CONCEPÇÕES DE LEITURA E A PRÁTICA DE ENSINO DE UMA PROFESSORA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11606 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 403 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA E A PRÁTICA DE ENSINO DE UMA PROFESSORA" "resumo" => """ RESUMO \r\n \r\n Este trabalho trata da leitura, enfocando estudiosos da área e uma professora que atua numa escola da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB. O objetivo é por em evidência algumas concepções de leitura de estudiosos que embasam teoricamente a atividade de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e mostrar, de acordo com a prática da professora, como a leitura é concebida por ela e trabalhada em turmas de 1º ano desse nível de ensino. Para tanto, recorre-se a autores como Freire (1996), Cócco e Hailer (1999), Lakatos (2003), Martins (2006), Koch e Elias (2010), e a um documento oficial (BRASIL, 1997). A metodologia da pesquisa tem cunho bibliográfico e de campo. A análise dos dados levou a concluir que a professora tem dificuldade para expressar sua concepção de leitura, mas entende a leitura como um processo que vai além das palavras, aproximando-se ao pensamento de Paulo Freire e de ideias de Maria Helena Martins; que ela confunde fundamento com metodologia, entretanto, tem iniciativa de proporcionar leitura diária com todos os alunos, e acompanhá-los individualmente, o que é imprescindível para o sucesso no processo de alfabetização; que diferentes estratégias são utilizadas por ela, revelando a adoção de algumas das propostas didáticas sugeridas pelos PCN, orientadas especificamente no sentido de formar leitores; que conhecer, compreender e refletir sobre concepções de leitura é essencial aos professores para que possam se posicionar e intervir conscientemente nas práticas de leitura que oferecem aos seus alunos.\r\n \r\n Palavras-chave: Concepções de leitura. Prática de ensino. Professor/a. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, PRÁTICA DE ENSINO, PROFESSOR/A" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID403_01072015221513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MICHAEL JÚNIOR" "autor_email" => "mikesousajunior@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11606 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 403 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA E A PRÁTICA DE ENSINO DE UMA PROFESSORA" "resumo" => """ RESUMO \r\n \r\n Este trabalho trata da leitura, enfocando estudiosos da área e uma professora que atua numa escola da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB. O objetivo é por em evidência algumas concepções de leitura de estudiosos que embasam teoricamente a atividade de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e mostrar, de acordo com a prática da professora, como a leitura é concebida por ela e trabalhada em turmas de 1º ano desse nível de ensino. Para tanto, recorre-se a autores como Freire (1996), Cócco e Hailer (1999), Lakatos (2003), Martins (2006), Koch e Elias (2010), e a um documento oficial (BRASIL, 1997). A metodologia da pesquisa tem cunho bibliográfico e de campo. A análise dos dados levou a concluir que a professora tem dificuldade para expressar sua concepção de leitura, mas entende a leitura como um processo que vai além das palavras, aproximando-se ao pensamento de Paulo Freire e de ideias de Maria Helena Martins; que ela confunde fundamento com metodologia, entretanto, tem iniciativa de proporcionar leitura diária com todos os alunos, e acompanhá-los individualmente, o que é imprescindível para o sucesso no processo de alfabetização; que diferentes estratégias são utilizadas por ela, revelando a adoção de algumas das propostas didáticas sugeridas pelos PCN, orientadas especificamente no sentido de formar leitores; que conhecer, compreender e refletir sobre concepções de leitura é essencial aos professores para que possam se posicionar e intervir conscientemente nas práticas de leitura que oferecem aos seus alunos.\r\n \r\n Palavras-chave: Concepções de leitura. Prática de ensino. Professor/a. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, PRÁTICA DE ENSINO, PROFESSOR/A" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID403_01072015221513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MICHAEL JÚNIOR" "autor_email" => "mikesousajunior@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }