Neste trabalho apresentamos um relato de experiência cujo objetivo é descrever o desenvolvimento de intervenções pedagógicas realizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBD, os quais utilizaram a abordagem investigativa para a construção de conceitos científicos relacionados à Gravitação Universal em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de S. Ribeiro-PREMEN, localizada em Campina Grande (PB). A experiência teve ainda o propósito de utilizar as artes cênicas como elemento motivador e reflexivo nas aulas de Física. A experiência foi coordenada por bolsistas do PIBID sob supervisão da professora do subprojeto de Física. A metodologia foi caracterizada em momentos de construção do conhecimento por meio de oficina investigativa e organização do saber por meio de intervenções pedagógicas, culminando com apresentação de uma peça teatral, ainda em fase de andamento. Os resultados alcançados até o presente, mostraram que uso de atividades lúdicas, a exemplo de oficinas propicia ao aluno a construção do conhecimento científico considerando-o como sujeito durante o processo de ensino e aprendizagem.