DANÇA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES DO PIBID/UEPB.
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11622 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 503 "titulo" => "DANÇA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES DO PIBID/UEPB." "resumo" => "A dança na escola, assim como os demais elementos da cultura corporal, é trabalhada junto ao componente curricular de Educação Física, afim de possibilitar aos alunos novas experiências e ampliar o conhecimento nessa área. Vendo a necessidade de trabalhar esse conteúdo na escola, nós bolsistas do Pibid- UEPB, da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Severino Cabral, levamos a dança para as nossas aulas numa abordagem crítico-superadora, ou seja, buscando atuar em conjunto a vivência dos alunos no meio e nossas as propostas, assim o conteúdo não é apenas uma repetição de gestos e coreografia, mas uma experiência do qual os próprios alunos, identificam, experimentam e interpretam corporalmente o conceito do tema proposto. Nosso objetivo foi trazer para as aulas os diversos tipos de dança, focando principalmente nas danças folclóricas brasileiras, mostrando suas histórias e seus significados, de forma que os alunos compreendam o tema. Mesmo com a resistência de alguns que se mostraram tímidos em envolver-se na aula, notamos que ao final, quando revisávamos o que foi dado, todos, incluindo os menos participativos se pronunciavam em relatar o que entenderam. Com as atividades ainda em andamento e buscando desenvolver formas de trabalhar a dança de maneira inclusiva e dinâmica, pode-se dizer que o nosso trabalho se tem mostrado cada vez mais produtivo, uma vez que, o Pibid nos dá uma vivência do que devemos trazer para as aulas de Educação Física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "DANÇA, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID503_01072015145737.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RILÁVIA MENDES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "RILÁVIA SOUSA" "autor_email" => "rilaviamendes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11622 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 503 "titulo" => "DANÇA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES DO PIBID/UEPB." "resumo" => "A dança na escola, assim como os demais elementos da cultura corporal, é trabalhada junto ao componente curricular de Educação Física, afim de possibilitar aos alunos novas experiências e ampliar o conhecimento nessa área. Vendo a necessidade de trabalhar esse conteúdo na escola, nós bolsistas do Pibid- UEPB, da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Severino Cabral, levamos a dança para as nossas aulas numa abordagem crítico-superadora, ou seja, buscando atuar em conjunto a vivência dos alunos no meio e nossas as propostas, assim o conteúdo não é apenas uma repetição de gestos e coreografia, mas uma experiência do qual os próprios alunos, identificam, experimentam e interpretam corporalmente o conceito do tema proposto. Nosso objetivo foi trazer para as aulas os diversos tipos de dança, focando principalmente nas danças folclóricas brasileiras, mostrando suas histórias e seus significados, de forma que os alunos compreendam o tema. Mesmo com a resistência de alguns que se mostraram tímidos em envolver-se na aula, notamos que ao final, quando revisávamos o que foi dado, todos, incluindo os menos participativos se pronunciavam em relatar o que entenderam. Com as atividades ainda em andamento e buscando desenvolver formas de trabalhar a dança de maneira inclusiva e dinâmica, pode-se dizer que o nosso trabalho se tem mostrado cada vez mais produtivo, uma vez que, o Pibid nos dá uma vivência do que devemos trazer para as aulas de Educação Física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "DANÇA, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID503_01072015145737.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RILÁVIA MENDES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "RILÁVIA SOUSA" "autor_email" => "rilaviamendes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }