JOGOS PEDAGÓGICOS SUSTENTÁVEIS: BRINCANDO DE JOGAR SÉRIO COM O MEIO AMBIENTE
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11703 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 949 "titulo" => "JOGOS PEDAGÓGICOS SUSTENTÁVEIS: BRINCANDO DE JOGAR SÉRIO COM O MEIO AMBIENTE" "resumo" => "A sustentabilidade aponta um novo caminho, trazendo a necessidade enquanto processo educativo, de estimular no indivíduo, um pensamento complexo a respeito de causas e vias de resolução à degradação ambiental. Numa tentativa de inibir esse processo, entendendo que a ‘’escola’’ tem um papel fundamental na formação do indivíduo enquanto ser social sentimos a necessidade como equipe PIBID/ESCOLA de implantar esse projeto, fomentando a transformação e construção permanente desse indivíduo. Numa perspectiva de elucidar os questionamentos atribuídos ao destino dos resíduos sólidos produzidos pela comunidade escolar, lançamos mãos da reciclagem por entender que o ‘’lixo’’ é tratado como matéria prima para ser aproveitada em se transformar em novos produtos, implantando-se o projeto de confecções de jogos pedagógicos sustentáveis. Na construção dos jogos recicláveis devemos ter como pautas principais, as abordagens da aprendizagem, a questão da responsabilidade socioambiental trabalhada na escola poder contribuir na promoção de valores e adoção de práticas cidadãs. Objetivamos promover mudanças de hábitos e valores sociais, por acreditar que a escola é decisiva na aprendizagem e na transformação do indivíduo. Propomos atividades a serem desenvolvidas: chamando à atenção e despertando consciência para o problema do lixo na comunidade, através das pesquisas e entrevistas aos catadores e artesãs de reciclagem. Sugerimos ainda, que este trabalho seja realizado de forma contínua, possibilitando resultados mais expressivos. Portanto, confeccionar jogos educativos através de materiais reciclados além de divertir e potencializar a aprendizagem, abre um caminho possível para o aluno refletir sobre as atitudes como corresponsável também, otimizando o processo de construção socioambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "JOGOS PEDAGÓGICOS SUSTENTÁVEIS, PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID949_30062015002117.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA NUNES CAVALCANTE GUEDES" "autor_nome_curto" => "ANA NUNES" "autor_email" => "am.guedes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÌBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11703 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 949 "titulo" => "JOGOS PEDAGÓGICOS SUSTENTÁVEIS: BRINCANDO DE JOGAR SÉRIO COM O MEIO AMBIENTE" "resumo" => "A sustentabilidade aponta um novo caminho, trazendo a necessidade enquanto processo educativo, de estimular no indivíduo, um pensamento complexo a respeito de causas e vias de resolução à degradação ambiental. Numa tentativa de inibir esse processo, entendendo que a ‘’escola’’ tem um papel fundamental na formação do indivíduo enquanto ser social sentimos a necessidade como equipe PIBID/ESCOLA de implantar esse projeto, fomentando a transformação e construção permanente desse indivíduo. Numa perspectiva de elucidar os questionamentos atribuídos ao destino dos resíduos sólidos produzidos pela comunidade escolar, lançamos mãos da reciclagem por entender que o ‘’lixo’’ é tratado como matéria prima para ser aproveitada em se transformar em novos produtos, implantando-se o projeto de confecções de jogos pedagógicos sustentáveis. Na construção dos jogos recicláveis devemos ter como pautas principais, as abordagens da aprendizagem, a questão da responsabilidade socioambiental trabalhada na escola poder contribuir na promoção de valores e adoção de práticas cidadãs. Objetivamos promover mudanças de hábitos e valores sociais, por acreditar que a escola é decisiva na aprendizagem e na transformação do indivíduo. Propomos atividades a serem desenvolvidas: chamando à atenção e despertando consciência para o problema do lixo na comunidade, através das pesquisas e entrevistas aos catadores e artesãs de reciclagem. Sugerimos ainda, que este trabalho seja realizado de forma contínua, possibilitando resultados mais expressivos. Portanto, confeccionar jogos educativos através de materiais reciclados além de divertir e potencializar a aprendizagem, abre um caminho possível para o aluno refletir sobre as atitudes como corresponsável também, otimizando o processo de construção socioambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "JOGOS PEDAGÓGICOS SUSTENTÁVEIS, PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID949_30062015002117.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA NUNES CAVALCANTE GUEDES" "autor_nome_curto" => "ANA NUNES" "autor_email" => "am.guedes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÌBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }