Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DO QR CODE NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, ENSINO, RECURSOS DIDÁTICOS, QR CODES Pôster (PO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11795
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 1396
    "titulo" => "O USO DO QR CODE NO ENSINO DA GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Sabemos o quanto a sociedade vem evoluindo gradativamente em ritmo acelerado, onde a tecnologia se faz cada vez mais presente em diversos âmbitos trazendo consigo modificações para os mesmos. Vivemos a denominada “Era Digital” onde a produção de informação em quantidade e diversidade é uma das suas grandes características. Essa realidade tem refletido diretamente no cotidiano escolar, influenciando nos processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que o material utilizado neles, passa a ser complementado pelo uso da tecnologia. Considerando o rápido crescimento e acesso as tecnologias por todas as classes sociais, o QR Code surge para inovar as comunicações e divulgações de informação. Como foco principal da pesquisa em questão está o uso do QR Code como ferramenta de estudo e recurso didático, tendo como objetivo analisar a viabilidade de aplicação da tecnologia QR Code para a disseminação dos conteúdos de geografia no espaço físico e virtual e verificar a sua utilização para a educação, realizando um levantamento junto ao alunado para compreender sua importância para a sociedade, frequência de uso e praticidade desta ferramenta para a disseminação do conhecimento e acesso rápido de informações. Portanto o presente artigo aborda a utilização deste recurso tecnológico por meio de uma das atividades desenvolvidas através do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada no município de Guarabira – PB, a partir da aplicação e observações na referida escola pudemos levantar e analisar o uso desta ferramenta na educação, elencando dificuldades que inviabilizam seu uso, e compreender esses fatores atribuídos ao ensino da Geografia enquanto disciplina escolar. Esta pesquisa esta pesquisa se encontra em estágio de conclusão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ENSINO, RECURSOS DIDÁTICOS, QR CODES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID1396_30062015233805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONEY JACINTO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RONEY LIMA"
    "autor_email" => "roneylima8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11795
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 1396
    "titulo" => "O USO DO QR CODE NO ENSINO DA GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Sabemos o quanto a sociedade vem evoluindo gradativamente em ritmo acelerado, onde a tecnologia se faz cada vez mais presente em diversos âmbitos trazendo consigo modificações para os mesmos. Vivemos a denominada “Era Digital” onde a produção de informação em quantidade e diversidade é uma das suas grandes características. Essa realidade tem refletido diretamente no cotidiano escolar, influenciando nos processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que o material utilizado neles, passa a ser complementado pelo uso da tecnologia. Considerando o rápido crescimento e acesso as tecnologias por todas as classes sociais, o QR Code surge para inovar as comunicações e divulgações de informação. Como foco principal da pesquisa em questão está o uso do QR Code como ferramenta de estudo e recurso didático, tendo como objetivo analisar a viabilidade de aplicação da tecnologia QR Code para a disseminação dos conteúdos de geografia no espaço físico e virtual e verificar a sua utilização para a educação, realizando um levantamento junto ao alunado para compreender sua importância para a sociedade, frequência de uso e praticidade desta ferramenta para a disseminação do conhecimento e acesso rápido de informações. Portanto o presente artigo aborda a utilização deste recurso tecnológico por meio de uma das atividades desenvolvidas através do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada no município de Guarabira – PB, a partir da aplicação e observações na referida escola pudemos levantar e analisar o uso desta ferramenta na educação, elencando dificuldades que inviabilizam seu uso, e compreender esses fatores atribuídos ao ensino da Geografia enquanto disciplina escolar. Esta pesquisa esta pesquisa se encontra em estágio de conclusão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ENSINO, RECURSOS DIDÁTICOS, QR CODES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID1396_30062015233805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONEY JACINTO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RONEY LIMA"
    "autor_email" => "roneylima8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Sabemos o quanto a sociedade vem evoluindo gradativamente em ritmo acelerado, onde a tecnologia se faz cada vez mais presente em diversos âmbitos trazendo consigo modificações para os mesmos. Vivemos a denominada “Era Digital” onde a produção de informação em quantidade e diversidade é uma das suas grandes características. Essa realidade tem refletido diretamente no cotidiano escolar, influenciando nos processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que o material utilizado neles, passa a ser complementado pelo uso da tecnologia. Considerando o rápido crescimento e acesso as tecnologias por todas as classes sociais, o QR Code surge para inovar as comunicações e divulgações de informação. Como foco principal da pesquisa em questão está o uso do QR Code como ferramenta de estudo e recurso didático, tendo como objetivo analisar a viabilidade de aplicação da tecnologia QR Code para a disseminação dos conteúdos de geografia no espaço físico e virtual e verificar a sua utilização para a educação, realizando um levantamento junto ao alunado para compreender sua importância para a sociedade, frequência de uso e praticidade desta ferramenta para a disseminação do conhecimento e acesso rápido de informações. Portanto o presente artigo aborda a utilização deste recurso tecnológico por meio de uma das atividades desenvolvidas através do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada no município de Guarabira – PB, a partir da aplicação e observações na referida escola pudemos levantar e analisar o uso desta ferramenta na educação, elencando dificuldades que inviabilizam seu uso, e compreender esses fatores atribuídos ao ensino da Geografia enquanto disciplina escolar. Esta pesquisa esta pesquisa se encontra em estágio de conclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.