O EXERCÍCIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE OFICINA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NA EDUAÇÃO BÁSICA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11748 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 488 "inscrito_id" => 1478 "titulo" => "O EXERCÍCIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE OFICINA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NA EDUAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Há tempos, nas décadas de 1960 e 1970, se busca mudanças no ensino de ciências. Em função disso diferentes metodologias têm sido discutidas e estudadas a fim de promover uma elevação no nível de aprendizagem. No presente trabalho foi escolhida como estratégia pedagógica a oficina experimental, que na maioria das vezes é um espaço no qual o professor assume a postura de ministrante. No contexto deste trabalho conta com a participação ativa de estudantes. A atividade foi desenvolvida no âmbito do PIBID com estudantes do 1° ano B da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro localizada na cidade de Campina Grande. A OFICINA: A PRÁTICA EXPERIMENTAL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA aconteceu na II SEMANA CIENTÍFICA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES, evento organizado pela própria escola, entres os dias 18 e 19 de novembro de 2014. A atividade que se originou de aulas práticas de citologia, teve como objetivo principal promover a participação coletiva e o desenvolvimento da autonomia das estudantes por meio da capacidade de compartilhar com outros o conhecimento adquirido, a socialização dos conteúdos. A partir da aplicação de um questionário foi possível observar a importância desse trabalho na vida das estudantes que se mostraram interessadas em aprender além do que foi ensinado em aula e de se perceberem atuantes tanto como estudantes, como cidadãs." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, OFICINA EXPERIMENTAL, CITOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID1478_31072015220735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAILLA MARIA OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "RAILLA LIMA" "autor_email" => "railla.m.lima@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11748 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 488 "inscrito_id" => 1478 "titulo" => "O EXERCÍCIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE OFICINA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NA EDUAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Há tempos, nas décadas de 1960 e 1970, se busca mudanças no ensino de ciências. Em função disso diferentes metodologias têm sido discutidas e estudadas a fim de promover uma elevação no nível de aprendizagem. No presente trabalho foi escolhida como estratégia pedagógica a oficina experimental, que na maioria das vezes é um espaço no qual o professor assume a postura de ministrante. No contexto deste trabalho conta com a participação ativa de estudantes. A atividade foi desenvolvida no âmbito do PIBID com estudantes do 1° ano B da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro localizada na cidade de Campina Grande. A OFICINA: A PRÁTICA EXPERIMENTAL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA aconteceu na II SEMANA CIENTÍFICA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES, evento organizado pela própria escola, entres os dias 18 e 19 de novembro de 2014. A atividade que se originou de aulas práticas de citologia, teve como objetivo principal promover a participação coletiva e o desenvolvimento da autonomia das estudantes por meio da capacidade de compartilhar com outros o conhecimento adquirido, a socialização dos conteúdos. A partir da aplicação de um questionário foi possível observar a importância desse trabalho na vida das estudantes que se mostraram interessadas em aprender além do que foi ensinado em aula e de se perceberem atuantes tanto como estudantes, como cidadãs." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, OFICINA EXPERIMENTAL, CITOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID1478_31072015220735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAILLA MARIA OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "RAILLA LIMA" "autor_email" => "railla.m.lima@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }