o ensino e uma delas é o jogo, pois apesar do jogo ser bastante antigo em nossa sociedade, na educação ele é uma ferramenta relativamente nova e bastante interessante atualmente, pois como já citamos anteriormente a questão da informatização e da pós-modernidade os desafios são enormes diante desses processos e a renovação é totalmente necessária, para acompanhar a sociedade. A partir dessa preocupação com a renovação e com a atenção dos alunos, assim como com a construção de conhecimento o presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do jogo no processo de ensino-aprendizagem em História, como uma ferramenta que possibilita a construção de conhecimento e a interação, ressaltando outros aspectos proporcionados por essa atividade, como os relacionamentos dos alunos, seus comportamentos, o processo formativo do jogo, a construção intelectual de conhecimento e seu aspecto de auxílio através da interação no equilíbrio entre o mundo real e virtual. Portanto, a partir desse desafio este trabalho busca relatar uma experiência realizada através do Subprojeto do PIBID de História/UEPB Campus I em uma turma de 9° ano de ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula na cidade de Campina Grande, PB e os resultados obtidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "JOGO, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID404_30062015145929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYSSA EUTÁLIA GURJÃO COUTINHO BORGES" "autor_nome_curto" => "RAYSSA EUTÁLIA" "autor_email" => "rayssagurjao@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11702 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 404 "titulo" => "JOGOS NAS AULAS DE HISTÓRIA ATRAVÉS DO PIBID: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E DE INTERAÇÃO" "resumo" => "Diante da pós-modernidade e da sua modificação da sociedade em diversos aspectos, como na cultura e na educação percebemos também uma crescente informatização que trás para nós uma dificuldade em prender a atenção dos alunos, visto que a sala de aula torna-se cansativa e cabe a nós, enquanto docentes buscar novas possibilidades para o ensino e uma delas é o jogo, pois apesar do jogo ser bastante antigo em nossa sociedade, na educação ele é uma ferramenta relativamente nova e bastante interessante atualmente, pois como já citamos anteriormente a questão da informatização e da pós-modernidade os desafios são enormes diante desses processos e a renovação é totalmente necessária, para acompanhar a sociedade. A partir dessa preocupação com a renovação e com a atenção dos alunos, assim como com a construção de conhecimento o presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do jogo no processo de ensino-aprendizagem em História, como uma ferramenta que possibilita a construção de conhecimento e a interação, ressaltando outros aspectos proporcionados por essa atividade, como os relacionamentos dos alunos, seus comportamentos, o processo formativo do jogo, a construção intelectual de conhecimento e seu aspecto de auxílio através da interação no equilíbrio entre o mundo real e virtual. Portanto, a partir desse desafio este trabalho busca relatar uma experiência realizada através do Subprojeto do PIBID de História/UEPB Campus I em uma turma de 9° ano de ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula na cidade de Campina Grande, PB e os resultados obtidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "JOGO, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID404_30062015145929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYSSA EUTÁLIA GURJÃO COUTINHO BORGES" "autor_nome_curto" => "RAYSSA EUTÁLIA" "autor_email" => "rayssagurjao@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }