O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE PINTURAS RUPESTRES
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11798 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 781 "titulo" => "O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE PINTURAS RUPESTRES" "resumo" => "A Pré-história é um período que desperta interesse e curiosidade por parte dos alunos, principalmente porque foi nessa época que surgiram invenções que possibilitaram o aparecimento das grandes civilizações. Auxiliar o aluno a compreender esse período de forma contextualizada com sua realidade se apresenta como um verdadeiro desafio para o professor de História. Desse modo, como o professor de História pode estabelecer uma relação interdisciplinar e transdisciplinar entre os conteúdos de Pré-história e a realidade cotidiana dos alunos? O presente trabalho tem por objetivo contextualizar o ensino da Pré-história e das pinturas rupestres com a questão do uso sustentável da água. Partimos inicialmente da discussão sobre representações, abordada pelo historiador Roger Chartier, em seguida, focamos na importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais e finalizamos com a Declaração Universal dos Direitos da Água. No tocante aos procedimentos metodológicos, realizamos nosso trabalho em seis grandes etapas. Na primeira etapa, trabalhamos os conteúdos referentes à Pré-história através do livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental. Na segunda etapa, elaboramos uma pesquisa sobre pinturas rupestres. Na terceira etapa, realizamos uma aula discursiva sobre a importância das pinturas rupestres enquanto fonte histórica. Para quarta etapa, realizamos uma palestra abordando o uso sustentável da água. Na quinta etapa, realizamos uma pesquisa sobre o uso sustentável da água. Finalizamos nosso trabalho com a produção de pinturas, envolvendo o tema “uso sustentável da água”. Percebemos que essa atividade despertou o interesse dos alunos para as questões do cotidiano, fazendo-os reflexionar sobre nosso papel na sociedade enquanto sujeitos da História." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "PINTURAS RUPESTRES, ÁGUA, USO SUSTENTÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID781_30062015110338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO CANDIDO TEIXEIRA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "RAY CANDIDO" "autor_email" => "rctj8@uol.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11798 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 781 "titulo" => "O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE PINTURAS RUPESTRES" "resumo" => "A Pré-história é um período que desperta interesse e curiosidade por parte dos alunos, principalmente porque foi nessa época que surgiram invenções que possibilitaram o aparecimento das grandes civilizações. Auxiliar o aluno a compreender esse período de forma contextualizada com sua realidade se apresenta como um verdadeiro desafio para o professor de História. Desse modo, como o professor de História pode estabelecer uma relação interdisciplinar e transdisciplinar entre os conteúdos de Pré-história e a realidade cotidiana dos alunos? O presente trabalho tem por objetivo contextualizar o ensino da Pré-história e das pinturas rupestres com a questão do uso sustentável da água. Partimos inicialmente da discussão sobre representações, abordada pelo historiador Roger Chartier, em seguida, focamos na importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais e finalizamos com a Declaração Universal dos Direitos da Água. No tocante aos procedimentos metodológicos, realizamos nosso trabalho em seis grandes etapas. Na primeira etapa, trabalhamos os conteúdos referentes à Pré-história através do livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental. Na segunda etapa, elaboramos uma pesquisa sobre pinturas rupestres. Na terceira etapa, realizamos uma aula discursiva sobre a importância das pinturas rupestres enquanto fonte histórica. Para quarta etapa, realizamos uma palestra abordando o uso sustentável da água. Na quinta etapa, realizamos uma pesquisa sobre o uso sustentável da água. Finalizamos nosso trabalho com a produção de pinturas, envolvendo o tema “uso sustentável da água”. Percebemos que essa atividade despertou o interesse dos alunos para as questões do cotidiano, fazendo-os reflexionar sobre nosso papel na sociedade enquanto sujeitos da História." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "PINTURAS RUPESTRES, ÁGUA, USO SUSTENTÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID781_30062015110338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO CANDIDO TEIXEIRA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "RAY CANDIDO" "autor_email" => "rctj8@uol.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }