Muito embora seja entendido que as línguas estrangeiras cumprem um papel relevante no Brasil nos dias atuais o reconhecimento ainda é mínimo em relação ao que se espera, principalmente no âmbito das escolas públicas, no qual o ensino é pouco contemplado desde a divisão da carga horária até o ensino em si, justificando essa hipótese queremos dizer que o ensino de literatura nas aulas de línguas estrangeiras ainda é pouco abordado, pelo fato de alguns educadores ainda acreditarem que é algo complicado de ser trabalhado, e quase sempre quando trabalhada, é vista de uma forma equivocada, no qual é voltada para o ensino da teoria, principalmente quando o assunto é poesia, a partir dessa ideia que é desperdiçada a oportunidade dos alunos terem contato com o que a literatura nos fornece de melhor, que é o prazer da leitura.
Nos dias de hoje a leitura está perdendo o seu espaço na sala de aula, quando deveria ser a máxima da aprendizagem de um modo geral, ou seja, a cada dia a leitura vem sendo pouco explorada, no entanto é de fundamental importância para a formação de conhecimento.
A leitura pode proporcionar para o aluno ter uma visão unilateral dos diversos assuntos abordados e um posicionamento crítico na leitura e no dia a dia. Contudo, a fim de mudar a atual realidade e motivados a fazer valer a importância da leitura pretendemos com este projeto buscar a maturação da formação leitora dos alunos explorando o gênero literário poesia. O objetivo deste capítulo é justamente mostrar à eficácia da poesia, no que diz respeito à aprendizagem de uma nova língua, neste caso especifico o ensino da língua espanhola como linguá estrangeira.