OFICINA DE APRENDIZAGEM SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR.
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11802 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 1199 "titulo" => "OFICINA DE APRENDIZAGEM SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR." "resumo" => "As transformações corporais vivenciadas no período da adolescência favorecem a curiosidade a novas práticas, entre elas o desenvolvimento da sexualidade. A escola é considerada uma grande via para o exercício da Educação Sexual na adolescência. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de estudantes na construção de uma oficina com o tema “Educação Sexual”. A oficina foi elaborada no âmbito da proposta do PIBID/UEPB/CAPES por cinco estudantes da 1ª Série do ensino médio sob orientação de licenciandas bolsistas de biologia e supervisão da professora da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro. Esses estudantes passaram por um período de orientação inicial a fim de realizarem pesquisas em livros, internet, quais fontes buscar e quais métodos utilizarem para desenvolver a oficina. A oficina foi desenvolvida na II Semana Científica que aconteceu em quatro momentos, explanação da temática por meio de slides e vídeos abordando conceitos sobre sexualidade, DSTs, práticas preventivas e gravidez na adolescência, utilização de protótipos e cartazes para explicações sobre o sistema genital masculino e feminino; e momento de diálogo para esclarecer dúvidas dos ouvintes Os alunos ministrantes declaram que a oficina foi uma experiência única e muito proveitosa, pois cada etapa de construção favoreceu a aquisição do conhecimento, e transmiti-lo a outros jovens foi muito agradável. Os resultados obtidos após esta oficina permitiu concluir que o exercício de atividades didáticas que influenciem a autonomia de estudantes é importante para a conquista de uma aprendizagem de qualidade uma vez que preze pela inovação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, OFICINA DE APRENDIZAGEM, ADOLESCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID1199_30062015132321.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LAYSLA DA SILVA LEMOS" "autor_nome_curto" => "ANA LEMOS" "autor_email" => "aninha_laysla@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11802 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 1199 "titulo" => "OFICINA DE APRENDIZAGEM SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR." "resumo" => "As transformações corporais vivenciadas no período da adolescência favorecem a curiosidade a novas práticas, entre elas o desenvolvimento da sexualidade. A escola é considerada uma grande via para o exercício da Educação Sexual na adolescência. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de estudantes na construção de uma oficina com o tema “Educação Sexual”. A oficina foi elaborada no âmbito da proposta do PIBID/UEPB/CAPES por cinco estudantes da 1ª Série do ensino médio sob orientação de licenciandas bolsistas de biologia e supervisão da professora da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro. Esses estudantes passaram por um período de orientação inicial a fim de realizarem pesquisas em livros, internet, quais fontes buscar e quais métodos utilizarem para desenvolver a oficina. A oficina foi desenvolvida na II Semana Científica que aconteceu em quatro momentos, explanação da temática por meio de slides e vídeos abordando conceitos sobre sexualidade, DSTs, práticas preventivas e gravidez na adolescência, utilização de protótipos e cartazes para explicações sobre o sistema genital masculino e feminino; e momento de diálogo para esclarecer dúvidas dos ouvintes Os alunos ministrantes declaram que a oficina foi uma experiência única e muito proveitosa, pois cada etapa de construção favoreceu a aquisição do conhecimento, e transmiti-lo a outros jovens foi muito agradável. Os resultados obtidos após esta oficina permitiu concluir que o exercício de atividades didáticas que influenciem a autonomia de estudantes é importante para a conquista de uma aprendizagem de qualidade uma vez que preze pela inovação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, OFICINA DE APRENDIZAGEM, ADOLESCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID1199_30062015132321.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LAYSLA DA SILVA LEMOS" "autor_nome_curto" => "ANA LEMOS" "autor_email" => "aninha_laysla@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }