RESUMO
Este trabalho trata da leitura, enfocando estudiosos da área e uma professora que atua numa escola da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB. O objetivo é por em evidência algumas concepções de leitura de estudiosos que embasam teoricamente a atividade de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e mostrar, de acordo com a prática da professora, como a leitura é concebida por ela e trabalhada em turmas de 1º ano desse nível de ensino. Para tanto, recorre-se a autores como Freire (1996), Cócco e Hailer (1999), Lakatos (2003), Martins (2006), Koch e Elias (2010), e a um documento oficial (BRASIL, 1997). A metodologia da pesquisa tem cunho bibliográfico e de campo. A análise dos dados levou a concluir que a professora tem dificuldade para expressar sua concepção de leitura, mas entende a leitura como um processo que vai além das palavras, aproximando-se ao pensamento de Paulo Freire e de ideias de Maria Helena Martins; que ela confunde fundamento com metodologia, entretanto, tem iniciativa de proporcionar leitura diária com todos os alunos, e acompanhá-los individualmente, o que é imprescindível para o sucesso no processo de alfabetização; que diferentes estratégias são utilizadas por ela, revelando a adoção de algumas das propostas didáticas sugeridas pelos PCN, orientadas especificamente no sentido de formar leitores; que conhecer, compreender e refletir sobre concepções de leitura é essencial aos professores para que possam se posicionar e intervir conscientemente nas práticas de leitura que oferecem aos seus alunos.
Palavras-chave: Concepções de leitura. Prática de ensino. Professor/a.