O GÊNERO REPORTAGEM NA EJA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11752 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 1213 "titulo" => "O GÊNERO REPORTAGEM NA EJA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE" "resumo" => "Resumo: O presente trabalho objetiva mostrar a contribuição do gênero textual reportagem para o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um projeto de incentivo a leitura e escrita com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento dos alunos no que diz respeito as práticas de leituras.De início foi feita uma sondagem na leitura e escrita dos alunos, as quais foram observadas dificuldades, tanto na produção textual como a difícil compreensão na leitura de textos jornalísticos, que foram utilizados como base para o norteamento do gênero a ser trabalhado. Visando uma mudança nas práticas de leitura em sala de aula propomos o gênero supracitado para ser desenvolvido ao longo do semestre, a fim de obter uma aprendizagem satisfatória em que o aluno possa apresentar uma nova forma de aperfeiçoar-se da leitura e escrita e também prepará-lo para a oralidade como forma de valorização do individuo para tornar um diferencial no ato de expor suas opiniões e argumentos capaz de incentivar em qualquer que seja a decisão. Foi escolhido um tema para o desenvolvimento do gênero, os discentes formaram equipes para realizarem leituras, pesquisas, colherem opiniões, registrar fatos etc, para a montagem da produção textual, além de uma pequena apresentação oral feita em sala. Os resultados mostraram que além de melhorar a escrita, os alunos conseguiram uma boa desenvoltura na linguagem oral com autoconfiança para apresentar o tema desenvolvido levando em conta o que foi observado antes da produção final." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA13_ID1213_30062015172104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE ALVES DINIZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE DINIZ" "autor_email" => "francydiniz2012@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11752 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 1213 "titulo" => "O GÊNERO REPORTAGEM NA EJA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE" "resumo" => "Resumo: O presente trabalho objetiva mostrar a contribuição do gênero textual reportagem para o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um projeto de incentivo a leitura e escrita com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento dos alunos no que diz respeito as práticas de leituras.De início foi feita uma sondagem na leitura e escrita dos alunos, as quais foram observadas dificuldades, tanto na produção textual como a difícil compreensão na leitura de textos jornalísticos, que foram utilizados como base para o norteamento do gênero a ser trabalhado. Visando uma mudança nas práticas de leitura em sala de aula propomos o gênero supracitado para ser desenvolvido ao longo do semestre, a fim de obter uma aprendizagem satisfatória em que o aluno possa apresentar uma nova forma de aperfeiçoar-se da leitura e escrita e também prepará-lo para a oralidade como forma de valorização do individuo para tornar um diferencial no ato de expor suas opiniões e argumentos capaz de incentivar em qualquer que seja a decisão. Foi escolhido um tema para o desenvolvimento do gênero, os discentes formaram equipes para realizarem leituras, pesquisas, colherem opiniões, registrar fatos etc, para a montagem da produção textual, além de uma pequena apresentação oral feita em sala. Os resultados mostraram que além de melhorar a escrita, os alunos conseguiram uma boa desenvoltura na linguagem oral com autoconfiança para apresentar o tema desenvolvido levando em conta o que foi observado antes da produção final." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA13_ID1213_30062015172104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE ALVES DINIZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE DINIZ" "autor_email" => "francydiniz2012@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }