MAPEAMENTO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA MINISTRADOS PELOS DOCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ARARA - PB
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11719 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 486 "inscrito_id" => 1744 "titulo" => "MAPEAMENTO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA MINISTRADOS PELOS DOCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ARARA - PB" "resumo" => "O baixo desempenho dos discentes nos processos seletivos para ingresso nas universidades e/ou faculdades decorre, dentre outros fatores da quantidade de conteúdos que não foram apresentados a estes durante o ensino médio. Ante o exposto, o objetivo desta pesquisa é realizar um mapeamento dos conteúdos ministrados durante o ano letivo pelos professores de química do ensino médio e de ciências do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em três escolas públicas da cidade de Arara – PB, sendo uma da rede municipal que atua com o ensino fundamental e as outras da rede estadual (uma atua com o ensino fundamental e a outra com o ensino médio). O instrumento utilizado na coleta de dados foi o questionário composto de perguntas objetivas e subjetivas e aplicado a dois professores de Química do ensino médio e três professores de Ciências do 9º ano do ensino fundamental. Parte das respostas dos professores foi tabulada no Excel 2010 e a partir destas elaborados gráficos, outra organizada em Tabela e as demais foram apresentadas aqui de forma literal. Diante os resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se perceber que os professores indagados não conseguem ministrar todo conteúdo programático de Química para o ensino médio e de Ciências para o ensino fundamental, os mesmos citam como motivo para que isso ocorra, a falta de tempo. Notou-se ainda que os professores não ministram assuntos além do que está no conteúdo curricular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "COMPONENTE CURRICULAR, CONTEÚDOS, QUÍMICA, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA12_ID1744_31072015215849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSINALDO MARANHÃO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOSINALDO COSTA" "autor_email" => "josinaldomaranhao18@gmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11719 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 486 "inscrito_id" => 1744 "titulo" => "MAPEAMENTO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA MINISTRADOS PELOS DOCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ARARA - PB" "resumo" => "O baixo desempenho dos discentes nos processos seletivos para ingresso nas universidades e/ou faculdades decorre, dentre outros fatores da quantidade de conteúdos que não foram apresentados a estes durante o ensino médio. Ante o exposto, o objetivo desta pesquisa é realizar um mapeamento dos conteúdos ministrados durante o ano letivo pelos professores de química do ensino médio e de ciências do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em três escolas públicas da cidade de Arara – PB, sendo uma da rede municipal que atua com o ensino fundamental e as outras da rede estadual (uma atua com o ensino fundamental e a outra com o ensino médio). O instrumento utilizado na coleta de dados foi o questionário composto de perguntas objetivas e subjetivas e aplicado a dois professores de Química do ensino médio e três professores de Ciências do 9º ano do ensino fundamental. Parte das respostas dos professores foi tabulada no Excel 2010 e a partir destas elaborados gráficos, outra organizada em Tabela e as demais foram apresentadas aqui de forma literal. Diante os resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se perceber que os professores indagados não conseguem ministrar todo conteúdo programático de Química para o ensino médio e de Ciências para o ensino fundamental, os mesmos citam como motivo para que isso ocorra, a falta de tempo. Notou-se ainda que os professores não ministram assuntos além do que está no conteúdo curricular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "COMPONENTE CURRICULAR, CONTEÚDOS, QUÍMICA, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA12_ID1744_31072015215849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSINALDO MARANHÃO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOSINALDO COSTA" "autor_email" => "josinaldomaranhao18@gmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }