O USO DO QR CODE NO ENSINO DA GEOGRAFIA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11795 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 1396 "titulo" => "O USO DO QR CODE NO ENSINO DA GEOGRAFIA" "resumo" => "Sabemos o quanto a sociedade vem evoluindo gradativamente em ritmo acelerado, onde a tecnologia se faz cada vez mais presente em diversos âmbitos trazendo consigo modificações para os mesmos. Vivemos a denominada “Era Digital” onde a produção de informação em quantidade e diversidade é uma das suas grandes características. Essa realidade tem refletido diretamente no cotidiano escolar, influenciando nos processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que o material utilizado neles, passa a ser complementado pelo uso da tecnologia. Considerando o rápido crescimento e acesso as tecnologias por todas as classes sociais, o QR Code surge para inovar as comunicações e divulgações de informação. Como foco principal da pesquisa em questão está o uso do QR Code como ferramenta de estudo e recurso didático, tendo como objetivo analisar a viabilidade de aplicação da tecnologia QR Code para a disseminação dos conteúdos de geografia no espaço físico e virtual e verificar a sua utilização para a educação, realizando um levantamento junto ao alunado para compreender sua importância para a sociedade, frequência de uso e praticidade desta ferramenta para a disseminação do conhecimento e acesso rápido de informações. Portanto o presente artigo aborda a utilização deste recurso tecnológico por meio de uma das atividades desenvolvidas através do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada no município de Guarabira – PB, a partir da aplicação e observações na referida escola pudemos levantar e analisar o uso desta ferramenta na educação, elencando dificuldades que inviabilizam seu uso, e compreender esses fatores atribuídos ao ensino da Geografia enquanto disciplina escolar. Esta pesquisa esta pesquisa se encontra em estágio de conclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ENSINO, RECURSOS DIDÁTICOS, QR CODES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID1396_30062015233805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONEY JACINTO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "RONEY LIMA" "autor_email" => "roneylima8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11795 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 1396 "titulo" => "O USO DO QR CODE NO ENSINO DA GEOGRAFIA" "resumo" => "Sabemos o quanto a sociedade vem evoluindo gradativamente em ritmo acelerado, onde a tecnologia se faz cada vez mais presente em diversos âmbitos trazendo consigo modificações para os mesmos. Vivemos a denominada “Era Digital” onde a produção de informação em quantidade e diversidade é uma das suas grandes características. Essa realidade tem refletido diretamente no cotidiano escolar, influenciando nos processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que o material utilizado neles, passa a ser complementado pelo uso da tecnologia. Considerando o rápido crescimento e acesso as tecnologias por todas as classes sociais, o QR Code surge para inovar as comunicações e divulgações de informação. Como foco principal da pesquisa em questão está o uso do QR Code como ferramenta de estudo e recurso didático, tendo como objetivo analisar a viabilidade de aplicação da tecnologia QR Code para a disseminação dos conteúdos de geografia no espaço físico e virtual e verificar a sua utilização para a educação, realizando um levantamento junto ao alunado para compreender sua importância para a sociedade, frequência de uso e praticidade desta ferramenta para a disseminação do conhecimento e acesso rápido de informações. Portanto o presente artigo aborda a utilização deste recurso tecnológico por meio de uma das atividades desenvolvidas através do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada no município de Guarabira – PB, a partir da aplicação e observações na referida escola pudemos levantar e analisar o uso desta ferramenta na educação, elencando dificuldades que inviabilizam seu uso, e compreender esses fatores atribuídos ao ensino da Geografia enquanto disciplina escolar. Esta pesquisa esta pesquisa se encontra em estágio de conclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ENSINO, RECURSOS DIDÁTICOS, QR CODES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID1396_30062015233805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONEY JACINTO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "RONEY LIMA" "autor_email" => "roneylima8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }