Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

USO DA INFORMÁTICA E DO SOFTWARE LIVRE SCRATCH COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS NOÇÕES DE POLÍGONOS

Palavra-chaves: INFORMÁTICA., GEOMETRIA., MATEMÁTICA. Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11890
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 503
    "inscrito_id" => 974
    "titulo" => "USO DA INFORMÁTICA E DO SOFTWARE LIVRE SCRATCH  COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS NOÇÕES DE POLÍGONOS"
    "resumo" => "Com a necessidade de tornar as aulas de Matemática no contexto da geometria mais atrativas e motivadoras aos educandos. Buscamos desenvolver uma atividade de intervenção com educandos do ensino fundamental, para verificação acerca das potencialidades das tecnologias informáticas. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico para aprofundar o conhecimento acerca dos temas em questão, depois partimos para a intervenção pedagógica, ocorrida no laboratório de informática. Os sujeitos participantes foram 18 educandos(as) do turno da noite, da Escola Municipal Manuel Estevam de Miranda, situada no município de Barra de São Miguel – PB. Na intervenção, foram ministradas cinco aulas de intervenção com o software livre Scratch como recurso informacional. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas para avaliar sobre as concepções aferidas na experiência e como os alunos aprenderam (ou não) os conteúdos da geometria. Os resultados da pesquisa revelaram que a informática pode proporcionar novas descobertas aos alunos, pois são dinâmicas e também atrativas, configurando-se como um grande potencializador do conhecimento. Também encontramos na informática uma alternativa para subsidiar o ensino da geometria por proporcionar aos alunos o desenvolvimento da criatividade e a vontade de aprender na prática, com o uso do software livre Scratch, observamos que os alunos se interessaram pelas atividades propostas pelo professor e também colaboraram com os colegas inclusive, ensinando-os conceitos geométricos naturalmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "INFORMÁTICA., GEOMETRIA., MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID974_31072015232655.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO VIEIRA CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO VIEIRA"
    "autor_email" => "ronaldovieiracabral@gmail"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11890
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 503
    "inscrito_id" => 974
    "titulo" => "USO DA INFORMÁTICA E DO SOFTWARE LIVRE SCRATCH  COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS NOÇÕES DE POLÍGONOS"
    "resumo" => "Com a necessidade de tornar as aulas de Matemática no contexto da geometria mais atrativas e motivadoras aos educandos. Buscamos desenvolver uma atividade de intervenção com educandos do ensino fundamental, para verificação acerca das potencialidades das tecnologias informáticas. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico para aprofundar o conhecimento acerca dos temas em questão, depois partimos para a intervenção pedagógica, ocorrida no laboratório de informática. Os sujeitos participantes foram 18 educandos(as) do turno da noite, da Escola Municipal Manuel Estevam de Miranda, situada no município de Barra de São Miguel – PB. Na intervenção, foram ministradas cinco aulas de intervenção com o software livre Scratch como recurso informacional. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas para avaliar sobre as concepções aferidas na experiência e como os alunos aprenderam (ou não) os conteúdos da geometria. Os resultados da pesquisa revelaram que a informática pode proporcionar novas descobertas aos alunos, pois são dinâmicas e também atrativas, configurando-se como um grande potencializador do conhecimento. Também encontramos na informática uma alternativa para subsidiar o ensino da geometria por proporcionar aos alunos o desenvolvimento da criatividade e a vontade de aprender na prática, com o uso do software livre Scratch, observamos que os alunos se interessaram pelas atividades propostas pelo professor e também colaboraram com os colegas inclusive, ensinando-os conceitos geométricos naturalmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "INFORMÁTICA., GEOMETRIA., MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID974_31072015232655.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO VIEIRA CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO VIEIRA"
    "autor_email" => "ronaldovieiracabral@gmail"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Com a necessidade de tornar as aulas de Matemática no contexto da geometria mais atrativas e motivadoras aos educandos. Buscamos desenvolver uma atividade de intervenção com educandos do ensino fundamental, para verificação acerca das potencialidades das tecnologias informáticas. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico para aprofundar o conhecimento acerca dos temas em questão, depois partimos para a intervenção pedagógica, ocorrida no laboratório de informática. Os sujeitos participantes foram 18 educandos(as) do turno da noite, da Escola Municipal Manuel Estevam de Miranda, situada no município de Barra de São Miguel – PB. Na intervenção, foram ministradas cinco aulas de intervenção com o software livre Scratch como recurso informacional. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas para avaliar sobre as concepções aferidas na experiência e como os alunos aprenderam (ou não) os conteúdos da geometria. Os resultados da pesquisa revelaram que a informática pode proporcionar novas descobertas aos alunos, pois são dinâmicas e também atrativas, configurando-se como um grande potencializador do conhecimento. Também encontramos na informática uma alternativa para subsidiar o ensino da geometria por proporcionar aos alunos o desenvolvimento da criatividade e a vontade de aprender na prática, com o uso do software livre Scratch, observamos que os alunos se interessaram pelas atividades propostas pelo professor e também colaboraram com os colegas inclusive, ensinando-os conceitos geométricos naturalmente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.