A pesquisa intitulada Diversidade étnico-racial: percepções de professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental tem por objetivo analisar o trabalho com a diversidade étnico-racial junto a professores e alunos de 9º ano, identificando as práticas pedagógicas relacionadas à diversidade étnico-racial, além de identificar as percepções de professores e alunos. Este estudo caracteriza como quanti-qualitativo, descritivo, bibliográfico e de campo, utilizando o procedimento de coleta de dados, o questionário e a entrevista. A bibliografia relacionada ao tema utilizou-se de teóricos especializados com a temática em foco tendo como fontes as publicações constantes em livros, revistas, artigos, dissertações, teses, internet. O trabalho culminou com a análise dos questionários e das entrevistas realizadas junto a alunos e professores do 9º ano do ensino fundamental. Em resumo, com a análise dos dados obtidos, foi possível observar que a maioria dos professores não conhece bem o tema exposto, os alunos sentem dificuldades em se auto declarar em relação ao quesito cor e a escola necessita inserir em seus currículos essa temática de forma continua e planejada.