Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CONCEPÇÕES DE LEITURA E A PRÁTICA DE ENSINO DE UMA PROFESSORA

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES DE LEITURA, PRÁTICA DE ENSINO, PROFESSOR/A Comunicação Oral (CO) Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11606
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 266
    "inscrito_id" => 403
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA E A PRÁTICA DE ENSINO  DE UMA PROFESSORA"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      \r\n
      Este trabalho trata da leitura, enfocando estudiosos da área e uma professora que atua numa escola da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB. O objetivo é por em evidência algumas concepções de leitura de estudiosos que embasam teoricamente a atividade de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e mostrar, de acordo com a prática da professora, como a leitura é concebida por ela e trabalhada em turmas de 1º ano desse nível de ensino. Para tanto, recorre-se a autores como Freire (1996), Cócco e Hailer (1999), Lakatos (2003), Martins (2006), Koch e Elias (2010), e a um documento oficial (BRASIL, 1997). A metodologia da pesquisa tem cunho bibliográfico e de campo. A análise dos dados levou a concluir que a professora tem dificuldade para expressar sua concepção de leitura, mas entende a leitura como um processo que vai além das palavras, aproximando-se ao pensamento de Paulo Freire e de ideias de Maria Helena Martins; que ela confunde fundamento com metodologia, entretanto, tem iniciativa de proporcionar leitura diária com todos os alunos, e acompanhá-los individualmente, o que é imprescindível para o sucesso no processo de alfabetização; que diferentes estratégias são utilizadas por ela, revelando a adoção de algumas das propostas didáticas sugeridas pelos PCN, orientadas especificamente no sentido de formar leitores; que conhecer, compreender e refletir sobre concepções de leitura é essencial aos professores para que possam se posicionar e intervir conscientemente nas práticas de leitura que oferecem aos seus alunos.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Concepções de leitura.     Prática de ensino.     Professor/a.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, PRÁTICA DE ENSINO, PROFESSOR/A"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID403_01072015221513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL JÚNIOR"
    "autor_email" => "mikesousajunior@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11606
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 266
    "inscrito_id" => 403
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA E A PRÁTICA DE ENSINO  DE UMA PROFESSORA"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      \r\n
      Este trabalho trata da leitura, enfocando estudiosos da área e uma professora que atua numa escola da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB. O objetivo é por em evidência algumas concepções de leitura de estudiosos que embasam teoricamente a atividade de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e mostrar, de acordo com a prática da professora, como a leitura é concebida por ela e trabalhada em turmas de 1º ano desse nível de ensino. Para tanto, recorre-se a autores como Freire (1996), Cócco e Hailer (1999), Lakatos (2003), Martins (2006), Koch e Elias (2010), e a um documento oficial (BRASIL, 1997). A metodologia da pesquisa tem cunho bibliográfico e de campo. A análise dos dados levou a concluir que a professora tem dificuldade para expressar sua concepção de leitura, mas entende a leitura como um processo que vai além das palavras, aproximando-se ao pensamento de Paulo Freire e de ideias de Maria Helena Martins; que ela confunde fundamento com metodologia, entretanto, tem iniciativa de proporcionar leitura diária com todos os alunos, e acompanhá-los individualmente, o que é imprescindível para o sucesso no processo de alfabetização; que diferentes estratégias são utilizadas por ela, revelando a adoção de algumas das propostas didáticas sugeridas pelos PCN, orientadas especificamente no sentido de formar leitores; que conhecer, compreender e refletir sobre concepções de leitura é essencial aos professores para que possam se posicionar e intervir conscientemente nas práticas de leitura que oferecem aos seus alunos.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Concepções de leitura.     Prática de ensino.     Professor/a.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, PRÁTICA DE ENSINO, PROFESSOR/A"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID403_01072015221513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL JÚNIOR"
    "autor_email" => "mikesousajunior@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

RESUMO Este trabalho trata da leitura, enfocando estudiosos da área e uma professora que atua numa escola da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB. O objetivo é por em evidência algumas concepções de leitura de estudiosos que embasam teoricamente a atividade de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e mostrar, de acordo com a prática da professora, como a leitura é concebida por ela e trabalhada em turmas de 1º ano desse nível de ensino. Para tanto, recorre-se a autores como Freire (1996), Cócco e Hailer (1999), Lakatos (2003), Martins (2006), Koch e Elias (2010), e a um documento oficial (BRASIL, 1997). A metodologia da pesquisa tem cunho bibliográfico e de campo. A análise dos dados levou a concluir que a professora tem dificuldade para expressar sua concepção de leitura, mas entende a leitura como um processo que vai além das palavras, aproximando-se ao pensamento de Paulo Freire e de ideias de Maria Helena Martins; que ela confunde fundamento com metodologia, entretanto, tem iniciativa de proporcionar leitura diária com todos os alunos, e acompanhá-los individualmente, o que é imprescindível para o sucesso no processo de alfabetização; que diferentes estratégias são utilizadas por ela, revelando a adoção de algumas das propostas didáticas sugeridas pelos PCN, orientadas especificamente no sentido de formar leitores; que conhecer, compreender e refletir sobre concepções de leitura é essencial aos professores para que possam se posicionar e intervir conscientemente nas práticas de leitura que oferecem aos seus alunos. Palavras-chave: Concepções de leitura. Prática de ensino. Professor/a.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.